segunda-feira, 6 de março de 2023

Aparecimento transcendental do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu, que é o próprio Krsna dia 07/03/2023 . Ele apareceu em 1486 em Mayapur, jejum até o por do sol.




Gaura Purnima é o aniversário do aparecimento do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu, que é o próprio Krsna no papel de Seu próprio devoto. Ele apareceu em 1486 em Mayapur, Bengala Ocidental.

“Este relato apareceu originalmente em um pequeno trabalho de Srila Bhaktivinoda Thakura intitulado 'Sri Caitanya Mahaprabhu: Sua Vida e Preceitos.' (datado de 20 de agosto de 1896.)" Isso foi tirado do "Prólogo" para "Ensinamentos do Senhor Caitanya" (ACBhaktivedanta Swami Prabhupada. 1974. páginas xiii-xxii.)
As senhoras da vizinhança o chamavam de Gaurahari por causa de Sua tez dourada, e Sua mãe o chamava de Nimai por causa da árvore 'nimba' perto da qual Ele nasceu. Por mais bonito que fosse o rapaz, todos adoravam vê-lo todos os dias. À medida que crescia, tornou-se um rapaz caprichoso e brincalhão. Após Seu quinto ano, Ele foi admitido em um pathasala onde aprendeu Bengali em um tempo muito curto.

poderia ser usado como pote de água, mas no estado de tijolo tal uso não era possível. A argila, portanto, na forma de doces, era utilizável como alimento, mas a argila em seus outros estados não. O rapaz se convenceu e admitiu sua estupidez em comer barro e concordou em evitar o erro no futuro. Outro ato milagroso foi relatado.

É dito que um brahmana em peregrinação tornou-se um hóspede em Sua casa, cozinhou comida e leu graças com meditação sobre Krsna. Nesse ínterim, o rapaz veio e comeu o arroz cozido. O 'brahmana', surpreso com o ato do rapaz, cozinhou novamente a pedido de Jagannatha Misra. O rapaz novamente comeu o arroz cozido enquanto o 'brahmana' oferecia o arroz a Krsna com meditação. O 'brahmana' foi persuadido a cozinhar pela terceira vez. Desta vez, todos os moradores da casa haviam adormecido, então o rapaz se mostrou como Krsna para o viajante e o abençoou. O 'brahmana' então se perdeu em êxtase com o aparecimento do objeto de sua adoração.

Também foi afirmado que dois ladrões roubaram o menino da porta de Seu pai com o objetivo de roubar Suas joias e lhe deram doces no caminho. O rapaz exerceu Sua energia ilusória e enganou os ladrões de volta para Sua própria casa. Os ladrões, por medo de serem detectados, deixaram o menino lá e fugiram. Outro ato milagroso que foi descrito é o rapaz exigir e receber de Hiranya e Jagadisa todas as oferendas que eles coletaram para adorar Krsna no dia de Ekadasi. Quando tinha apenas quatro anos de idade, Ele sentou-se em panelas rejeitadas que foram consideradas profanas por Sua mãe. Ele explicou a Sua mãe que não havia dúvida de santidade ou impiedade no que diz respeito a potes de barro jogados fora depois que o cozimento terminava. Essas anedotas referem-se à Sua tenra idade até o quinto ano.

"Em Seu oitavo ano, Ele foi admitido no tola de Gangadasa Pandita em Ganganagara perto da vila de Mayapur. Em dois anos Ele tornou-se bem versado em gramática e retórica sânscrita. Sua própria casa, onde havia encontrado todos os livros importantes pertencentes a Seu pai, que era um 'pandita'. Parece que Ele leu o 'smrti' em Seu próprio escritório, e o 'nyaya' também, em competição com Seu amigos, que então estudavam com o célebre 'pandita' Raghunatha Siromani.

"Agora, após o décimo ano de Sua idade, Caitanya tornou-se um estudioso aceitável em gramática, retórica, 'smrti' e 'nyaya'. Foi depois disso que seu irmão mais velho, Visvarupa, deixou sua casa e aceitou o 'ashrama' ( status) de um 'sannyasi' (asceta). Caitanya, embora muito jovem, consolou Seus pais, dizendo que Ele os serviria com o objetivo de agradar a Deus. Logo depois disso, Seu pai deixou este mundo. Sua mãe foi extremamente desculpe, e Mahaprabhu, com Sua habitual aparência satisfeita, consolou Sua mãe viúva.

Foi aos 14 ou 15 anos que Mahaprabhu se casou com Laksmidevi, filha de Vallabhacarya, também de Nadia. Nessa idade, ele era considerado um dos melhores estudiosos de Nadia, então renomada sede da filosofia 'nyaya' e do aprendizado do sânscrito. Para não falar dos 'smarta panditas', os 'Naiyayikas' estavam todos com medo de confrontá-lo em discussões literárias. Sendo um homem casado, Ele foi para Bengala Oriental nas margens do Padma para adquirir riqueza. Lá Ele exibiu Seu conhecimento e obteve uma boa quantia em dinheiro. Foi nessa época que Ele pregou Vaisnavismo em intervalos. Depois de ensinar-lhe os princípios do Vaisnavismo, Ele ordenou que Tapanamisra fosse morar em Benares. Durante Sua residência em East Bengal, Sua esposa Laksmidevi deixou este mundo devido aos efeitos da picada de cobra. Ao voltar para casa,

Ele a consolou com uma palestra sobre a incerteza dos assuntos humanos. Foi a pedido de Sua mãe que Ele se casou com Visnupriya, filha do Raja Pandita Sanatana Misra. Seus companheiros se juntaram a Ele em Seu retorno de pravasa ou estada. Ele agora era tão famoso que era considerado o melhor pandita de Nadia. Kesava Misra da Caxemira, que se autodenominava o Grande Digvijayi, veio a Nadia com o objetivo de discutir com o 'pandita' daquele lugar. Com medo do chamado pandita conquistador, os professores tola de Nadia deixaram sua cidade sob o pretexto de serem convidados. Kesava encontrou Mahaprabhu no Barokona-ghata em Mayapur, e depois de uma breve discussão com Ele foi derrotado pelo menino, e a mortificação obrigou-o a fugir. Nimai Pandita era agora o 'pandita' mais importante de Sua época.

"Foi com a idade de 16 ou 17 anos que Ele viajou para Gaya com uma hoste de Seus alunos e lá recebeu Sua iniciação espiritual com Isvara Puri, um Vaisnava 'sannyasi' e discípulo do renomado Madhavendra Puri. Após Seu retorno a Nadia , Nimai Pandita tornou-se pregador religioso, e Sua natureza religiosa tornou-se tão fortemente representada que Advaita Prabhu, Srivasa e outros que antes do nascimento de Caitanya já haviam aceitado a fé Vaisnava ficaram surpresos com a mudança do jovem. Ele então não era mais um contestando 'naiyayika', uma disputa 'smarta' e um retórico crítico.

Ele desmaiou ao ouvir o nome de Krsna e se comportou como um homem inspirado sob a influência de Seu sentimento religioso. Foi descrito por Murari Gupta, uma testemunha ocular, que Ele mostrou Seus poderes celestiais na casa de Srivasa Pandita na presença de centenas de Seus seguidores, que eram em sua maioria eruditos cultos. Foi nessa época que Ele abriu uma escola noturna de 'kirtana' no complexo de Srivasa Pandita com Seus seguidores sinceros. Lá Ele pregou, cantou, dançou e expressou todos os tipos de sentimentos religiosos. Nityananda Prabhu, que era então um pregador do Vaisnavismo e que havia completado Suas viagens por toda a Índia, juntou-se a Ele naquela época. De fato, uma hoste de pregadores 'pandita' do Vaisnavismo, todos sinceros de coração, vieram e se juntaram a Ele de diferentes partes da Bengala.

"A primeira ordem que Ele deu a Prabhu Nityananda e Haridasa foi esta: 'Vá, amigos, percorra as ruas da cidade, encontre cada homem em sua porta e peça-lhe que cante o nome de Hari com uma vida santa, e você então venha e relate a Mim todas as noites o resultado de sua pregação.' Assim ordenados, os dois pregadores prosseguiram e encontraram Jagai e Madhai, dois personagens abomináveis. Eles insultaram os pregadores ao ouvirem o mandato de Mahaprabhu, mas logo foram convertidos pela influência de 'bhakti' (devoção) inculcada por seu Senhor. O povo de Nadia ficou surpresa. Eles disseram, 'Nimai Pandita não é apenas um gênio gigantesco, mas certamente é um missionário do Deus Todo-Poderoso.' Deste tempo até o seu vigésimo terceiro ano, Mahaprabhu pregou Seus princípios não apenas em Nadia, mas em todas as cidades e vilas importantes ao redor de Sua cidade. nas casas de

Para seus seguidores, ele mostrou milagres, ensinou os princípios esotéricos de 'bhakti' e cantou Seu 'sankirtan' com outros bhaktas. Seus seguidores da cidade de Nadia começaram a cantar o santo nome de Hari nas ruas e bazares. Isso criou uma sensação e despertou diferentes sentimentos em diferentes quadrantes. Os 'bhaktas' ficaram muito satisfeitos. Os 'smarta brahmanas' ficaram com ciúmes do sucesso de Nimai Pandita e reclamaram com Chand Kazi contra o caráter de Caitanya como não-hindu. O Kazi foi à casa de Srivasa Pandita e quebrou um 'mrdanga' (tambor 'khola') lá e declarou que, a menos que Nimai Pandit parasse de fazer barulho sobre Sua religião estranha, ele seria obrigado a impor o islamismo a Ele e a Seus seguidores. Isso foi levado ao conhecimento de Mahaprabhu.

Ele ordenou que os habitantes da cidade aparecessem à noite, cada um com uma tocha na mão. Isso eles fizeram, e Nimai marchou com Seu 'sankirtan' dividido em 14 grupos, e ao chegar na casa do Kazi, Ele manteve uma longa conversa com o Kazi e no final comunicou em seu coração Sua influência Vaisnava tocando seu corpo . O Kazi então chorou e admitiu ter sentido uma forte influência espiritual que esclareceu suas dúvidas e produziu nele um sentimento religioso que lhe deu o maior êxtase. O Kazi então se juntou ao grupo de sankirtan. O mundo ficou surpreso com o poder espiritual do Grande Senhor, e centenas e centenas de hereges se converteram e se juntaram ao estandarte de Visvambhara após este caso.

era uma pessoa forte em princípio. Ele trocou Seu pequeno mundo em Sua casa pelo ilimitado mundo espiritual de Krsna com o homem em geral.

"Depois de Seu 'sannyasa', Ele foi induzido a visitar a casa de Advaita Prabhu em Santipura. Advaita conseguiu convidar todos os Seus amigos e admiradores de Nadia e trouxe Sacidevi para ver seu filho. Tanto o prazer quanto a dor invadiram seu coração quando ela a viu filho no traje de um 'sannyasi'. Como um 'sannyasi', Krsna Caitanya vestiu nada além de um 'kaupina' (duas peças de roupa, uma tanga) e um 'bahirvasa' (cobertura externa). Sua cabeça estava sem cabelo, e Suas mãos seguravam um 'danda' (bastão) e um 'kamandalu' (pote de água do eremita). O Santo Filho caiu aos pés de Sua amada mãe e disse: "Mãe! Este corpo é seu e devo obedecer às suas ordens. Permita-me ir a Vrindavana para minhas realizações espirituais".

A mãe, em consulta com Advaita e outros, pediu a seu filho que residisse em Puri (a cidade de Jagannatha) para que ela pudesse obter Suas informações de vez em quando. Mahaprabhu concordou com essa proposta e em poucos dias partiu de Santipura para Orissa.

Seus biógrafos descreveram a jornada de Krsna Caitanya (esse foi o nome que Ele recebeu por causa de Seu 'sannyasa') de Santipura a Puri em grande detalhe. Ele viajou ao longo do Bhagirathi até Chatrabhoga, situado agora em Thana Mathurapura, Diamond Harbour, 24 Parganas. Lá Ele pegou um barco e foi até Prayaga-ghata no distrito de Midnapura. Dali Ele caminhou por Balasore e Cuttack até Puri, vendo o templo de Bhuvanesvara em Seu caminho. Ao chegar a Puri, Ele viu Jagannatha no templo e residiu com Sarvabhauma a pedido deste último.

Sarvabhauma era um gigantesco 'pandita' da época. Suas leituras não conheciam limites. Ele foi o melhor 'naiyayika' da época e era conhecido como o erudito mais erudito na filosofia Vedanta da escola de Sankaracarya. Ele nasceu em Nadia (Vidyanagara) e ensinou inúmeros alunos na filosofia 'nyaya' em seu tola lá. Ele partiu para Puri algum tempo antes do nascimento de Nimai Pandita. Seu cunhado Gopinatha Misra apresentou nosso novo sannyasi a Sarvabhauma, que ficou surpreso com Sua beleza pessoal e temeu que fosse difícil para o jovem manter 'sannyasa-dharma' durante o longo período de Sua vida. Gopinatha, que conhecia Mahaprabhu de Nadia, tinha uma grande reverência por Ele e declarou que o 'sannyasi' não era um ser humano comum.

Sarvabhauma então pediu a Mahaprabhu para ouvir sua recitação dos Vedanta-sutras, e este último se submeteu tacitamente. Caitanya ouviu em silêncio o que o grande Sarvabhauma pronunciou com gravidade por sete dias, ao final dos quais o último disse, 'Krsna-Caitanya! Eu acho que Você não entende o Vedanta, pois Você não diz nada depois de ouvir minha recitação e explicações.' A resposta de Caitanya foi que Ele entendia os sutras muito bem, mas não conseguia entender o que Sankaracarya queria dizer com seus comentários. Espantado assim, Sarvabhauma disse, 'Como é que você entende os significados dos 'sutras' e não entende os comentários que explicam os 'sutras'? Tudo bem! Se Você entende os 'sutras', por favor, deixe-me ter Suas interpretações.' Mahaprabhu então explicou todos os ' sutras' à sua própria maneira, sem tocar no comentário panteísta de Sankara. A aguda compreensão de Sarvabhauma viu a verdade, a beleza e a harmonia dos argumentos nas explicações dadas por Caitanya e o obrigou a declarar que era a primeira vez que encontrava alguém que pudesse explicar os Brahma-sutras de maneira tão simples. Ele também admitiu que os comentários de Sankara nunca deram tais explicações naturais dos Vedanta-sutras como ele obteve de Mahaprabhu. Ele então se apresentou como um defensor e seguidor. Em poucos dias, Sarvabhauma se tornou um dos melhores Vaisnavas da época. Quando surgiram relatos sobre isso, toda Orissa cantou louvores a Krsna Caitanya, e centenas e centenas vieram a Ele e se tornaram Seus seguidores. Nesse ínterim, Mahaprabhu pensou em visitar o sul da Índia,

um menino de dez anos chamado Gopala, que depois veio para Vrndavana e se tornou um dos seis Goswamis ou profetas servindo sob seu líder Sri Krsna Caitanya. Treinado em sânscrito por seu tio Prabodhananda Sarasvati, Gopala escreveu vários livros sobre Vaisnavismo.

"Sri Caitanya visitou vários lugares no sul da Índia até o Cabo Comorin e retornou a Puri em dois anos por Pandepura no Bhima. Neste último lugar Ele espiritualizou um Tukarama, que se tornou desde então um pregador religioso. Este fato foi comprovado admitido em seus 'adhangas', que foram reunidos em um volume pelo Sr. Satyendra Nath Tagore do Bombay Civil Service. Durante sua jornada, ele teve várias discussões com os budistas, os jainistas e os 'mayavadis' em vários lugares e converteu seu oponentes ao Vaisnavismo.

Mahaprabhu havia escrito em resposta que Ele viria até eles e os libertaria de suas dificuldades espirituais. Agora que Ele havia chegado a Gauda, ​​ambos os irmãos apareceram diante Dele com sua oração de longa data. Mahaprabhu ordenou que fossem a Vrndavana e O encontrassem lá.

Rupa Goswami deixou Allahabad e foi para Vrindavana, e Mahaprabhu desceu para Benares. Lá Ele residia na casa de Candrasekhara e aceitava Sua 'bhiksa' (refeição) diária na casa de Tapana Misra. Foi aqui que Sanatana Goswami se juntou a ele e recebeu instrução por dois meses em assuntos espirituais. Os biógrafos, especialmente Krsnadasa Kaviraja, nos deram detalhes dos ensinamentos de Caitanya para Rupa e Sanatana. Krsnadasa não foi um escritor contemporâneo, mas obteve informações dos próprios Goswamis, os discípulos diretos de Mahaprabhu. Jiva Goswami, que era sobrinho de Sanatana e Rupa e que nos deixou sua inestimável obra de Sat-sandarbha, filosofou sobre o preceito de seu grande líder. Reunimos e resumimos os preceitos de Caitanya dos livros desses grandes escritores. e Mahaprabhu desceu para Benares. Lá Ele residia na casa de Candrasekhara e aceitava Sua 'bhiksa' (refeição) diária na casa de Tapana Misra. Foi aqui que Sanatana Goswami se juntou a ele e recebeu instrução por dois meses em assuntos espirituais. Os biógrafos, especialmente Krsnadasa Kaviraja, nos deram detalhes dos ensinamentos de Caitanya para Rupa e Sanatana. Krsnadasa não foi um escritor contemporâneo, mas obteve informações dos próprios Goswamis, os discípulos diretos de Mahaprabhu. Jiva Goswami, que era sobrinho de Sanatana e Rupa e que nos deixou sua inestimável obra de Sat-sandarbha, filosofou sobre o preceito de seu grande líder. Reunimos e resumimos os preceitos de Caitanya dos livros desses grandes escritores. e Mahaprabhu desceu para Benares. Lá Ele residia na casa de Candrasekhara e aceitava Sua 'bhiksa' (refeição) diária na casa de Tapana Misra. Foi aqui que Sanatana Goswami se juntou a ele e recebeu instrução por dois meses em assuntos espirituais. Os biógrafos, especialmente Krsnadasa Kaviraja, nos deram detalhes dos ensinamentos de Caitanya para Rupa e Sanatana. Krsnadasa não foi um escritor contemporâneo, mas obteve informações dos próprios Goswamis, os discípulos diretos de 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sua inestimável obra de Sat-sandarbha, filosofou sobre o preceito de seu grande líder. Reunimos e resumimos os preceitos de Caitanya dos livros desses grandes escritores. mas ele reuniu suas informações dos próprios Goswamis, os discípulos diretos de Mahaprabhu. Jiva Goswami, que era sobrinho de Sanatana e Rupa e que nos deixou sua inestimável obra de Sat-sandarbha, filosofou sobre o preceito de seu grande líder. Reunimos e resumimos os preceitos de Caitanya dos livros desses grandes escritores.

"Enquanto em Benares, Caitanya teve uma entrevista com os eruditos 'sannyasis' daquela cidade na casa de um Maratha 'brahmana' que havia convidado todos os 'sannyasis' para entretenimento. Nesta entrevista, Caitanya mostrou um milagre que atraiu todos os 'sannyasis' para Ele. Em seguida, seguiu-se uma conversa recíproca. Os 'sannyasis' eram chefiados por seu líder mais erudito, Prakasananda Sarasvati. Após uma breve controvérsia, eles se submeteram a Mahaprabhu e admitiram que haviam sido enganados pelos comentários de Sankaracarya.
Era impossível até mesmo para estudiosos eruditos se oporem a Caitanya por muito tempo, pois havia algum feitiço Nele que tocava seus corações e os fazia chorar por seu aperfeiçoamento espiritual. Os 'sannyasis' de Benares logo caíram aos pés de Caitanya e pediram Sua graça ('krpa'). Caitanya então pregou 'bhakti' puro e instilou em seus corações amor espiritual por Krsna, o que os obrigou a desistir de sentimentos sectários. Toda a população de Benares, nesta maravilhosa conversão de 'sannyasis', tornou-se Vaisnavas, e eles fizeram um mestre 'sankirtana' com seu novo Senhor. Depois de enviar Sanatana para Vrndavana, Mahaprabhu foi para Puri novamente através das selvas com Seu camarada Balabhadra. Balabhadra relatou que Mahaprabhu havia mostrado muitos milagres em Seu caminho para Puri,

"A partir desta época, isto é, desde Seu 31º ano, Mahaprabhu viveu continuamente em Puri, a casa de Kasi Misra, até Seu desaparecimento em Seu quadragésimo oitavo ano na época de sankirtana no templo de Tota-gopinatha. Durante esses 18 anos, Sua vida foi de amor e piedade constantes. Ele estava cercado por numerosos seguidores, todos os quais eram da mais alta ordem de Vaisnavas e que se distinguiam das pessoas comuns por seu caráter e aprendizado mais puros, princípios religiosos firmes e amor espiritual por Radha. -Krsna, Svarupa Damodara, que era conhecido pelo nome de Purusottamacarya enquanto Mahaprabhu estava em Nadia, juntou-se a Ele vindo de Benares e aceitou o serviço como Seu secretário.

Nenhuma produção de qualquer poeta ou filósofo poderia ser apresentada a Mahaprabhu a menos que Svarupa a tivesse passado como pura e útil. Raya Ramananda foi Sua segunda companheira. Tanto ele quanto Svarupa cantavam enquanto Mahaprabhu expressava Seus sentimentos sobre um certo ponto de adoração. Paramananda Puri era Seu ministro em questões de religião. Existem centenas de anedotas descritas por Seus biógrafos que não achamos que cabe aqui reproduzir. Mahaprabhu dormiu pouco.

Seus sentimentos o levaram para longe no firmamento da espiritualidade dia e noite, e todos os seus admiradores e seguidores o observaram o tempo todo. Ele adorou, comunicou-se com Seus missionários em Vrindavana e conversou com os religiosos que recentemente vieram visitá-Lo. Ele cantou e dançou, não se preocupou e muitas vezes se perdeu na beatitude religiosa. Todos os que vieram a Ele acreditaram Nele como o Deus todo-belo que apareceu no mundo inferior para o benefício da humanidade. Ele amou Sua mãe o tempo todo e a enviava 'mahaprasada' de vez em quando com aqueles que iam para Nadia. Ele era muito amável por natureza. A humildade foi personificada Nele. Sua doce aparência dava ânimo a todos que entravam em contato com Ele. Ele nomeou Prabhu Nityananda como o missionário encarregado de Bengala. Ele despachou seis discípulos (Goswamis) para Vrndavana para pregar o amor no interior. Isso ele notadamente fez no caso de Junior Haridasa. Nunca faltou em dar instruções de vida adequadas a quem as solicitou. Isso será visto em Seus ensinamentos para Raghunatha dasa Goswami. Seu tratamento para Haridasa (mais velho) mostrará como Ele amou os homens espirituais e como desafiou a distinção de casta na fraternidade espiritual."
(Thakura Bhaktivinoda. 20 de agosto de 1896.)

Motivo da aparição

O Senhor Krishna pensou em Goloka: "Inaugurarei pessoalmente a religião da era; nama-sankirtana, o canto congregacional do santo nome do Senhor na forma do Senhor Gauranga. Ao aceitar o papel de um devoto, farei o o mundo inteiro dança em êxtase e, assim, realiza as quatro doçuras do serviço devocional amoroso. Dessa forma, ensinarei serviço devocional a outros praticando-o pessoalmente, pois o que quer que uma grande personalidade faça, as pessoas comuns o seguirão. Claro, Meu plenário as porções podem estabelecer os princípios religiosos para cada era, mas somente eu posso conceder o tipo de serviço devocional amoroso que é realizado pelos residentes de Vraja."

Além dessa razão secundária para o Senhor Krishna aparecer mais uma vez, assumindo a forma de um devoto, há outro propósito confidencial de natureza muito pessoal. Embora o Senhor Krishna tenha provado a essência das doçuras amorosas realizando Seus passatempos conjugais na companhia das gopis, Ele não foi capaz de satisfazer três desejos.

Portanto, após Seu desaparecimento, o Senhor pensou: "Embora eu seja a Verdade Absoluta e o reservatório de todos os rasas, não consigo entender a força do amor de Radharani, com o qual Ela sempre Me domina. De fato, o amor de Radharani é Meu professor , e eu sou sua aluna dançarina, pois seu amor me faz dançar de várias maneiras novas. Qualquer prazer que eu tenha ao saborear meu amor por Srimati Radharani, ela saboreia dez milhões de vezes mais, por seu amor. embora não haja nada maior do que o amor de Radha , uma vez que tudo permeia, ainda assim se expande constantemente e é completamente desprovido de orgulho. Não há nada mais puro do que o amor de Radha, e ainda assim seu comportamento é sempre perverso e desonesto.

"Sri Radhika é a morada mais elevada do amor e eu sou seu único objeto. Provo a bem-aventurança a que o objeto tem direito, mas o prazer de Radha é dez milhões de vezes maior que o meu. Portanto, minha mente fica louca para saborear o prazer que é experimentado pela morada do amor, embora eu não possa fazê-lo. Somente se eu puder de alguma forma me tornar a morada desse amor, poderei experimentar sua alegria."

Este era um desejo que ardia cada vez mais no coração do Senhor Krishna. Então, ao ver Sua própria beleza, o Senhor Krishna começou a considerar o seguinte: "Minha doçura é ilimitadamente maravilhosa. Somente Radhika pode saborear o néctar completo de Minha doçura, pela força de Seu amor, que age como um espelho cuja clareza aumenta a cada momento. Embora Minha doçura, sendo ilimitada, aparentemente não tenha espaço para expansão, ela brilha com uma beleza cada vez mais nova e, portanto, compete constantemente com o espelho do amor de Radharani, pois ambos continuam crescendo sem admitir a derrota." "Os devotos provam Minha doçura de acordo com seu respectivo amor, e se vejo essa doçura refletida em um espelho, também fico tentado a prová-la, embora não possa. Mediante deliberação,

Este foi o segundo desejo do Senhor Krishna, e Seu terceiro desejo foi expresso ao pensar da seguinte forma: “Todos dizem que eu sou o reservatório de toda bem-aventurança transcendental e, de fato, todo o mundo obtém prazer somente de Mim. Quem então poderia Me dar prazer? Acho que apenas alguém com cem vezes mais qualidades do que Eu poderia dar prazer à Minha mente, mas tal pessoa é impossível de encontrar."

"E ainda, apesar do fato de que Minha beleza é insuperável e dá prazer a todos que a percebem, a visão de Srimati Radharani dá prazer aos Meus olhos. Embora a vibração de Minha flauta atraia todos dentro dos três mundos, Meus ouvidos fique encantado com as doces palavras ditas por Radharani. Embora Meu corpo empreste sua fragrância para toda a criação, o cheiro dos membros de Radharani cativa Minha mente e coração. Embora existam vários gostos devidos somente a Mim, Eu fico encantado com o sabor nectáreo de Os lábios de Radharani. Embora Meu toque seja mais frio do que dez milhões de luas, fico revigorado pelo toque de Srimati Radharani. Assim, apesar do fato de ser a fonte de felicidade para o mundo inteiro, a beleza e os atributos de Sri Radhika são Minha própria vida e alma."

"Meus olhos ficam totalmente satisfeitos ao olhar para Srimati Radharani, e ainda assim, quando Ela olha para Mim, Ela sente uma satisfação ainda maior. o som de Minha flauta. Ela abraça uma árvore de tamala, confundindo-a comigo, e assim Ela considera, 'Eu recebi o abraço de Krishna, e agora Minha vida se tornou plena.' Quando a fragrância do meu corpo é levada até ela pelo vento, Radharani fica cega pelo amor e tenta voar naquela brisa. todo o resto."

"Assim, mesmo com centenas de bocas, Eu não poderia expressar o prazer que Radharani obtém de Minha associação. De fato, ao ver o brilho de Sua tez após Nossos passatempos juntos, considero Minha própria felicidade negligente. Sexólogos especialistas dizem que o felicidade do amante e do amado são iguais, mas eles não conhecem a natureza do amor transcendental em Vrindavana. Por causa do prazer indescritível que Radharani experimenta, posso entender que existe alguma doçura desconhecida dentro de Mim que controla toda a Sua existência."

"Estou sempre muito ansioso para saborear a alegria que Srimati Radharani obtém de Mim e, apesar de me esforçar, não consigo fazê-lo. Portanto, a fim de satisfazer Meus três desejos, devo assumir a compleição corporal de Sri Radhika. e sentimento amoroso extático, e então desce como uma encarnação."

Desejando compreender a glória do amor de Radharani, as maravilhosas qualidades Nele que somente Ela aprecia através de Seu amor, e a felicidade que Ela sente ao perceber a doçura de Seu amor, o Senhor Supremo, Gauranga-Krishna, decidiu aparecer em uma forma que era ricamente dotado com Suas emoções. Em primeiro lugar, o Senhor teve Seus superiores respeitáveis ​​encarnados na terra, como Sua mãe e Seu pai, Sri Sachidevi e Jagannath Mishra. Além disso, havia Madhavendra Puri, Keshava Bharati, Ishvara Puri, Advaita Acharya, Srivas Pandita, Thakur Haridas, Acharyaratna e Vidyanidhi.

Antes do aparecimento do Senhor Sri Gauranga Mahaprabhu, todos os devotos na área de Navadvip costumavam se reunir na casa de Advaita Acharya. Nessas reuniões, Advaita Acharya pregou com base no Bhagavad-Gita e no Srimad-Bhagavatam, condenando os caminhos da especulação filosófica e da atividade fruitiva e estabelecendo firmemente a superexcelência do serviço devocional. Na casa de Advaita Acharya, os devotos tinham prazer em sempre falar sobre Krishna, adorar Krishna e cantar o maha-mantra Hare Krishna.

No entanto, Advaita Acharya sentiu muita dor ao ver como praticamente todas as pessoas do mundo estavam desprovidas de consciência de Krishna e completamente imersas no desfrute dos sentidos materiais. Sabendo que ninguém pode obter alívio do ciclo de repetidos nascimentos e mortes sem se interessar pelo serviço devocional ao Senhor, Advaita Acharya ponderou compassivamente sobre os meios pelos quais as pessoas poderiam se libertar das garras de maya.

Advaita Acharya pensou: "Somente se o Senhor Krishna aparecer pessoalmente e pregar o caminho do serviço devocional por Seu próprio exemplo, a liberação se tornará possível para todas as pessoas. Portanto, devo adorar o Senhor em um estado mental purificado e constantemente suplicar a Ele com todas as humildade. De fato, meu nome Advaita só será adequado se eu for capaz de induzir o Senhor Krishna a inaugurar o movimento sankirtan de cantar o santo nome, que é a única religião para esta era."

Enquanto Advaita Acharya pensava em como satisfazer Krishna por meio de Sua adoração, o seguinte verso veio à mente: "Sri Krishna, que é muito afetuoso com Seus devotos, vende a Si mesmo para aquele que Lhe oferece apenas uma folha de tulasi e uma palma cheia de água." (Gautamiya-tantra)

Advaita Acharya considerou o significado deste verso da seguinte forma: "O Senhor Krishna não consegue encontrar nenhuma maneira de pagar a dívida que Ele tem para com aquele que Lhe oferece uma folha de tulasi e água. Portanto, o Senhor conclui, 'Já que não há nada em Minha posse que é igual a uma folha de tulasi e água, liquidarei a dívida oferecendo-Me ao devoto.' " Depois disso, enquanto meditava sobre os pés de lótus de Sri Krishna, Advaita Acharya constantemente oferecia botões de tulasi na água do Ganga. Enquanto estava envolvido em adoração, Advaita Acharya pediu a Krishna que aparecesse com Seus altos gritos, e esse convite repetido atraiu a atenção do Senhor, fazendo-O descer.

Sri Upendra Mishra, um brahmana que anteriormente era o gopala chamado Parjanya, o avô do Senhor Krishna, era um grande devoto e estudioso. Um dos sete filhos de Upendra, Jagannath Mishra, mudou-se de Srihatta para as margens do Ganga em Nadia, e então se casou com Srimati Sachidevi, filha de Nilambar Chakravarti, que anteriormente era Gargamuni.

Antes do aparecimento de Sri Gauranga Mahaprabhu, Jagannath Mishra (que antes era Nanda Maharaja) gerou oito filhas no ventre de Sachidevi (que antes era Yashoda), mas logo após o nascimento, todas elas morreram. Ficando muito triste com a perda de seus filhos, um após o outro, Jagannath Mishra adorou o Senhor Vishnu, enquanto desejava um filho. Depois disso, Sachimata deu à luz um menino chamado Vishvarup, que era uma encarnação do Senhor Baladev. Muito satisfeitos, a mãe e o pai começaram a servir aos pés de lótus do Senhor Govinda com ainda mais devoção, porque perceberam que sua felicidade era por Sua misericórdia.

Então, no mês de Maagh (18 de fevereiro de 1486) do ano de 1406, era Shaka, o Senhor Krishna entrou nos corpos de Jagannath Mishra e Sachidevi. Depois disso, Jagannath informou à esposa: "Vejo muitas coisas maravilhosas! Seu corpo parece refulgente e parece que a deusa da fortuna está residindo pessoalmente em nossa casa. Onde quer que eu vá, todos me respeitam, e mesmo sem pedir , eles me dão dinheiro, pano e grãos." Sachimata respondeu: "Eu também vejo seres maravilhosamente brilhantes, aparecendo no céu, como se estivessem oferecendo orações."

Jagannath Mishra então disse: "Em um sonho eu vi a morada refulgente do Senhor Supremo entrar em meu coração. Então, de meu coração ela entrou em seu coração, e assim posso entender que uma grande personalidade logo nascerá."

Depois dessa conversa, tanto o marido quanto a esposa ficaram muito jubilosos e, com grande cuidado e atenção, prestaram serviço ao Shalagrama-shila doméstico.

No entanto, quando a gravidez de Sachimata se aproximava do décimo terceiro mês e ainda não havia sinal de parto, Jagannath Mishra ficou muito apreensivo. Naquela época, Nilambara Chakravarti fez um cálculo astrológico e previu que a criança nasceria naquele mesmo mês, aproveitando um momento auspicioso.

Assim aconteceu que na noite do Phalguni purnima, no ano de 1407 da era Shaka, correspondente ao ano moderno de 1486, Sri Chaitanya Mahaprabhu apareceu em Navadvip. Nesse momento, Rahu considerou: "Quando a lua imaculada de Chaitanya Mahaprabhu está prestes a se tornar visível, que necessidade há de uma lua cheia de marcas negras?" Pensando assim, Rahu cobriu a lua cheia, e assim todos os hindus foram para as margens do Ganga para se banhar e cantar os nomes "Krishna" e "Hari". Enquanto os hindus vibravam assim os santos nomes do Senhor, os maometanos os imitavam de brincadeira. Desta forma, no momento do aparecimento do Senhor Chaitanya, todos estavam ocupados em cantar o maha-mantra Hare Krishna.

Em todas as direções e dentro da mente de todos havia paz e alegria. Em Shantipur, Advaita Acharya e Haridas Thakur começaram a cantar e dançar com um humor muito agradável, embora ninguém pudesse entender por que o faziam. Enquanto riam de novo e de novo, eles também foram para o Ganga, e naquela época, Advaita Acharya aproveitou o eclipse lunar para distribuir todos os tipos de caridade aos brahmanas. Ao ver como o mundo inteiro ficou jubiloso, Haridas Thakur dirigiu-se a Advaita Acharya com grande espanto: "Desde que Sua dança e distribuição de caridade parecem muito agradáveis ​​para mim, posso entender que Você tem um propósito muito especial."

Em Navadvip, Srivas Thakur e Acharyaratna, que também se chamava Chandrashekhar, foram imediatamente banhar-se no Ganges, e enquanto cantavam o santo nome do Senhor em grande júbilo, eles também deram caridade por meio de força mental. De fato, onde quer que estivessem, todos os devotos dançavam, cantavam e davam caridade sob o pretexto do eclipse lunar, com suas mentes transbordando de alegria. Mesmo nos planetas celestiais, cânticos e danças aconteciam, pois os semideuses estavam muito ansiosos para testemunhar a aparição transcendental do Senhor.


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Indicação de leitura 55 Sri Caitanya Caritamrta de Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada.




CC Madhya 9.42

tārkika-mīmāṁsaka, yata māyāvādi-gaṇa
sāṅkhya, pātañjala, smṛti, purāṇa, āgama

sinônimos

tārkika — lógicos; mīmāṁsaka — seguidores da filosofia Mīmāṁsā; yata — todos; māyāvādi - gaṇa — seguidores de Śaṅkarācārya; sāṅkhya — seguidores de Kapila; pātañjala — seguidores do yoga místico ; smṛti — literaturas védicas suplementares; purāṇa — Purāṇas ; āgama — os tantra-śāstras.

Tradução

Existem muitos tipos de filósofos. Alguns são lógicos que seguem Gautama ou Kaṇāda. Alguns seguem a filosofia Mīmāṁsā de Jaimini. Alguns seguem a filosofia Māyāvāda de Śaṅkarācārya, e outros seguem a filosofia Sāṅkhya de Kapila ou o sistema místico de yoga de Patañjali. Alguns seguem o smṛti-śāstra composto de vinte escrituras religiosas, e outros seguem os Purāṇas e o tantra-śāstra. Desta forma, existem muitos tipos diferentes de filósofos.

ŚRĪ CAITANYA-CARITĀMṚTA

Sri Chaitanya Mahaprabhu, o mais destacado santo, místico e avatara divino do século XVI, é uma personalidade muito bem biografada, com pelo menos três biografias bem desenvolvidos ainda por contemporâneos de Sua pessoa: as obras Sri Chaitanya-bhagavataSri Chaitanya-mangala e este Sri Chaitanya-charitamrita.

Sua vida revolucionou os costumes e a religiosidade na Índia ao propor um processo espiritual praticável igualmente por todas as pessoas de todas as classes sociais. A essência dos Seus ensinamentos é que se pode obter rapidamente uma forte conexão com Deus (Krishna) mediante o cantar de Seus santos nomes através de diferentes mantras e absorvendo a mente e a inteligência em obras sagradas sobre Ele ou faladas por Ele, como a Bhagavad-gita, o Srimad-Bhagavatam e a Brahma-samhita.

Esta edição […] facilmente testemunha o conhecimento profundo do autor sobre o assunto.

Dr. O.B.L. Kapoor

Sri Chaitanya-charitamrita, à maneira das demais biografias de Sri Chaitanya, apresenta Sua vida dividida em três grandes momentos. Primeiramente, Sua vida desde o nascimento até Seu derradeiro encontro com o mestre Isvara Puri. Então, os acontecimentos após esse encontro e iniciação, marcados por uma intensa atividade missionária. Por fim, a terceira parte de Sua biografia contempla os eventos após adentrar na ordem de vida renunciada, quando experimenta mais marcadamente uma consciência extática e instrui discípulos sobre os tópicos mais esotéricos das escrituras sagradas.

Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Esta edição traduzida e comentada por A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, a mais popular no mundo inteiro, já tendo sido traduzida pela The Bhaktivedanta Book Trust para mais de 60 idiomas, foi assim descrita por Dr. O.B.L. Kapoor, importante autoridade em Filosofia: “Esta edição traduzida por A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada é esplêndida. Contém os versos originais em sânscrito e bengali com suas transliterações, sinônimos, tradução e comentários elaborados, o que facilmente testemunha o conhecimento profundo do autor sobre o assunto.”















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Quando olhamos para essa pirâmide percebemos que as necessidades fisiológicas devem ser atendidas antes de trabalharmos subindo em direção ao topo da pirâmide. As necessidades fisiológicas incluem água básica, comida, sono, respiração, etc. Seguidas da segurança e do amor. Os pais são ótimos em oferecer isso aos seus filhos, mas essas são só a base da pirâmide. A seguir relacionamos cada etapa da pirâmide ao desenvolvimento humano.

Necessidades Fisiológicas

Quando atendemos a necessidade fisiólogica da criança contribuimos para o bom desenvolvimento de seus corpo e mente. Quando não atendemos a necessidade fisiológica da criança, despertamos nela insegurança, baixa autoestima e até distúrbios alimentares.

Como a família atende essa necessidade?

  • Oferecendo alimentos saudáveis e variados.
  • Criando uma rotina de sono adequada a cada fase da criança.
  • Mantendo um ambiente limpo.
  • Ensinando bons hábitos de higiene.

Como a família fere essa necessidade?

  • Forçando a criança a comer quantidades de alimentos em excesso.
  • Oferecendo alimentos industrializados.
  • Deixando que a criança coma doces sem limites.
  • Desfraldando a criança antes do tempo. É preciso que todo o sistema fisiológico da criança esteja maduro, o que ocorre por volta dos 3 anos de idade.
  • Proibindo a criança de usar o banheiro fora do horário permitido (nas escolas isso é quase um padrão).
  • Ambientes que não oferecem segurança adequada, como, por exemplo janelas ou escadas sem grades de proteção.
  • Negligenciando cuidados médicos que são direitos da criança, como quando, por exemplo, os pais se recusam a vacinar a criança.

Segurança

Quando atendemos a necessidade básica de segurança desenvolvemos na criança o vínculo seguro criando nela a crença de: “Os adultos são confiáveis e podem me proteger.”

Como a família atende essa necessidade?

  • Proporcionando uma casa segura, com estrutura adequada.
  • Proporcionando um ambiente estável, harmonioso e com estímulos e espaços adequados.
  • Tendo sempre um adulto responsável pela criança por perto.

Como a família fere essa necessidade?

  • Com falta de estrutura segura, como, por exemplo casas com mofo, risco de desabamento, ou janelas e escadas sem grades de proteção.
  • Com um ambiente hostil, com brigas ou violência.
  • Deixando os filhos sob os cuidados do “irmão mais velho”.

Amor/ Relacionamento

A maioria dos pais amam seus filhos incondicionalmente, no entanto costumam ter atitudes que não teriam com outro adulto, tudo “em nome do amor”. Quando a família respeita a necessidade da criança e faz uso da disciplina para orientar e não punir, criam na criança o senso de capacidade, respeito mútuo, ética e solução de problemas. Quando os pais fazem uso da disciplina apenas para punir, estão modelando nas crianças os comportamentos que desejam evitar: violência, mentiras, etc…

Como a família atende essa necessidade?

  • Através da conexão – quando os pais realmente se conectam com a criança e a enxergam através da lente do mundo da criança e não do adulto.
  • Através do respeito mútuo.
  • Escuta ativa.

Como a família fere essa necessidade?

  • Quando não olha além do mau comportamento da criança e a corrige através de outro mau comportamento (gritos, surras, castigos)
  • Quando não escuta o que a criança tem a dizer.
  • Quando diminui o sentimento da criança.

Autoestima

Desenvolver autoestima nas crianças não significa enchê-las de elogios vazios ou comemorar cada coisa que ela fizer. Ajudar a criança a ter uma autoestima elevada requer encorajamento. Os elogios focam no produto final, já o encorajamento foca na ação. Por exemplo, quando a criança faz um desenho, em vez de elogiar dizendo “que lindo”, você pode encorajar a ação da criança dizendo ” que ideia legal, como você teve a ideia de fazer esse desenho?”

Como a família atende essa necessidade?

  • Encorajando a criança.
  • Tirando um tempo para praticar com a criança o que ela precisa aprender.
  • Respeitando os limites fisiológicos e cerebrais da criança.

Como a família fere essa necessidade?

  • Com gritos e castigos.
  • Usando a vergonha ou humilhação para que a criança faça o que precisa.
  • Comparando-a com outras crianças.
  • Falando mal dela para outras pessoas, perto da criança.
  • Rindo de seus defeitos.

Autorrealização

Todo adulto tem a necessidade de se sentir realizado seja profissionalmente, pessoalmente, etc. Quando nos sentimos realizados, nos sentimos também mais motivados e confiantes. E esses sentimentos desencadeiam a possibilidade de desenvolvermos outras habilidades que quando estamos desmotivados não somos capazes de colocar em prática, como por exemplo ser criativo, resolver problemas e até mesmo arriscar coisas novas.

Como a família atende essa necessidade?

  • Quando possibilita que a criança expresse suas emoções e sentimentos sem julgamentos.
  • Quando redireciona o mau comportamento com orientações em vez de punições.
  • Quando valorizam a ação da criança em vez do resultado.

Como a família fere essa necessidade?

  • Quando confunde curiosidade com teimosia e repreende ou castiga a criança.
  • Excesso de críticas.
  • Quando valorizam apenas o resultado em vez da ação.
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domingo, 5 de março de 2023

O Senhor Caitanya e o Renascimento da Devoção


O Senhor Caitanya e o Renascimento da Devoção 1

Ravindra Svarupa Dasa

A Europa, no século XV, passava por aquela grandiosa transformação sócio-cultural que o historiador Jules Michelet, olhando para trás em reverência, chamou de Renascimento. O longo período medieval, com sua visão tão deslumbrada por esplêndidas imagens do eterno que não podia sequer olhar de relance este mundo passageiro, com sua mente tão obcecada por coisas vindouras – morte, julgamento, céu e inferno – que encarava esta vida apenas como uma trilha árdua e preparatória, com seu corpo social construído a partir de rígidas hierarquias e mantido por uma laboriosa economia – tudo isso terminou.

Como um homem acordando do sono, a Europa recobrou seus sentidos e olhou à sua volta como se, pela primeira vez, toda a vastidão do tão fascinante mundo que o cercava, rico em misteriosas promessas, convidasse-a a conhecer suas possibilidades infinitas.

O Senhor Caitanya e o Renascimento da Devoção 2

Foto: Pico della Mirandola.

Pico della Mirandola compôs a Oração sobre a Dignidade do Homem. Ainda representando temas piedosos, Michelangelo gravou em rocha a graça e força de um Davi de músculos delicados e de proporções perfeitas e compôs um hino em glorificação ao corpo masculino, enquanto, em toda parte, pintores adornavam paredes com requintadas Virgens Marias de braços flexíveis e compleições lustrosas. Intrépidos navegantes direcionavam suas proas em direção a mares desconhecidos e encontravam novos mundos para explorar. Na mesma fascinação implacável, Leonardo da Vinci apresentou em seus detalhados estudos a complexidade da anatomia humana e a mecânica dos pássaros em voo. Baseada em um novo tipo de riqueza feita pelo homem, uma nova aristocracia ganha vida e cria um gigantesco império de troca, transações bancárias e manufatura. Tirando Deus e colocando o homem e a matéria no centro, acontece o nascimento do mundo moderno.

No século XV, a Índia também passava por um renascimento – um tanto quanto diferente. Um renascimento, de fato, quase que oposto ao europeu; acadêmicos o chamaram de “o renascimento de bhakti”, um grande renascimento da devoção por Deus. A proeminente figura deste poderoso aparecimento religioso foi Sri Caitanya Mahaprabhu.

Quando pesquisadores modernos explicam mudanças históricas, eles, é claro, consideram apenas causas mundanas – sociais, políticas, econômicas e outros fatores similares. Todavia, eu gostaria de explorar outro tipo de causa: a divina. O Bhagavad-gita explica brevemente como e por que Deus de tempos em tempos intervém na história humana: “Sempre e onde quer que haja um declínio da prática religiosa”, Krsna declara, “e uma ascensão predominante de irreligião – aí, então, Eu próprio descendo. Para libertar os piedosos e aniquilar os malfeitores, bem como para restabelecer os princípios da religião, Eu mesmo venho, milênio após milênio”. (Bhagavad-gita 4.7-8)

Como um texto introdutório, o Bhagavad-gita apresenta de forma sucinta os princípios gerais. Textos mais avançados, como o Srimad-Bhagavatam, fornecem informações mais detalhadas. Baseando-se em tais trabalhos, Srila Prabhupada comenta sobre a afirmação do Bhagavad-gita: “Não é um fato que o Senhor aparece apenas em solo indiano. Ele pode Se manifestar em todo e qualquer lugar, e a qualquer hora que Ele queira. Em cada encarnação, Ele fala sobre religião tanto quanto possa ser entendido pelo povo específico a quem Sua mensagem se destina – de acordo com as circunstâncias deles. Mas a missão é a mesma – induzir as pessoas a seguirem os princípios religiosos e a buscarem a consciência de Deus. Algumas vezes, Ele descende pessoalmente e, outras vezes, envia Seu representante autorizado na forma de Seu filho, servo, ou Ele mesmo em alguma forma disfarçada”.

Por que Deus teria que aparecer várias e várias vezes? Afinal, se Deus é perfeito, Ele não teria de ser capaz de estabelecer a religião perfeitamente? Uma vez não deveria ser o bastante? Esta é, todavia, a natureza do mundo material: tudo perece com o tempo, e, embora Deus seja infalível, os seres humanos, que recebem e transmitem as instruções de Deus, são falíveis. Consequentemente, as tradições religiosas que Deus estabelece se tornam comprometidas e, com o tempo, são desintegradas. Quando a religião decai dessa maneira, e a irreligião consequentemente cresce, Deus descende para retificar o equilíbrio e restaurar os princípios da retidão. A intervenção periódica de Deus é crucial. Krsna diz no Bhagavad-gita (3.24) que, se Ele não agisse dessa maneira, “todos os mundos seriam levados à ruína”.

O Renascimento na Europa serve como um claro exemplo do declínio da religião. Mil e quinhentos anos antes, Jesus Cristo, o filho de Deus, apareceu em uma periferia do Império Romano e ensinou, tanto quanto possível, os princípios religiosos. Seus seguidores, adotando e transformando a herança filosófica dos gregos e o legado prático e material dos romanos, criaram na Europa, por fim, uma civilização centrada em Deus. Mas o Renascimento, como um grande movimento de secularização, sinalizou a destruição daquela civilização. A ostentação sacerdotal e a corrupção viciaram o poder espiritual da Igreja (como qualquer pessoa familiar com a história dos papas renascentistas pode confirmar). Embora Martinho Lutero e outros reformadores tenham tentado restabelecer a pureza do cristianismo, eles desintencionalmente proveram os meios para os governantes europeus se libertarem do controle religioso. Assim, a Reforma contribuiu para o fim da civilização medieval centrada em Deus.

Se a Europa, durante os séculos XV e XVI ilustram o declínio da religião apresentado no Bhagavad-gita, a Índia, no mesmo período, ilustra o restabelecimento divino. O agente transcendental neste caso foi o já mencionado Sri Caitanya, que apareceu em 1486 onde hoje é a Bengala Ocidental, apenas quatro anos antes do nascimento de Lutero na Alemanha.

Um homem deve ser aceito como uma encarnação de Deus apenas se Ele for referido nas escrituras. Muitas escrituras predizem o advento do Senhor Caitanya. O Srimad-Bhagavatam (11.5.32) diz: “Na era de Kali, pessoas inteligentes executarão o canto congregacional em adoração à encarnação do Supremo que constantemente canta o nome de Krsna. Embora Sua tez não seja enegrecida, Ele é o próprio Krsna. Ele é acompanhado por Seus associados, Seus servos, Suas armas e Seus companheiros confidenciais”.

Esse verso identifica o Senhor Caitanya como um tipo especial de encarnação chamada yuga-avatara. A literatura védica descreve a história como cíclica, progredindo através de repetidos ciclos de quatro eras, chamados yugas. A primeira era do ciclo, satya-yuga, é uma era de ouro de imenso bem-estar material e espiritual; cada era subsequente é mais degradada do que a anterior. Estamos agora no ano 5000 da era de Kali, a última e mais desonrosa era. “Nesta era de ferro de Kali”, o Bhagavatam (1.1.10) diz, “os homens têm vida curta. Eles são briguentos, preguiçosos, desencaminhados, desafortunados e, acima de tudo, sempre perturbados”.

A prática religiosa tem que ser tecida sob medida para as características particulares de cada yuga. As práticas meditativas adequadas para Satya-yuga, por exemplo, não serão efetivas em Kali-yuga. As pessoas não têm mais o tempo, a determinação e a paz mental necessários para se meditar apropriadamente. O Senhor, portanto, descende em cada yuga – como o yuga-avatara – para estabelecer a forma apropriada de religião. De acordo com o Srimad-Bhagavatam, o Senhor Caitanya é o yuga-avatara desta era de Kali.

Bhagavatam também aponta a prática religiosa específica que o Senhor Caitanya iria propagar: sankirtana, o canto congregacional do nome de Deus. Sankirtana é especialmente adequado para Kali-yuga porque é tanto fácil de executar quanto extremamente poderoso. Nesta era, estamos em uma condição tão mórbida que apenas o mais poderoso dos remédios pode nos curar. E nós recusaríamos o medicamento se ele não fosse doce e fácil de tomar. Portanto, o Senhor Caitanya disseminou o santo nome. Não importa o quão briguentos, preguiçosos, desencaminhados, desafortunados e perturbados possamos ser; podemos facilmente cantar Hare Krsna com perceptíveis resultados espirituais. Nós imediatamente sentimos um breve gosto da bem-aventurança transcendental, e sentimos nossa luxúria, nossa cobiça e nossa ira diminuírem. A imensurável potência do nome divino livrará mesmo a mais poluída das mentes da putrefação da existência material.

O Senhor Caitanya possuía tamanho poder espiritual que ondas de devoção nasceram dEle e inundaram toda a Índia com amor por Deus. Sua vida e Seus ensinamentos foram peritamente recontados por Krsnadasa Kaviraja Gosvami no Sri Caitanya-caritamrta, universalmente reconhecido como um clássico da literatura bengali. Podemos ter uma ideia da potência do Senhor Caitanya a partir desta descrição do impacto causado pelo Senhor a algumas pessoas durante Sua excursão pelo sul da Índia:

A qualquer momento que o Senhor Caitanya Se encontrasse com outros, Krsnadasa Kaviraja descreve, Ele lhes pedia para cantarem Hare Krsna. “Quem quer que ouvisse o Senhor Caitanya Mahaprabhu cantar ‘Hari, Hari’ também cantava o santo nome do Senhor Hari. Desta forma, todos eles seguiam o Senhor, muito ávidos por vê-lO. Depois de algum tempo, o Senhor abraçava afetuosamente tais pessoas e solicitava que voltassem para casa, após investi-las com potência espiritual. Estando devidamente dotadas de poder, voltavam para suas vilas, sempre cantando o santo nome de Krsna e ora rindo, ora chorando, ora dançando. Tais pessoas dotadas de poder costumavam pedir a toda e qualquer pessoa – qualquer um que vissem – que cantasse o santo nome de Krsna. Dessa maneira, todas os habitantes daquelas vilas também se tornavam devotos da Suprema Personalidade de Deus. E simplesmente por receberem o olhar misericordioso de tais devotos, tais sujeitos também se tornavam devotos poderosos. Quando esses indivíduos retornavam para suas vilas, eles convertiam seus concidadãos em novos devotos. Dessa forma, a medida que os devotos iam de uma vila a outra, todas as pessoas do sul da Índia se tornaram devotos. Assim, muitas centenas de pessoas se tornaram vaishnavas [devotos de Krsna] ao se encontrarem com o Senhor Caitanya e serem abraçadas por Ele”. (Caitanya-caritamrta, Madhya 7.98-105)

Uma característica marcante do aparecimento de Krsna como o Senhor Caitanya é que, embora o Senhor Caitanya seja o próprio Krsna, Ele não aparece como Deus, mas como um devoto de Deus. Há duas razões para Deus assumir o papel de Seu próprio devoto, uma delas externa e pública, e outra interna e privada.

A razão pública pela qual Deus Se torna um devoto é ensinar o cantar dos nomes de Deus da forma mais atrativa e poderosa. Fazendo o papel de Seu próprio devoto – o maior devoto de todos –, Krsna foi capaz de demonstrar através de Seu próprio exemplo imaculado o esplendor do serviço devocional puro. Uma vez que o Senhor Caitanya é Deus revelando a nós como Ele deseja ser servido, os ensinamentos do Senhor Caitanya são os ensinamentos mais autorizados.

A razão privada para Deus descender como o Senhor Caitanya é mais complexa, e, para entendê-la, será preciso adentrar nas atividades internas e confidencias de Deus. É basicamente, de fato, graças ao Senhor Caitanya que tais assuntos tornaram-se acessíveis a todos nós. (Eles são, certamente, descritos nas escrituras antigas, mas o Senhor Caitanya esclareceu o significado desses textos e fez sua importância ser reconhecida por todos).

O aparecimento de Krsna como o Senhor Caitanya é o tributo pessoal de Krsna às insuperáveis atividades do serviço devocional, especialmente de Seus devotos puros. Ademais, quando Krsna assumiu a posição de Seu maior devoto, Ele tinha, de fato, um devoto em particular em mente: Seu maior e mais íntimo devoto, que, na verdade, é uma devota: Srimati Radharani.

Você já deve ter visto pinturas que representam Radha e Krsna juntos; o Senhor Krsna aparece como um jovem rapaz de tez azul-enegrecida, refulgente como uma nuvem de chuva recém-formada iluminada pelo Sol. Srimati Radharani é uma jovem mocinha igualmente bela; Sua tez é brilhante como ouro derretido. Krsna toca Sua flauta, e Radharani, com Seu braço repousado suavemente sobre o ombro de Krsna, ouve encantada. É visível pela postura dEles e pela forma como Se olham mutuamente que são profundamente apaixonados.

O Senhor Caitanya e o Renascimento da Devoção 3

Foto: Radha e Krsna.

Ocidentais frequentemente entendem errado Radha e Krsna. Uma geração anterior, puritana, estava espantada com a noção de que Deus poderia ter uma consorte e estar envolvido em uma relação conjugal. Atualmente, pode-se encontrar pessoas de uma geração mais jovem que são muito apegadas à vida sexual, e estão empolgadas com a ideia de que Deus também seja. Ambos os grupos estão radicalmente equivocados quanto à relação de Radha e Krsna, porque ambos cometem o mesmo erro: achar que a relação entre Radharani e Krsna é como uma relação sexual mundana.

Masculino e feminino e a atração entre eles são encontrados neste mundo unicamente porque a polaridade sexual e a atração entre eles existem originalmente em Deus, em Radha-Krsna. Tem lá em cima, tem cá em baixo. Mas há diferença também. Relacionamentos sexuais mundanos são meramente reflexos pervertidos do relacionamento conjugal transcendental entre Radha e Krsna, que é puro e espiritual e destituído de qualquer vestígio de luxúria. Enquanto nossas mentes materialmente maculadas estiverem condicionadas por desejos ordinários, não seremos capazes de conceber o amor imaculado entre Radha e Krsna. Nós projetamos nossas relações doentias e nosso amor mundano em Deus. Isso é um grande erro. Uma pessoa só pode entender o amor conjugal de Radha e Krsna como ele é se ela primeiramente se tornar livre da luxúria. O Senhor Caitanya foi capaz de revelar de forma sem precedentes a confidencialíssima relação entre Radharani e Krsna porque Ele também ensinou o cantar de Hare Krsna, que destrói a luxúria e outras impurezas materiais com uma eficiência imbatível.

Podemos entender a posição de Srimati Radharani em termos de “a potência” (shakti) e “o potente” (shaktiman), ou seja, de poder ou energia, de um lado, e o possuidor do poder, a fonte energética, do outro. Para usar uma ilustração, o fogo é o potente, e o calor e a luz são as potências do fogo. A potência suprema, a fonte última de todas as energias, é Krsna; tudo o mais, material ou espiritual, é Sua potência, emanando dEle como o calor e a luz emanam do fogo. (Calor e luz são potências em relação ao potente fogo; o fogo, potência em relação ao potente Sol; o Sol, potência em relação a Krsna, o potente supremo. Tudo o que pode e não pode ser concebido pode ser exaustivamente descrito como Krsna e Suas potências).

Três das numerosas potências de Krsna são proeminentes. Uma delas manifesta todo o mundo material; outra, inumeráveis almas espirituais. A terceira – chamada de potência interna – manifesta o reino transcendental de Deus. Essa potência interna tem três subdivisões. Através de uma dessas potências transcendentais, Krsna mantém Sua existência e a existência de Seu reino eterno; através de outra, Ele conhece a Si mesmo e permite que outros O conheçam, e, através da terceira potência interna, Ele desfruta bem-aventurança transcendental e permite que Seus devotos também desfrutem.

Tal potência interna de bem-aventurança, chamada hladini-shakti, é Srimati Radharani. Como a personificação da potência de prazer transcendental de Krsna, Srimati Radharani é a devota mais perfeita de Krsna; Ela vive apenas para satisfazê-lO com Seu amor devocional puro. Toda forma de serviço devocional está sob o auspício de Srimati Radharani, e, apenas por Sua misericórdia e supervisão, os devotos são capazes de dar prazer ao Seu amado Krsna. Ela é o devoto ideal, o exemplo de amor incondicional.

Krsna e Radha são simultaneamente unos e distintos, assim como o fogo e sua luz são unos e distintos ao mesmo tempo. Assim, embora Radharani e Krsna sejam unos em Suas identidades, Eles são eternamente individuais. Radha e Krsna juntos exemplificam a simultânea igualdade e diferença da Suprema Personalidade de Deus e Sua energia, o que constitui a Verdade Absoluta. Assim, Eles ilustram o mais profundo princípio da metafísica.

Radharani e Krsna revelam que a natureza última de Deus contém variedade eterna, e a reciprocidade interminável de amor entre Eles é a base de um dinâmico processo interno pelo qual Krsna está eternamente se expandindo em beleza e bem-aventurança. Embora Radha não tenha nenhum desejo de desfrute pessoal, quando Ela vê Krsna, Seu desfrute aumenta sem limites. Porque Seu desfrute aumenta, Sua doçura e beleza também aumentam. Quando Krsna vê Radha se tornando mais e mais bela, Seu desfrute também aumenta, fazendo a beleza e a doçura dEle crescerem. Quando Radha vê que Ela deu prazer a Krsna, Ela Se torna dominada por um grande prazer e, na proporção que Seu desfrute é multiplicado, Ela Se torna ainda mais bela e doce. Isso novamente aumenta o desfrute pessoal de Krsna, bem como Sua beleza e doçura… Então essa reciprocidade segue, sem fim ou limites.

O nome Krsna significa “todo-atrativo”, e saber da reciprocidade do amor sempre crescente entre Radha e Krsna nos permite apreciar o quão atrativo é Deus – mais atrativo do que qualquer coisa deste mundo. Quando Deus é conceituado erroneamente como estático ou destituído de variedade, isso faz com que o mundo material pareça mais interessante e atrativo do que a transcendência. Esse conceito estacionário de Deus foi pego emprestado pelos filósofos cristãos de Aristóteles e consagrado na teologia medieval, e esta é uma das razões pelas quais o Renascimento se voltou para o mundo material em busca de promessas, aventuras e possibilidades crescentes. Deus foi filosoficamente entendido como actus purus, que significa que Ele era tudo o que Ele poderia ser; Ele era completamente estático, uma espécie de perfeição congelada ou cristalizada.

Concluiu-se que se Deus possui a plenitude da perfeição infinita, então a perfeição divina estaria no máximo absoluto e não mais poderia crescer. Contudo, Krsnadasa Kaviraja diz que, embora Deus esteja na plenitude da perfeição, Ele ainda assim continua a crescer. O aparente paradoxo pode ser mais fácil de aceitar se considerarmos um “paradoxo” similar descoberto pelos matemáticos modernos em suas investigações das propriedades dos conjuntos infinitos. Consideremos, por exemplo, um hotel com infinitos números de quartos, sendo que todos estão ocupados. Embora o hotel esteja cheio, você pode sempre hospedar mais pessoas – de fato, um número infinito de pessoas. Imaginemos que o hoteleiro queira receber mais um hóspede. Ele soa um apito, e todas as portas se abrem. O ocupante da sala 1 se muda para a sala 2, o da sala 2 para a sala 3 e assim por diante ad infinitum. O hóspede entra na sala 1, agora vazia. Similarmente, muito embora uma infinidade de número de hóspedes deixe o hotel, ele permanecerá completamente ocupado. O Isopanisad faz uma consideração similar sobre a Suprema Personalidade de Deus: Ele é tão completo que, embora incontáveis energias emanem dEle, Ele permanece completo e não reduzido. E embora Krsna seja pleno e completo, ainda assim, através de Sua troca amorosa com Radha, Ele está Se expandindo eternamente e sem limites.

O Senhor Caitanya também personifica outra fase na psicologia transcendental da troca amorosa entre Radha e Krsna. Já vimos como Krsna é incessantemente fascinado e atraído por Radha. Ele acha que o amor dEla por Ele é igualmente incrível. Tal amor é livre de qualquer egoísmo e aumenta Sua admiração por Ela. Krsnadasa Kaviraja nos diz que Krsna pensa conSigo: “Qualquer prazer que Eu sinta desfrutando do Meu amor por Srimati Radharani, Ela desfruta dez milhões de vezes mais do que Eu através do Seu amor”. (Caitanya-caritamrta, Adi 4.126) Krsna é o desfrutador supremo, mas Ele percebe que Srimati Radharani, por Seu amor por Ele, desfruta de mais bem-aventurança do que Ele. Krsna, então, anseia por experimentar pessoalmente o gosto do amor de Srimati Radharani por Ele.

A beleza e a doçura de Krsna são tão ilimitadas que atraem todo o universo. Krsnadasa Kaviraja diz: “A beleza de Krsna tem uma força natural: ela estremece o coração de todos os homens e mulheres, começando com o do próprio Senhor Krsna. Todas as mentes são atraídas ao ouvirem Sua doce voz e o som de Sua flauta, ou ao verem Sua beleza. Mesmo o Senhor Krsna busca experimentar tal doçura”. (Caitanya-caritamrta, Adi 4.147-148) Mas aquele que mais desfruta da beleza e da doçura de Krsna é Srimati Radharani. Seu amor imaculado é como um impecável espelho, e, nesse espelho, a beleza e a doçura pessoal de Krsna brilham com grande esplendor. Krsna, assim, deseja experimentar Sua beleza e atração da mesma forma que o faz Srimati Radharani.

Por essas razões, então, Krsna deseja aceitar a posição de Srimati Radharani. Esse desejo é eternamente satisfeito pela pessoa do Senhor Caitanya. Em sua forma como o Senhor Caitanya, Krsna assume a compleição dourada e os sentimentos devocionais de Radha, e experimenta pessoalmente a ilimitada bem-aventurança do serviço devocional.

O Senhor Caitanya e o Renascimento da Devoção 4

Foto: Caitanya como Radha e Krsna.

Krsnadasa Kaviraja traz dois versos, nos quais ele sintetiza a natureza do Senhor Caitanya: “As atividades amorosas de Sri Radha e Krsna são manifestações transcendentais da potência interna de prazer do Senhor. Embora Radha e Krsna sejam unos em Suas identidades, são eternamente distintos. Agora, essas duas identidades transcendentais se uniram novamente na forma de Sri Krsna Caitanya. Ofereço minhas reverências a Ele, que Se manifestou com o sentimento e compleição de Srimati Radharani, embora Ele seja o próprio Krsna. Desejando entender a glória do amor de Radharani, as qualidades dEle que Ela desfruta sozinha através de Seu amor, e a felicidade que Ela sente quando experimenta a doçura de Seu amor, o Supremo Senhor Hari, ricamente adornado com a tez de Radharani, apareceu no ventre de Srimati Sacidevi, assim como a Lua aparece do oceano”. (Caitanya-caritamrtaAdi 1.5-6)

As três personalidades transcendentais de Radha, Krsna e Caitanya juntos manifestam a dialética transcendental do amor divino, a atemporal dinâmica do sempre crescente oceano de bem-aventurança transcendental. O Senhor Caitanya descendeu para inundar o mundo com um oceano de amor distribuindo para todos o cantar dos nomes de Deus. Simplesmente por cantar Hare Krsna, qualquer um pode entrar no ilimitado oceano do néctar da devoção.

O Senhor Caitanya inaugurou o renascimento de bhakti e voltou a visão das pessoas para Deus no mesmo tempo em que o Renascimento na Europa voltava a visão das pessoas para o homem e para o mundo. Homens como Da Vinci, fascinados pela estonteante e precisa complexidade da natureza material, começaram a se aprofundar em seus segredos e foram retribuídos com descobertas. No mesmo tempo, como que em contrabalanço, o Senhor Caitanya, através do renascimento de bhakti, deu ao mundo uma visão sem precedentes acerca da dinâmica interna do infinito amor da todo-atrativa Suprema Personalidade de Deus. Da mesma forma que os renascentistas tentaram desvendar os segredos do mundo, o Senhor Caitanya e Seus associados desvendaram o reino de Deus e os segredos do amor transcendental.

Para as pessoas do Renascimento, o mundo e o homem pareciam imbuídos de ilimitadas possibilidades e promessas. A civilização ocidental, nos dias atuais, segue com essa visão, mas parece cada vez mais que o mundo não satisfaz o homem. A mudança da visão renascentista de Deus para o homem e a matéria isolou as pessoas de qualquer fonte transcendental de significados e valores, e o relativismo e niilismo resultantes – o fruto maduro do Renascimento – lançaram energias baixas que devastaram o planeta em que vivemos atualmente. E há mais por vir.

O aparecimento do Senhor Caitanya, portanto, não poderia ser mais oportuno. A civilização nascida na Europa durante o Renascimento se espalhou por toda a Terra. Mas houve uma contraposição, na forma do movimento de sankirtana do Senhor Caitanya, que também se espalhou pelo globo em cumprimento a uma profecia do próprio Senhor Caitanya. Mostrando como Krsna é imensamente amável e todo-atrativo, e fazendo Krsna facilmente acessível através do cantar de Seus nomes, o Senhor Caitanya tornou possível que voltássemos novamente nossa visão para Deus. Isso é preciso. O homem e o mundo não podem atender a expectativa que projetamos neles. Apenas Krsna e Seu reino transcendental, onde Ele revela eternamente Seus passatempos amorosos, podem fazer isso. O Seu reino é rico de promessas infinitas, convidando-nos a possibilidades ilimitadas.


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MARCELO GONZAGA丨Contra todas as probabilidades




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Aconversa deve ser a atividade humana mais mal executada de todas. Dada sua antiguidade, o normal seria esperar um refinamento constante, uma capacidade cada vez maior de transmitir e captar as mensagens emitidas pelos outros. Só que as evidências, diriam os ingleses, insistem no contrário. Vejam o caso de Babel: Deus precisou confundir as falas para que as pessoas não entendessem umas às outras. Deviam ser todos gênios. Hoje, Deus precisa operar um milagre para um sujeito que fale a mesma língua que você consiga acompanhar um raciocínio até o fim. Os que entendem ironia e sarcasmo, então, são criaturas míticas, seres de existência rarefeita e duvidosa. Quando um cidadão de bem tem o infortúnio de cruzar com uma abominação deste quilate, age como todo homem sensato: num ataque de histeria (a natureza ensina que é importante parecer maior do que a ameaça), convoca para acabar com o monstro o time de futebol, alguns desavisados, a polícia, o corpo de bombeiros, eruditos de ambos os sexos e toda a ordem de anjos e demônios. Ainda bem que há gente bacana no mundo.

Tendo já participado de muitas conversas (em minha defesa, a maioria delas sem querer), notei a recorrência de três tipos principais de participantes, o selvagem, o intuitivo e o calculista, que interagem entre si como num jogo de pedra-papel-tesoura: selvagem vence calculista, calculista vence intuitivo, intuitivo vence selvagem.

O selvagem é, como o próprio nome diz, imune às regras da civilização; não se importa com o quê, nem com o como, nem com o quando fala. É um grupo grande, e comporta subdivisões. “O valor é o mesmo de pé e sentado,” diz o engraçado (palhaço para os íntimos) ao oferecer uma cadeira. “Você não sabe o que me aconteceu,” começa outro. “É aquela história dos ETs de novo?” interrompe um herói. “Então, lá estava eu andando na rua quando uma luz…” – vem o surdo que se julga interessante. “Por quê?” é um questionamento proibido para o melindrado, que, pobre coitado, nunca faz nada errado; natural que reaja com violência: “A culpa é sua, que está de cara feia.” Há também o erudito em tempo integral, que não perde oportunidade para deslindar seu vasto desconhecimento. “Conheço. Conheço sim,” disse certo professor sobre autor e livro que nem existem. A lista não é exaustiva, e qualquer semelhança com a realidade definitivamente não é mera coincidência.

O intuitivo, por sua vez, é mais refinado. Agindo com mais arte do que engenho, tem o mérito de falar a coisa certa na hora certa. Transita bem socialmente e os outros o percebem como sujeito simpático e de trato afável. Mas seu papo, apesar de agradável, deixa com aquela sensação gostosa de suicídio parcelado: “joguei minhas últimas horas no lixo.” Evito sempre que posso, mas não é incomum ver gente doidinha para pagar a próxima prestação.

O último – calculista – enxerga a conversa como uma atividade de alta complexidade, mede o que fala para reproduzir sua intenção com máxima precisão e tenta tirar disso algum proveito. São eventos que exigem atenção, compromisso e seriedade – mesmo que o assunto seja a amizade hipotética (mas altamente provável) do Batman com o Lex Luthor (afinal, nenhum dos dois acha normal que um maluco superpoderoso de outro planeta faça o que quiser só porque parece bonzinho). É o ritual, não o assunto, que importa.

A vantagem do selvagem sobre o calculista é assegurada pelo complexo do pombo enxadrista; o calculista fica sobrecarregado de pensar por dois, enquanto tudo o que o selvagem faz é cagar no tabuleiro e sair por aí voando. Não há possibilidade de explicação. O intuitivo vence o selvagem do mesmo modo que o flautista de Hamelin seduz seus ouvintes; nada melhor contra animais e crianças do que hipnotizá-las com um truque de mágica. É aquela conversa mole, cheia de elogios vazios e promessas impossíveis. Algo como trabalhar pelo bem comum, garantir picanha para o povo, concordar com a mulher numa discussão. Nada disso, claro, deve ser levado a sério. E o calculista, numa mimese socrática, é quem consegue desmascarar o intuitivo. Mas é sempre uma vitória relativa. A máscara pode ser mero adereço, que logo revela um conversador interessante; o mais comum, entretanto, é essa máscara ocultar, à semelhança do Fantasma da Ópera, um psicopata feio pra cacete, que não poupará esforços para acabar com a raça do desgraçado que o expôs.

É evidente que os calculistas são os mais fracos na batalha pela sobrevivência. Não à toa são o tipo menos escolhido; estão estatisticamente fadados à derrota. Mas tudo bem. Que lidem com isso. A vida é cheia de deveres inalienáveis. “Humilhar é preciso,” diria Pompeu, “viver não é preciso.”

Marcelo Gonzaga
MARCELO GONZAGA
Professor e estudioso inconstante. Formado em Direito por acidente e em História por escolha, traduzi para o português as obras "A beleza salvará o mundo", de Gregory Wolfe, "Desejo Sexual", de Roger Scruton, e "Reflexões sobre a revolução na França", de Edmund Burke. Dei aulas de Inglês, Filosofia e História para alunos dos ensinos fundamental e médio, cursos livres sobre Filosofia e Literatura, e faço uma espécie de tutoria para interessados. Participei também de uma aventura na administração pública, primeiro como chefe de gabinete da Fundação Biblioteca Nacional (2020 a 2022), e depois como diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (2022)

Fonte:
 https://revistaesmeril.com.br/marcelo-gonzaga%e4%b8%a8contra-todas-as-probabilidades/#comment-19233

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Democracia muito bem explicada por quem vive a margem da sociedade. Sabedoria está em toda parte...

sábado, 4 de março de 2023

O Projeto de Lei 1843/22 aumenta a duração dos contratos de estágio que passam a poder ser estendidos até o fim do curso. Hoje, a duração do estágio na mesma empresa não pode exceder dois anos.

Projeto amplia a duração de estágio de estudantes

Hoje, a duração do estágio na mesma empresa não pode exceder dois anos

26/08/2022 - 19:50  

Paulo Sergio/Câmara dos Deputados


Lucas Gonzalez quer estimular a contratação de estagiários

O Projeto de Lei 1843/22 aumenta a duração dos contratos de estágio que passam a poder ser estendidos até o fim do curso. Hoje, a duração do estágio na mesma empresa não pode exceder dois anos.

Segundo o autor, deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG), a lei atual “constitui um desestímulo a que a empresa contrate estagiários que estejam cursando os primeiros anos do ensino superior, pois irá treiná-los sem possibilidade de efetivação”.

O texto faz uma série de alterações na lei que trata sobre o estágio de estudantes (Lei 11.788/08). Além de aumentar o período de contrato, o projeto prevê a adoção do estágio remoto ou híbrido.

O projeto em análise na Câmara dos Deputados também deixa claro que a estagiária grávida não tem direito à estabilidade prevista pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A justificativa é que os contratos de estágio não têm vínculo empregatício, logo não são aplicados os direitos trabalhistas.

O projeto revoga artigo da legislação que garante às pessoas com deficiência o percentual de 10% das vagas de estágio.

Também são revogados da legislação atual os artigos que tratam do número máximo de estagiários que a empresa deve contratar em relação ao seu quadro de pessoal.

Tramitação
A proposta será analisada em
caráter conclusivo pela comissões de Educação; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Rachel Librelon

Fonte: Agência Câmara de Notícias


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Como tirar parafuso quebrado - Dica Jogo Rápido

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