domingo, 10 de agosto de 2014

TRABALHANDO HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS COM GÊNERO TEXTUAL POEMA

TRABALHANDO HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS COM GÊNERO TEXTUAL POEMA


EU QUERO O MEU CAFÉ

“Eu quero o meu café”
Assim falou o gigante,
“Na hora que eu despertar,
Logo que eu me levante”.

“Ouçam todos na cozinha”,
continuou o gigante,
“eu mato quem não matar
minha fome num instante!”

“Não quero saber de mingau,
nem de ovos, nem de pão.
Eu quero o que eu quero
Eu quero um bocadão”.

“Cem panquecas com geléia,
nem uma a menos ou a mais,
que só assim a minha pança
fica cheia e eu fico em paz.”

Geode, Diane. O livro dos gigantes e dos pequeninos. São Paulo, Compania das Letrinhas, 2001.

1. De acordo com o poema, o gigante quando acorda quer comer:
a) (     ) mingau.
b) (     ) ovos.
c) (     ) panquecas.
d) (     ) pão.

2. Parônimos são palavras diferentes no sentido, mas com muita semelhança na escrita e na pronúncia. Procure no dicionário o significado dos parônimos destacados nas frases abaixo:
a) O gigante fez uma descrição do seu café.
b) O gigante fez uma discrição do seu café.
c) Os alimentos estavam na despensa.
d) O gigante dispensou os empregados.
e) O gigante vai recrear no lanche.
f) O gigante vai recriar o lanche.
3. Homônimos são palavras diferentes no sentido, mas que tem a mesma pronúncia. Procure no dicionário o significado dos homônimos abaixo e forme frases com cada um deles.
a) acender –
b) ascender –
c) decente –
d) descente –
e) acento –
f) assento –
g) concerto –
h) conserto –

4. Esse texto é:
a) (     ) uma biografia.
b) (     ) um poema.
c) (     ) uma narrativa.
d) (     ) um diálogo.

5. O que representa as aspas apresentadas no poema?

6. Qual o outro sinal de pontuação que poderia ser colocado no lugar das aspas?

7. Como podemos identificar o gênero textual desse texto?

8. Observe as frases seguintes:
No mercado, é preciso apreçar a panquecas.
O gigante tem que se apressar para comprar as panquecas.
Agora responda:
a) Qual a diferença entre as palavras destacadas?
b) Essas palavras são homônimas ou parônimas? Explique.
http://artedelecionar.blogspot.com.br/2011/03/trabalhando-homonimos-e-paronimos-com.html




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Ortega e a I Guerra Mundial, por Nivaldo Cordeiro.





Publicado em 07/08/2014
As verdadeiras causas da I Guerra Mundial, que completa cem anos, estão no Renascimento. É a razão técnica e a razão de Estado, como bem definiu Ortega y Gasset como sendo as características do homem moderno, em oposição ao homem medieval, que redundarão no morticínio aterrador de há um século. O romance Tempestade de Aço, de Ernst Junger é o melhor retrato do que foi a guerra de trincheiras, onde matar e morrer eram verbos equivalentes. Na verdade, matar era o que importava e ser morto também. As causas da I Guerra Mundial têm raízes metafísicas. O cultivo do Mal redunda na prática do mal.


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Plano de aula com ábaco.




Plano de aula com ábaco.

Publico alvo criança 9 (Nove) anos

Desenvolvimento o concito de ordem das posicionais dos números.
Leituras dos números ate a unidade   , dezena ,milhar  realizar a composição  e decomposição do numero.

Material
Caderno lápis borracha  para registra

Ábaco

Procedimentos
Colocar o ábaco sobre a mesa, deixar um tempo par que a criança  mexa  no matéria , façam uma  contagem  com a criança separando as cor  e deixe um tempo livre  para que a criança separe o material . depois explicar a ordem da unidade dezena  centena , a unidade de milhar .
 E o posicionamento das peças  no ábaco  .
Apresentar a atividade para as crianças  na seguinte formas  ditando os números e assim eles colocado no ábaco  ate formar  a sua conta .




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sábado, 9 de agosto de 2014

Economia do lar 3. Financiar a compra de um carro a prestação, alguns cu...



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Economia do lar 3. Financiae a compra de um carro a prestação, alguns cu...



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Universidade Aberta Unesp cursos



Página inicial › UAB - Universidade Aberta do Brasil › Cursos de Pós-Graduação
Especialização em Atendimento Educacional Especializado


A Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marilia, participou de uma chamada pública para cadastramento e seleção de cursos de Instituições públicas de Educação Superior para a rede de formação continuada de professores na educação especial no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, através de Edital Público nº 01 de 02 de março de 2009.
 Uma equipe de docentes do Departamento de Educação Especial, composta pelas doutoras Claudia Regina Mosca Giroto, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Simone Ghedini Milanez Costa, Rosimar Bortolini Poker e Anna Augusta Sampaio de Oliveira elaboraram uma proposta pedagógica para concorrer ao edital, para educação continuada de professores, através de um Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da Educação Inclusiva, modalidade semi-presencial. Foram concorrentes na modalidade de cursos de especialização oito Universidades Brasileiras e APROVADAS as propostas da Universidade Federal do Ceará - UFC, a Universidade Estadual de Maringá - UEM e a da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP de Marília. O curso deverá ser desenvolvido no período de 18 meses e está direcionado a professores da rede pública de ensino, em exercício nas salas multifuncionais, de todos os estados do Brasil.
 A equipe, composta pela coordenação do curso, supervisora de tutoria, pesquisadores e formadores, assessorada por dois secretários e um técnico de apoio informacional, está envolvida fortemente na preparação do curso, desde a elaboração do material didático, até a busca da identidade virtual e pedagógica do curso. Também trabalha no preparo de todo o ambiente educacional, através da Plataforma Teleduc, contando com a assessoria e contribuição do NEAD e da Pró-Reitoria de Pós-graduação.
 É importante mencionar que tal experiência possibilitará ao Departamento de Educação Especial estender seus conhecimentos e ampliar a sua abrangência, veiculando um conjunto de procedimentos didático-pedagógicos para a formação continuada de professores, assim como a produção de material on-line para disseminação da Educação Especial, na modalidade de educação a distância. Também proporcionará o desenvolvimento de conhecimentos metodológicos, científicos e administrativos que poderão subsidiar a SEESP, na expansão de novos cursos, para atender a demanda, da rede pública de ensino inscrita no Plano Articulado de Educação (PAR).
 Significa um momento impar para a UNESP, a qual se torna credenciada junto a Universidade Aberta do Brasil - UAB, assumindo um destaque importante em todo o território nacional, o que possibilitará a divulgação e visibilidade de ações de formação continuada e seu papel de inclusão social, atingindo professores em exercício, cujas oportunidades de aprimoramento e acesso a novos conhecimentos poderão ser facilitados através de instrumentos midiáticos e do Ensino a Distância.
 É um novo desafio para Universidade como um todo e o Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da Educação Inclusiva, nos possibilitará produzir conhecimentos acadêmicos e científicos, através do delineamento de pesquisas realizadas a partir da Plataforma e do contato com cursistas em âmbito nacional, o que nos permitirá analisar o potencial de formação com a utilização dos recursos do Ensino a Distância, apontando suas fragilidades e possibilidades, a partir do conhecimento minucioso de todo o funcionamento dos recursos à distância.

Coordenação  e  Equipe-Técnica do AEE

fonte  http://www.unesp.br/portal#!/uab/cursos-de-extensao-universitaria/

Outros cursos



Cursos de Pós-Graduação




Documentos UAB
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As inscrições para o curso de APERFEIÇOAMENTO MEDIADORES DE LEITURA foram prorrogadas até o dia 15 de Agosto de 2014.



ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO!

As inscrições para o curso de APERFEIÇOAMENTO MEDIADORES DE LEITURA foram prorrogadas até o dia 15 de Agosto de 2014.

Após reunião com a equipe da UNESP responsável pelo curso, ficou decidido que serão 6 meses de curso, totalizando 180 horas.

Edital no link: http://zip.net/bfnNNd

Informações sobre o curso e objetivos: http://zip.net/bqnWmJ

Abraço Fraterno!!!
Foto: ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO!

As inscrições para o curso de APERFEIÇOAMENTO MEDIADORES DE LEITURA foram prorrogadas até o dia 15 de Agosto de 2014.

Após reunião com a equipe da UNESP responsável pelo curso, ficou decidido que serão 6 meses de curso, totalizando 180 horas.

Edital no link: http://zip.net/bfnNNd

Informações sobre o curso e objetivos: http://zip.net/bqnWmJ

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94 - Terapia das Doenças Espirituais



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sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Origem da palavra educação


Em: Etimologia no Maternal

Educando

Muito bem, criançada. Se vocês não pararem quietos, não vou poder educar vocês, como os papais e mamães me pediram. Como assim, o que é educar? Não podem saber mesmo, pois parece que vocês nunca foram expostos a tal coisa.
Então vamos fazer uma rodinha que a tia Odete vai falar sobre o assunto.
educare, em Latim, queria dizer “educar, instruir” e também “criar”. Essa palavra era composta por ex, “fora”, e ducere, “guiar, conduzir, liderar”. Parece que eles tinham a idéia de que introduzir alguém ao mundo através da instrução era como “levar uma pessoa para fora” de si mesma, mostrar o que mais existe além dela.
Já que falei em introduzir, esta palavra se formou do prefixo intro- com o verbo ducere. Ou seja, “guiar para dentro”. No início, tinha o sentido de “gerar, usar pela primeira vez”. Só mais tarde é que também assumiu o sentido de “tornar conhecido para outrem”. Por exemplo, a Tia Odete aqui está introduzindo vocês à Etimologia, matéria sem a qual a vida perde muito a graça.
O verbo ducere é ligado à palavra dux, “chefe, líder”. Nas legiões romanas já havia duques, que eram chefes militares com cargos bem distintos dos duques que surgiriam no futuro, como grau de nobreza dos mais altos. Muito mais tarde, no século 20, surgiria um chefe em Roma que se intitulava Duce, e que teve um fim nada agradável.
Mas este dux gerou uma grande quantidade de derivados em muitos idiomas.
Vejam, por exemplo, produzir. Vem de pro-, “à frente”, e ducere. Ou seja, “guiar para a frente”. Um país ou pessoa que produz segue adiante, parece ser o que a metáfora quer dizer.
Também me ocorre a palavra ducto, de ductus, “cano ou caminho para passagem de líquidos, gás, etc.”. Esse equipamento “leva, guia” material de um lugar para outro. Os romanos faziam aquedutos para aportar água às suas cidades.
Falando nisso, a ducha que a gente gosta de tomar quando chega em casa também vem deducto, através do Italiano docciare, que veio do Latim ductiare.
Nossas cidades têm viadutos, estruturas que conduzem – levam, guiam – ruas para desafogar o trânsito. Existem gasodutos, equipamentos para levar gás a partir do seu local de produção…
Sidneizinho, que é isso? Ora, vou-lhe dar, mostrar o seu ducto para a Helozinha, coitadinha, tão bem comportada que ela é! Levante essas calças e fique ali naquele canto, já!
É uma barbaridade, a gente se esforçar tanto para ver acontecer isso. Menino mau!
Em todo o caso, vamos seguir. Quando desta desagradável interrupção, eu estava por dizer que a palavra adutora também é parente dessas. Vem de ad-, prefixo que indica “junto” educere: “a que traz para junto”. Um cano adutor de água de uma casa, por exemplo, é um cano que traz a água para dentro.
Em Anatomia há vários músculos adutores, ou seja, que trazem um segmento do corpo para junto da linha média. Existem também os abdutores, de ab-, “para fora”: músculos que produzem o movimento oposto, afastando esses segmentos.
Eu gostaria de induzir vocês a serem educados e estudiosos, mas está difícil. Especialmente hoje, desde que o nosso jovem fauno, que está muito risonho ali, agitou o grupo.
Induzir vem de in-, “dentro, para dentro” mais ducere. Quer dizer “levar alguém para dentro”, ou seja, “convencer, persuadir”. Também pode significar “gerar, produzir”, como “induzir uma carga elétrica”.
Não, Robertinho, deduzir não tem nada a ver com dedo. Tem a ver com o que estamos falando mesmo: é formado por de-, “para fora, afastar” e ducere. Significa “descobrir a partir de princípios gerais”. É como se a gente pegasse informações básicas e se afastasse delas em direção a uma realidade concreta. Por exemplo, eu deduzo que este Sidney, no futuro, será um sujeito muito incômodo para as moças. E que você, meu rapaz, embora bonzinho e esforçado, não será um grande etimologista.
Hein? O que é que dux tem a ver com duck, o “pato”, que vocês conhecem dos desenhos animados? Nada, na verdade. Esta palavra vem do verbo inglês arcaico ducan, que deu o verbo atual to duck, “abaixar-se”, pois é isso que os patinhos parecem fazer no laguinho quando se inclinam para pegar a sua comidinha.
Também vem daí a palavra reduzir, de re-, “para trás, outra vez” e ducere. Em Latim,reducere tinha um sentido diferente: “trazer de volta, restaurar” e também “retirar”. Mas o sentido acabou virando “trazer de volta à ordem”, “sujeitar” e finalmente “diminuir”.
Falando em reduzir, temos uma palavrinha muito parecida com significado bem diferente, que é seduzir. Esta vem de se-, prefixo que denota “afastamento” e ducere. Tem o sentido de “afastar alguém dos seus votos, da sua lealdade”.
Nada disso, Sidneizinho! Isso que você fez não é sedutor! É grossura mesmo. Nenhuma moça decente gosta disso.
Agora chega de aprender. Vão para casa, mas o Sidneizinho e eu vamos ter uma conversa com a Direção.
fonte: http://origemdapalavra.com.br/site/palavras/educar/

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quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Hoje é dia de jejum de Ekadasi - Pavitropana jejum de Ekadasi 18 dia 07/08/2014



Pavitropana jejum de Ekadasi 18


                   Maharaja Yudhisthira disse:

                   Madhusudana, por favor seja misericordioso comigo e descreva o jejum (Ekadasi) que ocorre durante o quarto-crescentedo mês Sravana (julho/agosto).

                   O Senhor Supremo Sri Krishna respondeu:

                   -Sim, ó rei, narrarei com alegria estas glórias para você, porque simplesmente por ouvir sobre este jejum (Ekadasi) sagrado, a pessoa obtém o mérito da execução de um Asvamedha-ygna.

                   No começo da Dvapara-yuga vivia um rei chamado Mahijita, o qual governava o reino de Mahismati-puri. Devido a não ter filhos, todo seu reino parecia-lhe completamente triste. Um homem casado que não tem filhos não é feliz nem nesta vida nem na próxima (nota 1). Por muito tempo o rei tentou em vão obter um herdeiro. Vendo que sua idade avançava o rei Mahijitatornava-se cada vez mais ansioso. Um dia ele disse na assembléia de seus conselheiros:

                   -Não cometi pecados nesta vida, e não há dinheiro ilegal no meu tesouro. Nunca usurpei as oferendas aos semideuses ou brahmanas. Quando me ocupei em guerrear e conquistar reinos, eu segui as regras e regulações da arte militar, e tenho protegido meus súditos como se eles fossem meus próprios filhos. Eu puni até meus parentes caso eles desobedecessem a lei, e se meu inimigo fosse gentil e religioso eu lhe dava as boas vindas. Ó almas duas-vezes nascidas, embora eu seja um seguidor fiél e religioso dos padrões védicos, mesmo assim minha casa não tem filhos. bondosamentedigam-me a razão para isto.

                   Ouvindo isto, os conselheiros brahmanas do rei discutiram o assunto entre eles, e com o propósito de beneficiar o rei, eles visitaram vários asramas de renomados sábios. porfim eles chegaram em um sábio que era austero, puro, auto-satisfeito e que estava observando estritamente o voto de jejum. Seus sentidos estavam completamente sob controle, ele tinha conquistado sua ira e era experto em executar seu dever ocupacional. Na verdade, este grande sábio era experto em todas as conclusões dos vedas e tinha prolongado sua duração de vida como a mesma do senhor Brahma. Seu nome era Lomasa rsi e ele conhecia o passado, presente e futuro. Após a passagem de uma Kalpa (nota 2), um cabelo costumava cair da sua cabeça.

Todos os conselheiros brahmanas do rei aproximaram-se com muita alegria um a um para oferecer seus humildes respeitos.

                   Cativados por esta grande alma, os conselheiros do rei Mahijita ofereceram reverências a ele e disseram mui respeitosamente:

                   -Ó sábio, somente devido a nossa grande boa fortuna nos foi permitido vê-lo.

                   Lomasarsi viu eles curvarem-se e respondeu:

                   -Bondosamente, deixem-me saber por que vocês vieram aqui; por que vocês estão me glorificando? Farei tudo o que puder para resolver seus problemas, pois sábios como eu só tem um interesse: ajudar os outros. Não tenham dúvidas disto (nota 3).

                   Os representantes do rei disseram:

                   -Nós viemos até aqui, ó sábio exaltado, para pedir a sua ajuda na solução de um problema muito sério. Ó sábio, você é como o senhor Brahma. Na verdade, não há sábio melhor em todo mundo. Nosso rei, Mahijita, não tem filhos, embora ele nos tenha sustentado e protegido como se fossemos seus filhos. Vendo-o tão infeliz devido a não ter filhos, nós ficamos mui pesarosos, eportanto, ó sábio, entramos na floresta para executar severas austeridades. Por nossa boa fortuna encontramos por acaso com você. Simplesmente pela sua audiência (darshana) os desejos e atividades de todos tornam-se bem sucedidos. Assim, pedimos humildemente que nos diga como nosso bondoso rei pode obter um filho.

                   Ouvindo o apelo sincero deles, Lomasa rsiabsorveu-se em meditação profunda por um momento e logo compreendeu a vida anterior do rei. Então ele disse:

                   -Na vida passada seu governante era um mercador, e achando que sua riqueza era insuficiente, ele cometeu ações pecaminosas. Ele viajou por muitas vilas para negociar suas mercadorias. Uma vez ao meio-dia, no dia após o jejum (Ekadasi) que acontece durante o quarto-crescente do mês Jyestha, ele sentiu sede enquanto viajava de um lugar para outro. Ele chegou a um belo açude nos arredores de uma vila, mas bem na hora que estava prestes a beber água no açude, chegou ali uma vaca com seu bezerro recém-nascido. Estas duas criaturas estavam também muito sedentas devido ao calor, porém quando a vaca e o bezerro começaram a beber água, o mercador rudemente empurrou-os para o lado e egoisticamente saciou sua própria sede. Esta ofensa contra a vaca e seu bezerro, resultou em seu rei ficar agora sem um filho. No entanto, as boas ações que ele executou em sua vida anterior deram-lhe o domínio sobre um reino sem perturbações.

                   Ouvido isto, os conselheiros do rei responderam:

                   -Ó renomado rsi, ouvimos dizer que nos vedas descreve-se como alguém pode nulificar os efeitos dos pecados passados conseguindo méritos. Seja bondoso e nos dê alguma instrução para que os pecados de nosso rei possam ser destruídos, por favor conceda-lhe a sua misericórdia para que um príncipe nasça em sua família.

                   Lomasarsi disse:

                   -Existe um jejum (Ekadasi) chamado Putrada, o qual ocorre durante o quarto-crescente do mês Sravana. Neste dia todos vocês, incluindo seu rei, devem jejuar e permanecer acordados todo noite, seguindo estritamente as regras e regulações. Então vocês devem dar todo mérito por esse jejum ao rei. Se vocês seguirem estas minhas instruções, ele certamente será abençoado com um esplêndido filho.

                   Todos os conselheiros do rei ficaram muito contentes em ouvir estas palavras de Lomasarsi, e todos eles ofereceram-lhe suas reverências agradecidos. Então com os olhos brilhando de felicidade eles voltaram para casa.

                   Quando chegou o mês de Sravana, os conselheiros do rei lembraram-se das palavras de Lomasa rsi, e sob a direção deles todos os habitantes de Mahismati-puri, juntamente com o rei, jejuaram. E no dia seguinte (Dvadasi), os habitantes ofereceram submissamente ao rei o mérito obtido. Pela força de todo este mérito, a rainha ficou grávida e eventualmente deu luz a um filho muito belo.

                   Yudhisthira, o Senhor Krishna concluiu, o jejum (Ekadasi) que ocorre durante o quarto-crescente do mês Sravana tornou-se, com razão, famoso como Putrada (que concede um filho). Quem quer que deseje felicidade neste mundo e no próximo, certamente deve jejuar de todos cereais e leguminosas neste dia santo. Realmente, Qualquer pessoa que simplesmente ouça as glórias do PutradaEkadasi, livra-se completamente de todos os pecados e é abençoado com um bom filho, subindo ao céu após a morte.

                   Assim acaba a narração das glórias do Sravana-sukla Ekadasi, ou Putrada Ekadasi do Bhavisya-uttara Purana.
                             
-NOTAS-

1) A palavra sânscrita para "filho" é putra. Pu é o nome de um inferno em particular e tra significa "salvar". Assim a palavra  putrasignifica a pessoa que salva alguém do inferno pu. Portanto, todo homem casado deve gerar pelo menos um filho e educá-lo espiritualmente, então o pai será salvo de uma condição infernal de vida. No entanto, esta injunção não se aplica aos devotos sérios do Senhor Vishnu ou Krishna, pois o Senhor torna-se seus filhos, pai e mãe.

   Sobre este assunto, Canakya Pandita declara o seguinte:

   "A verdade é minha mãe, conhecimento meu pai, o dever ocupacional meu irmão, a bondade meu amigo, tranquilidade minha esposa e o perdão meu filho. Estes são os seis membros da minha família."

   Dentre as vinte e seis principais qualidades de um devoto do Senhor, perdão é a principal. Portanto os devotos devem fazer um esforço extra para desenvolver esta qualidade. Acima Canakya Pandita diz que o perdão é meu filho, portanto o devoto do Senhor, muito embora possa estar no caminho da renúncia, pode observar o Putrada Ekadasi e orar para obter este tipo de filho.

2) Uma kalpa, ou doze horas do senhor Brahma é igual a 4.320.000.000 anos.

3) Lomasa rsitem todas as boas qualidades porque é um devoto do Senhor Supremo. Como se afirma no Srimad-Bhagavatam (5.18.12): "Naquele que o serviço devocional a Sri Krishna é resoluto, todas as boas qualidades de Krishna e dos semideusesmanifestam-se consistentemente. Entretanto, aquele que não tem devoção pela Suprema Personalidade de Deus, não tem boas qualificações porque está ocupado em especulação mental na existência material, a qual é o aspecto externo do Senhor."
                                                                                   -FIM-
                    


Para fazer jejum na pratica procure um endereço perto de você na nossa Agenda

Para saber tudo sobre Jejum ou ekadasi clique nos links abaixo:
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