segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Confucionismo


Confucionismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ilustração chinesa de Confúcio.
Ilustração chinesa de Confúcio.

O confucionismo (儒學, Sound? Rúxué) é um sistema filosófico chinês criado por Kung-Fu-Tzu (Confúcio). Entre as preocupações do confucionismo estão a moral, a política, a pedagogia e a religião. Conhecida pelos chineses como Junchaio (ensinamentos dos sábios). Fundamentada nos ensinamentos de seu mestre, o confucionismo encontrou uma continuidade histórica única.


História

Dos seguidores de Confúcio, o século I A.C. encontrou em Meng zi (Mêncio, ou Mâncio) e Xun Zi um grande desenvolvimento e expansão na sociedade. Esses dois originais autores buscaram compreender o confucionismo dentro de uma perspectiva naturalista, recorrente nas forças que atuavam na sociedade em seus períodos de vida.

Meng acreditava na importância da educação para retificar a boa natureza humana, que teria sido depravada em função dos conflitos e das necessidades impostas pela vida. O Homem possuiria os instintos naturais dos animais de preservação, ajuda, e a inteligência suficiente para evitar o conflito.

Xun Zi

Xun Zi recorreu ao verso da moeda para compreender o papel de Confúcio. Ele acreditava numa natureza perversa do homem, derivado dos mesmos instintos de preservação dos animais. Talvez pensando nos rituais propostos para a sociedade, e pela necessidade de ordenação, tal como no fundamento das lendas de fundação chinesas e na influência jurista, Xun zi via no interior do homem uma inteligência capaz de articular meios pelo qual poderia evitar sua condição natural de forma arbitrária, mas que para isso haveria de ter criado uma escala de valores delimitantes da ação humana.

Mencio conseguiu uma boa repercussão popular por sua abordagem otimista da vida, mas as classes altas da sociedade viram em Xun zi uma explicação razoável para suas dúvidas. Assim, ao menos, deixam transparecer algumas biografias de Sima Qian (II a. C.).

Império chinês

O Confucionismo se tornaria a doutrina oficial do império chinês durante a dinastia Han ( séculos III a. C. - III d. C.), encontrando continuadores ao longo deste período que se destacaram em vários campos diferentes. Donz Zhong shu, por exemplo, buscou revigorar e re-interpretar o confucionismo através das teorias cosmológicas dos cinco elementos; Wang Chong utilizou-se de um ceticismo lógico para criticar as crenças infundadas e os mitos religiosos.

[Embora] tivesse perdido um certo vigor após a dinastia Han, o confucionismo seria novamente desenvolvido no movimento conhecido como neoconfucionismo, datado do século X d.C., através da figura de personagens como os irmãos Cheng e Zhuxi, o grande comentador confucionista.

Antiguidade

Templo de Confúcio em Nagasaki, Japão.
Templo de Confúcio em Nagasaki, Japão.

De qualquer modo, já na antiguidade o confucionismo atingiu um pleno sucesso, tornando-se uma filosofia moral de profundo impacto na estrutura social e cotidiana da sociedade. O valor ao estudo, a disciplina, a ordenação, a consciência política e ao trabalho são lemas que o confucionismo introjetou de maneira definitiva na vida da civilização chinesa da antiguidade aos dias de hoje. Note-se que, ao contrário do que muitos afirmam, o confucionismo não se trata de uma religião. Não possui um credo estabelecido, mas apenas determinações rituais de caráter social, que permitem a um adepto do confucionismo a liberdade de crença em qualquer tipo de sistema metafísico ou religioso que não vá contra as regras de respeito mútuo e etiqueta pessoal.

Dias de hoje

O confucionismo é ainda praticado em vários países. Além da sua origem asiática, diversos países incorporam alguns conceitos do sistema em suas práticas notadamente urbanas. No Brasil, é sentido em grupos de indíviduos que estudam religiões não cristãs.

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Ilustração chinesa de Confúcio.
Ilustração chinesa de Confúcio.

O confucionismo (儒學, Sound? Rúxué) é um sistema filosófico chinês criado por Kung-Fu-Tzu (Confúcio). Entre as preocupações do confucionismo estão a moral, a política, a pedagogia e a religião. Conhecida pelos chineses como Junchaio (ensinamentos dos sábios). Fundamentada nos ensinamentos de seu mestre, o confucionismo encontrou uma continuidade histórica única.


História

Dos seguidores de Confúcio, o século I A.C. encontrou em Meng zi (Mêncio, ou Mâncio) e Xun Zi um grande desenvolvimento e expansão na sociedade. Esses dois originais autores buscaram compreender o confucionismo dentro de uma perspectiva naturalista, recorrente nas forças que atuavam na sociedade em seus períodos de vida.

Meng acreditava na importância da educação para retificar a boa natureza humana, que teria sido depravada em função dos conflitos e das necessidades impostas pela vida. O Homem possuiria os instintos naturais dos animais de preservação, ajuda, e a inteligência suficiente para evitar o conflito.

Xun Zi

Xun Zi recorreu ao verso da moeda para compreender o papel de Confúcio. Ele acreditava numa natureza perversa do homem, derivado dos mesmos instintos de preservação dos animais. Talvez pensando nos rituais propostos para a sociedade, e pela necessidade de ordenação, tal como no fundamento das lendas de fundação chinesas e na influência jurista, Xun zi via no interior do homem uma inteligência capaz de articular meios pelo qual poderia evitar sua condição natural de forma arbitrária, mas que para isso haveria de ter criado uma escala de valores delimitantes da ação humana.

Mencio conseguiu uma boa repercussão popular por sua abordagem otimista da vida, mas as classes altas da sociedade viram em Xun zi uma explicação razoável para suas dúvidas. Assim, ao menos, deixam transparecer algumas biografias de Sima Qian (II a. C.).

Império chinês

O Confucionismo se tornaria a doutrina oficial do império chinês durante a dinastia Han ( séculos III a. C. - III d. C.), encontrando continuadores ao longo deste período que se destacaram em vários campos diferentes. Donz Zhong shu, por exemplo, buscou revigorar e re-interpretar o confucionismo através das teorias cosmológicas dos cinco elementos; Wang Chong utilizou-se de um ceticismo lógico para criticar as crenças infundadas e os mitos religiosos.

[Embora] tivesse perdido um certo vigor após a dinastia Han, o confucionismo seria novamente desenvolvido no movimento conhecido como neoconfucionismo, datado do século X d.C., através da figura de personagens como os irmãos Cheng e Zhuxi, o grande comentador confucionista.

Antiguidade

Templo de Confúcio em Nagasaki, Japão.
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De qualquer modo, já na antiguidade o confucionismo atingiu um pleno sucesso, tornando-se uma filosofia moral de profundo impacto na estrutura social e cotidiana da sociedade. O valor ao estudo, a disciplina, a ordenação, a consciência política e ao trabalho são lemas que o confucionismo introjetou de maneira definitiva na vida da civilização chinesa da antiguidade aos dias de hoje. Note-se que, ao contrário do que muitos afirmam, o confucionismo não se trata de uma religião. Não possui um credo estabelecido, mas apenas determinações rituais de caráter social, que permitem a um adepto do confucionismo a liberdade de crença em qualquer tipo de sistema metafísico ou religioso que não vá contra as regras de respeito mútuo e etiqueta pessoal.

Dias de hoje

O confucionismo é ainda praticado em vários países. Além da sua origem asiática, diversos países incorporam alguns conceitos do sistema em suas práticas notadamente urbanas. No Brasil, é sentido em grupos de indíviduos que estudam religiões não cristãs.

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De: zancudito81


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A pedagogia ética. (resenha)



Ao iniciar a introdução o autor coloca uma questão fundamental: por que sentimos falta de Ética?

Aponta então que estamos em uma sociedade em mudança, o que provoca abalos e crises nos fundamentos do convívio social e a carência de ética passa a ser acentuadamente notada, ao contrário de sociedades estáveis nas quais a ética passa desapercebida.

A CARÊNCIA ÉTICA, COMO ENFRENTÁ-LA?

É o que preocupa.
Existe uma queixa freqüente quanto a falta de ética em nossa sociedade.
Essa ausência de critérios éticos se reflete não só filosofia de vida que norteia a prática cotidiana, mas de modo geral na sociedade como um todo em variadas esferas: política, industrial, comercial, assim como naquilo que é veiculado pelas diferentes mídias. Impera a busca de vantagens e da impunidade gozada pelos poderosos.

O autor aponta caminhos para reagir diante da situação em que vivemos, caminhos que perpassam desde a mudança de postura de governantes, legisladores, poder judiciário, bem como um que de modo algum pode ser negligenciado quando se busca a construção de uma sociedade ética: a educação.

A falta de educação ética constitui-se para o autor talvez na principal causa da carência de ética com que estamos nos deparando nos últimos tempos.

Família e escola não são vistas como simples reflexos passivos da sociedade em geral, mas são detentoras da condição de articulação para reagir à situação vigente, desde que motivadas para tal, o que poderia acontecer se dotadas de mecanismos específicos de educação ética. Entende, que a população de certo modo já começa a tomar consciência dessa ausência de critérios éticos na vida cotidiana, iniciando reações no sentido de cobrar dos governantes medidas éticas para acabar com a impunidade.

Formular uma educação ética não é fácil. O Estado autoritário, o proselitismo das religiões e democracia laica com sua visão puramente temporal do ser humano, constituem-se em fatores que dificultam essa formulação, mas o educador não pode desistir de buscar um caminho para formar a consciência da juventude, pois é a partir dela que se pode construir uma sociedade de justiça e liberdade.

EDUCAÇÃO ÉTICA E RELIGIÃO

O caminho para a educação ética perpassa por todas as atividades humanas, mas a uma compete especialmente zelar por ela: a religião, e o objetivo do autor neste ensaio é propor a reformulação da educação ética, contando inclusive com a nova maneira de entender a religião para formular uma pedagogia ética, adequada ao contexto cultural da escola, de modo que a educação contribua para enfrentar a carência de ética existente.

COMO SE COLOCA O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO ÉTICA?

Norteado pela convivência com professores de educação religiosa, o autor tem a convicção de que não há grandes possibilidades de enfrentar o problema ético a partir das posições fixadas por uma determinada religião, por uma concepção filosófica qualquer, por uma visão de mundo racionalista ou positivista, pois estas não se mostram capazes de responder às interrogações cada vez mais radicais da juventude.

Jovens, adolescentes e crianças têm mostrado claramente que o grande centro de interesse, a grande esperança, encontra-se neles mesmos, na possibilidade de buscar por conta e risco o sentido da vida.

Do ponto de vista do educador é mais hábil aceitar essa atitude radical, que rejeita tudo o que vem de fora, e procurar no próprio modo de ser do jovem, na sua subjetividade, um caminho para construir uma pedagogia que inclua os principais elementos de base, componentes de toda estrutura ética: liberdade, consciência, lei, direitos e deveres, aspirações, justiça, verdade, fidelidade, amor, e o fazendo como uma espécie de coerência pessoal, de condição imanente ao próprio sujeito ético, da autonomia.

O EDUCANDO, PONTO DE PARTIDA DA EDUCAÇÃO ÉTICA

A necessidade de elaborar uma ética a partir do sujeito, não tem a pretensão de modelar o educando e sim de fornecer elementos para que ele mesmo encontre o caminho da convivência na liberdade.

Para tal conta de tal tarefa, a autor aponta alguns pontos que serão discutidos em outros capítulos da obra, quais sejam:

  • discutir a relação entre religião e ética, haja vista o vínculo que ainda guardam com a religiosidade difusa em nosso meio cultural;

  • a partir do ser humano concreto, buscando conhecer os fatores culturais que condicionam a maneira de pensar a vida humana pela juventude de hoje, buscando assim uma ética para o nosso tempo;

  • quais as condições e por que caminhos se pode pensar na elaboração de uma ética, lembrando que contribuições de filósofos da antiguidade como Aristóteles, Tomás de Aquino, Agostinho de Hipona não deixaram de ser atuais, despertando perspectivas renovadas para embasar descobertas e decisões quanto ao sentido da vida em nossa sociedade;

  • necessidade de trabalhar com a pessoa concreta, com o ser histórico que se constrói no tempo e no espaço, buscando o que é melhor para esses seres concretos. Desta maneira, a comunidade humana é o educador ético por excelência;

  • apesar de situado no tempo e no espaço, o ser humano só torna-se plenamente humano quando voltado para a transcendência, o que faz com que toda pedagogia ética se encontre numa pedagogia religiosa.

CONCLUSÃO DO AUTOR

Montar um mecanismo de auto-educação autônoma, em que o próprio educando vá traçando seu caminho, para se tornar plenamente o que é chamado a ser e se realizar como ser humano na comunidade em que vive e em que é chamado a ser feliz.”

Para o autor, está nessa afirmação, formulado o problema central da pedagogia da ética, e, sendo novos os tempos em que vivemos, trata-se de elaborar uma nova ética do sujeito consciente e livre buscando o que há de melhor para seres concretos e históricos, que somente tornar-se-ão plenamente humanos quando voltados para a transcendência.

Catão, F. A pedagogia ética. Petrópolis: Vozes, 1995. Introdução- Resenha, Vera Lúcia C. Zacharias

Fonte: http://www.centrorefeducacional.pro.br/resecat.htm


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Visite: www.portaldosolpe.com.br O bico do beija-flor, beija a flor, beija a flor Toda fauna-flora agora grita de amor Quem segura o porta-estandarte Tem a arte, tem a arte E aqui passa com raça eletrônico maracatu atômico Anamauê, auêia, aê Anamauê, auêia, aê Anamauê, auêia, aê Anamauê Atrás do arranha-céu tem o céu tem o céu E depois tem outro céu sem estrelas Em cima do guarda-chuva, tem a chuva tem a chuva, Que tem gotas tão lindas que até dá vontade de Comê-las Anamauê, auêia, aê Anamauê, auêia, aê Anamauê, auêia, aê Anamauê, auêia, aê No meio da couve-flor tem a flor, tem a flor, Que além de ser uma flor tem sabor Dentro do porta-luva tem a luva, tem a luva Que alguém de unhas tão negras e tão afiadas esqueceu De pôr Anamauê, auêia, aê Anamauê, auêia, aê Anamauê, auêia, aê Anamauê, auêia, aê No fundo do para-raio tem o raio, tem o raio, Que caiu da nuvem negra do temporal Todo quadro negro é todo negro é todo negro Que eu escrevo seu nome nele só pra demonstrar o meu Apego Anamauê, auêia, aê Anamauê, auêia, aê Anamauê, auêia, aê Anamauê, auêia, aê O bico do beija-flor, beija a flor, beija a flor, Toda fauna flora agora grita de amor Quem segura o porta-estandarte Tem a arte, tem a arte E aqui passa com raça eletrônico maracatu atômico Anamauê, auêia, aê Anamauê, auêia, aê Anamauê, auêia, aê Anamauê, auêia, aê...


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Hoje é dia do desaparecimento sagrado de Shri Narahari Sarkar Thakura dia 26/11/2024 terça-feira.

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