quinta-feira, 2 de setembro de 2021

“O que É Isso, Swamiji?”: A História do Primeiro Jagannatha da ISKCON

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Satsvarupa Dasa Gosvami

Um achado aparentemente simples em uma importadora revela-se, na verdade, um arranjo do próprio Senhor Supremo desejoso de Se manifestar no Ocidente e aceitar mesmo a adoração simples que os primeiros seguidores de Srila Prabhupada podiam oferecer.

Certo dia, Malati entrou apressadamente no apartamento do Swamiji, tirou um pequeno objeto de sua bolsa de compras e colocou-o sobre a escrivaninha para que o Swamiji o examinasse. “O que é isso, Swamiji?”. Bhaktivedanta Swami olhou para baixo e contemplou uma escultura de madeira de quase oito centímetros, com a cabeça chata, um rosto negro e sorridente, com grandes olhos redondos. A figura tinha braços atarracados e projetados para a frente e um simples tronco verde e amarelo, sem nenhum pé visível.

Imediatamente, o Swamiji juntou as palmas das mãos e curvou sua cabeça, mostrando respeitos à pequena figura. “Você trouxe o Senhor Jagannatha, o Senhor do Universo”, disse ele, sorrindo com um brilho nos olhos. “Ele é Krishna. Muito obrigado!”. O Swamiji estava radiante de alegria, enquanto Malati e os outros ficaram sentados, imaginando quão afortunados eram em ver o Swamiji tão satisfeito. Ele explicou que aquele era o Senhor Jagannatha, uma Deidade de Krishna adorada em toda a Índia há milhares de anos. Jagannatha, disse ele, é adorado juntamente com duas outras Deidades: Seu irmão, Balarama, e Sua irmã, Subhadra.

Emocionada, Malati confirmou que havia outras figuras semelhantes na Cost Plus, a importadora onde ela encontrara o pequeno Jagannatha, e o Swamiji disse que ela devia voltar lá e comprá-las. Malati contou tudo a seu esposo, Shyamasundara, e juntos eles voltaram apressadamente e compraram as outras duas esculturas do grupo.

Bhaktivedanta Swami colocou Jagannatha à direita, com Seu rosto negro e sorridente. No centro, colocou a figura menor, Subhadra, que tinha uma boca vermelha e sorridente e um tronco retangular negro e amarelo. A terceira figura, Balarama, com a cabeça branca e redonda, olhos margeados de vermelho e um leve sorriso, tinha os braços projetados para a frente como Jagannatha, e uma base azul e amarela. O Swamiji colocou-o ao lado de Subhadra. Enquanto olhava para eles juntos em sua escrivaninha, o Swamiji perguntou se alguém sabia como entalhar. Shyamasundara disse que esculpia em madeira, e o Swamiji pediu-lhe que esculpisse cópias dos pequenos Jagannatha, Balarama e Subhadra com aproximadamente um metro de altura.

Mais de dois mil anos atrás, contou-lhes Bhaktivedanta Swami, havia um rei chamado Indradyumna, um devoto do Senhor Krishna. Maharaja Indradyumna queria uma Deidade do Senhor tal como Ele aparecera quando Ele, Seu irmão e Sua irmã viajaram em quadrigas em direção ao campo sagrado de Kurukshetra durante um eclipse solar. Quando o rei pediu a um famoso artista dos planetas celestiais, Visvakarma, que esculpisse as formas, Visvakarma concordou – com a condição de que ninguém interrompesse seu trabalho. O rei esperou por um longo tempo, enquanto o escultor trabalhava a portas cerradas. No entanto, certo dia, o rei sentiu que não podia continuar esperando e forçou sua entrada no quarto para ver em que ponto o trabalho estava. Visvakarma, fiel à sua palavra, desapareceu, deixando para trás as formas incompletas das três Deidades. No entanto, o rei ficou tão satisfeito com as maravilhosas formas de Krishna, Balarama e Subhadra que decidiu adorá-las como estavam. Instalou-as num templo e começou a adoração com grande opulência.

Desde essa época, prosseguiu Bhaktivedanta Swami, o Senhor Jagannatha é adorado em toda a Índia, especialmente no estado de Orissa, onde há um grande templo do Senhor Jagannatha, em Puri. A cada ano, nessa cidade, durante o gigantesco festival de Ratha-yatra, milhões de peregrinos de toda a Índia vão adorar o Senhor Jagannatha, Balarama e Subhadra, enquanto as Deidades passeiam numa procissão em três grandes carros. O Senhor Chaitanya, que passou os últimos 18 anos de Sua vida nessa cidade de Jagannatha Puri, costumava dançar e cantar em êxtase perante a Deidade do Senhor Jagannatha durante o festival de Ratha-yatra, observado anualmente.

Vendo este aparecimento do Senhor Jagannatha em São Francisco como a vontade de Krishna, o Swamiji disse que eles deveriam ter o máximo cuidado para dar ao Senhor Jagannatha a devida recepção e adoração. Caso Shyamasundara pudesse entalhar as formas, o Swamiji disse que pessoalmente as instalaria no templo, e os devotos poderiam então começar a adorar as Deidades. Ele disse que São Francisco poderia passar a se chamar Nova Jagannatha Puri. Ele cantou: jagannatha svami nayana-patha-gami bhavatu me. “Este mantra é para o Senhor Jagannatha”, disse ele. Jagannatha quer dizer ‘Senhor do Universo’. ‘Ó Senhor do Universo, por favor, permite-me que eu Te veja’. É muito auspicioso que Ele tenha escolhido aparecer aqui”.

Shyamasundara comprou três grandes blocos de madeira de lei, e o Swamiji fez o esboço e apontou uma série de pormenores. Usando as pequenas estátuas, Shyamasundara calculou as proporções, as novas dimensões e começou a entalhar na sacada de seu apartamento. Nesse ínterim, os devotos compraram na Cost Plus os pequenos Jagannathas que ainda restavam, e tornou-se moda fixar um pequeno Jagannatha num colar simples e usá-lO em volta do pescoço. Como o Senhor Jagannatha era muito liberal e misericordioso para com os mais caídos, explicava o Swamiji, os devotos logo se capacitariam a adorá-lO em seu templo. A adoração às formas de Radha-Krishna no templo exigia padrões muito elevados e estritos, que os devotos ainda não eram capazes de seguir. Mas o Senhor Jagannatha era tão misericordioso que podia receber uma adoração simples, principalmente com o canto de Hare Krishna, mesmo que os devotos não fossem muito avançados. À medida que progrediam na vida espiritual, Swamiji apresentava-lhes mais e mais práticas detalhadas da adoração à Deidade, bem como o profundo entendimento teológico que a apoia.

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Srila Prabhupada cantando no Golden Gate Park, San Francisco, com a Deidade de Jagannatha ao seu lado, em fevereiro de 1967.

Na noite da instalação, os devotos e os visitantes hippies encheram toda a sala. O Swamiji estava presente, e o ambiente era reverencial e festivo. Foi um evento especial. As Deidades recém-acabadas se acomodavam no altar, e todos as contemplavam enquanto elas permaneciam sobre uma prateleira de sequoia debaixo de um dossel amarelo, com seus semblantes iluminados por refletores. As Deidades não usavam roupas nem ornamentos, mas tinham acabado de ser pintadas em negro, vermelho, branco, verde, amarelo e azul brilhantes. Elas sorriam. O Swamiji também as contemplava, erguendo os olhos em direção ao elevado altar.

Então, o Swamiji começou a instalação das Deidades. Tudo o que era necessário para a vida espiritual estava ali: o templo, os devotos, os livros, a Deidade, o prasada. Ele queria que esses jovens tirassem proveito daquilo. Por que deveriam permanecer vivendo como animais e pensar que a vida espiritual era como tatear “algo” vagamente? Deveriam aproveitar essa misericórdia de Krishna exitosos e felizes. E, para isso, o Swamiji era seu servo incansável.

“Então, Hayagriva, venha cá!”, disse o Swami. Ele pedira que os devotos pusessem uma grande vela sobre um prato. A cerimônia que ele planejara seria simples, com os devotos e convidados adiantando-se um por um e oferecendo a chama em círculos perante as Deidades. “Ela deve ser acesa”, disse o Swamiji, “e, quando começar o kirtana, alguém deve ficar fazendo esses círculos perante a Deidade. Entende?”. “Sim, sim”, respondeu Hayagriva. O Swamiji completou: “Sim, com o kirtana. Então, quando se cansar, a pessoa deve entregá-la a outrem, a um devoto. Quando estiver cansado, esse deve dar a outro – enquanto perdurar o kirtana. Deve-se fazer isso agora mesmo com o kirtana. Entende? Então, comece e, ao cansar-se, entregue a vela a outro. O sistema continuará dessa maneira”.

De seu assento, o Swamiji orientou Hayagriva em relação a como aproximar-se da Deidade com a vela acesa. Algumas das moças contiveram nervosamente o riso enquanto aguardavam. “Na frente da Deidade”, disse o Swamiji. “Está bom. Agora podem começar o kirtanaO Swamiji começou a tocar os karatalas e a cantar o mantra Hare Krishna usando a melodia que ganhara muita popularidade depois que ele a introduzira nos Estados Unidos. “Bem na frente”, bradou ele, gesticulando para que Hayagriva ficasse mais diretamente em frente às Deidades. Os devotos e os visitantes começaram a levantar-se e a dançar de braços erguidos, com os corpos gingando ritmicamente para frente e para trás, enquanto observavam as brilhantes formas pessoais das Deidades e cantavam. Dentro do dossel, luzes coloridas começaram a emitir intermitentes clarões azuis, vermelhos e amarelos, iluminando intensamente os extraordinários olhos do Senhor Jagannatha, de Subhadra e de Balarama. Mukunda, que instalara as luzes, sorria e olhava para o Swamiji, esperando sua aprovação. O Swamiji balançou a cabeça em sinal de aprovação e continuou impetuosamente a cantar Hare Krishna.

Os jovens hippies cantavam e dançavam com entusiasmo, sabendo que o kirtana costumava durar uma hora. Alguns assimilaram as palavras do Swami, que falara que era preciso fixar a mente na forma pessoal do Senhor Supremo, e entenderam quando ele erguera os olhos até as Deidades e dissera: “Aqui está Krishna”. Outros não tinham assimilado, mas achavam muito incrível e bem-aventurado cantar Hare Krishna e olhar para as sorridentes Deidades de grandes olhos, que, no altar, estavam cercadas de flores e da ondulante fumaça de incensos. Bhaktivedanta Swami sentia prazer em olhar as pessoas que se revezavam em oferecer a vela perante o Senhor Jagannatha. A Deidade estava sendo instalada com uma cerimônia simples. Embora nos grandes templos da Índia a instalação da Deidade obedecesse a um cerimonial solene e complexo, requerendo vários dias de rituais contínuos dirigidos por sacerdotes bem remunerados, em São Francisco não havia sacerdotes brahmanas para serem pagos, nem seria possível manter os outros diversos padrões.

Os brahmanas indianos conscientes de casta considerariam uma heresia o fato de não-hindus cuidarem do Senhor Jagannatha e se encarregarem de Sua adoração. À exceção do Swamiji, nenhuma das pessoas presentes sequer receberia permissão de entrar no templo em Jagannatha Puri. O “homem branco”, o “ocidental”, só tinha acesso a ver o Senhor Jagannatha uma vez por ano, quando Ele passeava em Seu carro durante o festival de Ratha-yatra. Mas essas restrições eram costumes sociais, e não preceitos das escrituras. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati introduzira para qualquer pessoa, independentemente de casta, raça ou nacionalidade, a adoração às Deidades e a iniciação. E Bhaktivinoda Thakura, pai de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati, ansiava pelo dia em que o povo do Ocidente se misturaria com seus irmãos indianos e cantariam Hare Krishna.

Bhaktivedanta Swami viera ao Ocidente com o propósito de satisfazer os desejos e a visão de seu mestre espiritual e de Bhaktivinoda Thakura, criando vaishnavas entre os ocidentais. Logo, para se tornarem verdadeiros devotos, estes deveriam ser agraciados com a adoração às Deidades. Caso contrário, seria mais difícil eles se purificarem. Bhaktivedanta Swami tinha confiança na orientação de seu mestre espiritual e nas escrituras. Tinha fé de que o Senhor Jagannatha era especialmente misericordioso com aqueles em maior dificuldade. Orava para que o Senhor do Universo não Se ofendesse com a recepção feita para Ele em Nova Jagannatha Puri.

Ao terminar o kirtana, o Swamiji pediu que Haridasa lhe trouxesse a vela. Passou suas mãos sobre a chama e depois as tocou em sua testa. “Sim”, disse ele, “mostre a todos – a toda e cada pessoa. Eles podem contribuir com quanto quiserem. É isso. Segure assim e mostre a todos”. Indicou que Haridasa deveria apresentar a vela a cada pessoa da sala para que todos os que estivessem ali presentes pudessem tocar com suas mãos a chama como ele mostrara e depois tocassem em suas testas. Enquanto Haridasa ia de pessoa a pessoa, alguns devotos colocaram algumas moedas no prato, e outros os imitaram. O Swamiji continuou explicando: “O Bhagavatam recomenda o método que consiste em ouvir, cantar, pensar e adorar. Esse processo que acabamos de introduzir por ocasião do advento de Jagannatha Svami significa que agora este templo está completamente estabelecido. Logo, este é o processo de adoração. Isto se chama arati. Assim, no final do kirtana, este arati continuará. E o processo consiste em tomar o calor da vela e contribuir com algo para a manutenção da adoração. Assim, caso sigam este procedimento simples, vocês acabarão compreendendo a Verdade Absoluta”.

“Quero lhes fazer outro pedido”, disse Srila Prabhupada. “Ao virem ao templo, todos os devotos tragam uma fruta ou uma flor. Se puderem trazer mais frutas e mais flores, será ótimo. De qualquer modo, não é muito dispendioso trazer uma fruta e uma flor e oferecê-las à Deidade. Portanto, peço-lhes que tragam isso quando vierem ao templo. Pode ser qualquer fruta. Isso não significa que é preciso trazer uma fruta muito cara. Qualquer fruta. O que você puder adquirir. Uma fruta e uma flor”. Ele fez uma pausa e passeou os olhos ao redor da sala: “Sim, agora podem distribuir prasada.

Os convidados se sentaram em fias no chão, e os devotos começaram a servir, oferecendo o primeiro prato ao Swamiji. As preparações eram aquelas que ele pessoalmente ensinara aos devotos em sua cozinha: samosas, halava, puris, arroz, vários legumes cozidos, molho picante de frutas, doces – todas as especialidades de domingo. Os visitantes adoraram o prasada e comeram tudo o que conseguiram colocar no prato. Enquanto os devotos, especialmente as mulheres habilidosas, não paravam de servir prasada, os visitantes se descontraíam, desfrutando de um banquete noturno e de conversas amigáveis. Após provar todas as preparações, o Swamiji levantou os olhos: “Excelentes. Todas as glórias aos cozinheiros!”.

A presença do Senhor Jagannatha rapidamente embelezou o templo. Os devotos faziam-Lhe guirlandas diariamente. Os quadros em que Jadurani pintara o Senhor Vishnu chegaram de Nova Iorque, e Govinda Dasi fizera um grande retrato do Swamiji, que agora estava pendurado ao lado de seu assento. Os devotos também colocaram nas paredes gravuras indianas de Krishna. As luzes cintilavam sobre o Senhor Jagannatha e faziam Seus olhos parecerem pulsar e Suas cores moverem-se em destaque, e Ele tornou-Se uma atração especial na vizinhança psicodélica do Haight-Ashbury.

Tal como o Swamiji solicitara, os devotos e convidados começaram a levar oferendas perante o altar do Senhor Jagannatha. Os hippies passavam por lá e deixavam tudo o que podiam: uma espiga de trigo, a metade de um pão, uma caixa de biscoitos salgados, um pedaço de chocolate ao leite, ou velas, flores e frutas. Ao ouvirem que antes de usar algo para si mesmo alguém deve primeiro oferecer a Deus, alguns hippies começaram a trazer suas roupas novas e, com orações, ofereciam tudo ao Senhor Jagannatha antes de usar. Esses hippies podiam não seguir as instruções do Senhor Jagannatha, mas queriam Suas bênçãos.

Toda noite, os devotos executavam a cerimonia de arati exatamente como o Swamiji lhes ensinara, revezando no oferecimento de uma vela perante o Senhor Jagannatha. Quando os devotos perguntaram se podiam acrescentar algo à cerimônia, o Swamiji disse que sim, que eles também podiam oferecer incenso. Disse que havia muitos outros pormenores na adoração à Deidade, bastante numerosos para manter os devotos ocupados 24 horas por dia; porém, se fosse contar-lhes tudo de uma vez, desmaiariam.

Falando privadamente em seu quarto a um de seus discípulos, o Swamiji disse que, durante o kirtana no templo, ele pensava no Senhor Chaitanya dançando perante Sri Jagannatha. Contou como o Senhor Chaitanya viajara até Puri e dançara diante da Deidade de Jagannatha em um êxtase tão grande que foi incapaz de dizer outra coisa além de “Jag… Jag…”. O Senhor Chaitanya estivera pensando: “Krishna, desde muito tempo tenho desejado ver-Te e, agora, finalmente Te vejo”. Quando o Senhor Chaitanya vivia em Puri, pelo menos 500 pessoas iam visitá-lO de uma só vez, e toda noite havia um grande kirtana com quatro grupos, cada um deles com quatro tocadores de mridangas e oito tocadores de karatalas. “Um grupo deste lado e outro do lado oposto”, explicava o Swamiji. “Um grupo atrás e um na frente, e Chaitanya Mahaprabhu no meio. Todos dançavam, e os quatro grupos cantavam ‘Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna…’. Isso acontecia toda noite pelo tempo em que Ele ficou em Jagannatha Puri.

Os devotos compreendiam que havia uma grande diferença entre eles e o Swamiji. Ele nunca fora um hippie. Não tinha nenhum envolvimento com as ilusões do LSD do Haight-Ashbury, dos pôsteres psicodélicos, dos músicos de rock, do linguajar hippie e das pessoas de rua. Sabiam que ele era diferente, embora às vezes se esquecessem disso. O Swami passava tanto tempo com eles todos os dias – comendo com eles, brincando com eles, dependendo deles. Mas, então, às vezes, lembravam-se de sua identidade especial. Quando cantavam com ele no templo perante o Senhor Jagannatha, ele, ao contrário deles, pensava nos kirtanas que o Senhor Chaitanya fazia perante a Deidade de Jagannatha em Puri. Ao ver Jagannatha, o Senhor Chaitanya via Krishna, e tamanho era o Seu amor por Krishna que Ele enlouquecera. O Swamiji pensava nessas coisas num grau muito além do que seus discípulos podiam entender. Todavia, permanecia com eles como seu querido amigo e instrutor espiritual. Era servo deles, ensinando-lhes a orar como ele, para serem capazes de servir a Krishna: “Ó Senhor do Universo, por favor, permite-me que eu Te veja!”.

Arte: Flávio Pará.

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quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Hoje é dia do sagrado jejum de Sri Ananda Ekadasi dia 02/09/2021 Lendo a História. Podcast conservador sobre: política , filosofia, arte, cultura, educação, pedagogia , religião






História do Aja Annada Ekadasi

Yudhishthira Maraja disse: “Ó Janardana, protetor de todas as entidades vivas, por favor, diga-me o nome do Ekadashi que ocorre durante a quinzena obscura do mês de Bhadrapada, agosto – setembro”.

O Senhor Supremo Sri Krishna respondeu: Ó rei ouça com atenção, o nome deste Ekadashi que remove pecados é Aja ou Annada. Qualquer pessoa que jejue completamente nesse dia e adore Hrsikesha, o senhor dos sentidos, torna-se livre de todas as reações de seus pecados. Até quem apenas ouve sobre este Ekadashi se livra de seus pecados passados. Ó rei, não há dia melhor que este em todo o mundo terrenos ou celestiais. Isto sem dúvida é verdade.

Uma vez vivia um famoso rei chamado Harishchandra, e tinha um filho chamado Lohitashva. Pela força do destino, entretanto, Harishchandra perdeu seu reino e vendeu sua esposa e filho. O próprio rei piedoso tornou-se servente doméstico de um comedor de cachorros, que o fazia cuidar de um crematório. No entanto, mesmo fazendo um trabalho tão baixo, não abandonou sua veracidade e bom caráter, assim como o soma-rasa, quando misturado com outro líquido, não perde sua capacidade de conferir imortalidade.
O rei passou muitos anos nessa condição. Então certo dia pensou: Que farei? Onde devo ir? Como posso ser salvo dessa sina? Desta forma ele estava soçobrando num oceano de ansiedade e sofrimento.

Certo dia um grande sábio calhou de passar por ali, e quando o rei o viu pensou contente: “Ah o Senhor Brahma criou brahmanas só para ajudar os outros”! Harishchandra prestou suas respeitosas reverências ao sábio, cujo nome era Gautama Muni. De palmas unidas o rei postou-se de pé diante de Gautama e narrou sua lamentável história. Gautama Muni ficou surpreso ao ouvir a triste estória do rei. Pensou: “Como esse rei foi reduzido a coletar roupas dos mortos!” Gautama teve muita compaixão por Harishchandra e instruiu no processo de jejuar para purificação.

Gautama Muni disse: “Ó rei, durante a quinzena obscura do mês de Bhadrapada ocorre um Ekadashi especialmente meritório chamado Aja ou Annada, que remove todos os pecados. De fato, esse Ekadashi é tão auspicioso que se simplesmente jejuares nesse dia e não realizares mais nenhuma austeridade, todos os teus pecados serão nulificados. Por tua boa fortuna está chegando a data daqui a sete dias. Portanto induzo-te a jejuar nesse dia e permanecer acordado durante a noite. Se o fizeres, todas as reações dos teus pecados passados chegarão ao fim. Ó Harishchandra, vim aqui por causa de teus atos piedosos passados. Agora, toda boa fortuna a ti no futuro”. Dizendo isto, o grande sábio Gautama imediatamente desapareceu.

O rei Harishchandra seguiu as instruções de Gautama com relação a jejuar no sagrado dia do Aja Ekadashi.  Ó Yudhishthira, por que o rei jejuou nesse dia, as reações a seus pecados passados foram completamente destruídas imediatamente. Ó leão entre os reis, veja só a influência deste Ekadashi. Ele imediatamente vence quaisquer misérias que se esteja sofrendo como resultado de atividades pecaminosas anteriores. Assim, todas as misérias de Harishchandra foram aliviadas. Apenas pelo poder desse maravilhoso Ekadashi ele foi reunido com sua esposa e filho que tinham morrido e porém agora voltavam á vida. Nos céus os semideuses começaram a tocar seus timbales celestiais e choviam flores em Harishchandra, sua rainha e seu filho. Pelas bênçãos do jejum de Ekadashi, ele recuperou seu reino sem dificuldade. Além do mais, quando o rei Harishchandra deixou este planeta, seus parentes e todos os seus súditos foram com ele para o mundo espiritual.

“Ó Pandava, quem quer que jejue no Aja Ekadashi certamente se liberta de todos os seus pecados e ascende ao mundo espiritual. E quem ouve e estuda as glórias desse Ekadashi consegue o mérito auferido por realizar um sacrifício de cavalo”.

​​​​​​​E assim termina a narrativa das glórias do Bhadrapada Ekadashi ou Aja Ekadashi do Brahma Vaivarta Purana


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Indicação de leitura 46 Didática Geral , Piletti. Didática Especial, Piletti (ORG.)



terça-feira, 31 de agosto de 2021

Livros para ajudar na escrita | Obras sobre produção textual em geral e ...

Dia 30/08/2021 – Aparecimento de Srila Prabhupada!Todas as glórias a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada! Fundador-Acharya da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna







Eis a extraordinária pessoa que dedicou sua vida a ensinar o mundo sobre a consciência de Krishna, a mensagem de sabedoria espiritual mais nobre da Índia antiga.

Srila Prabhupada escreveu mais de quarenta volumes de tradução e comentários sobre tais clássicos como o Srimad Bhagavatam, o Caitanya Caritamrita e o Bhagavad-gita. Ele escreveu não unicamente como um erudito, mas como um praticante perfeito. Ele ensinou não apenas através de seus escritos, mas também por meio de seu exemplo de vida.

Ao longo de sua obra, a intenção de Srila Prabhupada foi transmitir o sentido natural das escrituras sem se desviar com interpretações especuladoras, propiciando-nos uma versão autêntica das conclusões védicas sobre tópicos tão importantes como o propósito da vida humana, a natureza da alma, a consciência e Deus.

Em 1965, representando uma nobre linhagem de mestres, que data desde milhares de anos, Srila Prabhupada navegou da Índia até Nova York, com a idade de 69 anos, para compartilhar a mensagem do Senhor Krishna. Trazia com ele nada mais que a roupa do corpo, uma caixa de livros e US$7 de troco. Nos anos que se seguiram, ele viajou e pregou em todo o mundo, abriu 108 templos e fundou a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON).

Apesar de não estar mais presente fisicamente no mundo, ele vive para sempre em seus livros, e nos corações daqueles cujas vidas ele tocou.



Não deixem de ler a biografia completa de Srila Prabhupada – “Srila Prabhupada Lilamrta”!


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Concurso literário de poesia. Concurso Nacional Novos Poetas, POETIZE 2022. Inscrições gratuitas. De 05 de agosto a 05 de dezembro de 2021.


O mundo passa por grandes mudanças. Historicamente, nos momentos mais obscuros da humanidade, a poesia sempre desempenhou um papel importante de arte e questionamento. 

Estão abertas as inscrições para, Seleção Poesia Brasileira, Poetize 2022. Podem participar da seleção, todos os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 16 anos. Cada candidato pode inscrever-se com até dois poemas de sua autoria, com texto em língua portuguesa. O tema é livre, assim como o gênero lírico escolhido. Serão 250 poemas classificados. A classificação dos poemas resultará no livro, Poetize 2022, Antologia Poética.

O certame está entre as mais destacadas seleções literárias da língua portuguesa. A licença poética em pleno exercício, através do ineditismo da nova poesia em sua forma e conteúdo. A poesia contemporânea egressa do cotidiano, merecedora das condições de permanência entre o que há de melhor no patrimônio literário brasileiro. A seleção literária é uma importante iniciativa de produção e distribuição cultural, alcançando o grande público, escolas e faculdades.

Inscrições gratuitas.

De 05 de agosto a 05 dezembro de 2021 pelo site,  www.premiopoetize.com.br


Para o esclarecimento de dúvidas, escreva para o endereço da Vivara Editora Nacional, atendimentotelefone@vivaraeditora.com.br


Realização: Vivara Editora Nacional

Apoio cultural: Revista Universidade



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segunda-feira, 30 de agosto de 2021

AFEGANISTÃO - MAIS FATOS E NOVIDADES NA ARÁBIA SAUDITA - 30/08/2021

Analisando o Edital do concurso da prefeitura Municipal de Cubatão. 2021...

Concurso para Pedagogo exigem registro em Conselho. Eu tenho pedagogia ,...

O processo de construção de escalas psicométricas

O processo de construção de escalas psicométricas

Curso de Psicologia . O que faz um Psicólogo e em qual área atuar?



A mente humana é fantástica e repleta de grandes mistérios. Porém, desvendá-la é um passo muito importante na busca pelo autoconhecimento e desenvolvimento da inteligência emocional. Por isso, é bastante comum surgirem cada vez mais curiosidades sobre o que faz um psicólogo e quais são as áreas da Psicologia para atuação. 

Você sabia que o curso de Psicologia está entre os 10 cursos mais disputados no Sistema de Seleção Unificado (Sisu)? Para você ter uma noção, em 2020 o número de inscrições no sistema passou de 1 milhão de inscritos, conforme divulgado pelo site G1! Talvez isso aconteça justamente pela versatilidade do curso e pela diversidade de áreas da Psicologia para atuação no mercado de trabalho! 

Mas vamos concordar que a possibilidade de estudar a mente humana realmente desperta curiosidade né?!

A área da psicologia é um campo de estudos em constante expansão e cada vez mais se faz necessária para construção da sociedade. Portanto, a Psicologia pode te proporcionar grandes oportunidades no mercado de trabalho, além de permitir, diariamente, que você possa ajudar outras pessoas.

Sabemos que é um grande desafio para todos os estudantes escolherem um curso de graduação, mas como seu amigo, o nosso papel é te ajudar! Por isso, se você está pensando em cursar uma graduação e quer saber mais sobre as áreas de Psicologia, seja bem-vindo, esse post é para você! 

Preparamos esse conteúdo contando tudo sobre o curso de Psicologia, o que faz um psicólogo e quais são as principais áreas de atuação no mercado para te ajudar nessa nova tomada de decisões. Vem conferir! 

O que faz um psicólogo?

Saiba tudo sobre a faculdade de Psicologia

O psicólogo é responsável por realizar a análise das emoções, ações e valores por meio do estudo do comportamento e das funções mentais do ser humano. Por isso, independente da área de Psicologia que você escolha atuar, como psicólogo você será responsável por estudar a mente humana. 

O principal objetivo desse profissional é garantir o bem-estar dos seus pacientes. Ajudá-los a lidar com suas questões internas, com a finalidade de proporcionar mais qualidade de vida e uma relação mais saudável com outras pessoas. 

Sendo assim, você como psicólogo vai ser responsável por realizar diagnósticos cognitivos, comportamentais e afetivos, visando desenvolver um planejamento de ação prática, ética e responsável. 

Ufaa, o que não falta é responsabilidades para esse profissional!  

Portanto, se você é uma pessoa observadora, empática, com interesse em entender o comportamento humano e gosta de analisar as relações humanas e a sociedade… Parabéns, você escolheu o curso certo! 

Quais áreas da Psicologia posso atuar?

Áreas da Psicologia – O que faz um Psicólogo

O curso de bacharelado em Psicologia proporciona um aprendizado amplo, garantindo uma boa base de conhecimento para o profissional escolher quais áreas da Psicologia ele deseja atuar.

Conforme falamos anteriormente, a área da Psicologia é um campo de estudos em constante expansão. Mas para se destacar no mercado é fundamental que você busque por especializações. Afinal, as especializações em Psicologia vão aumentar o seu leque de oportunidades no mercado de trabalho, além de renovar o conhecimento adquirido na faculdade.

E conforme o Conselho Federal de Psicologia, órgão regulador do exercício desses profissionais, atualmente existem 11 campos de atuação que podem conceder o título de especialista ao psicólogo. Conheça agora 8 dessas áreas!

Psicologia Clínica

A Psicologia Clínica é o atendimento em consultório, a especialidade mais conhecida de todas as áreas da Psicologia. Nesse âmbito o psicólogo, popularmente conhecido como terapeuta, atua no atendimento de pessoas que apresentam algum tipo de problema emocional ou transtorno mental mais leve, mas que interferem na qualidade de vida do paciente.

Na Psicologia Clínica as sessões de atendimento podem ser realizadas individualmente, em família, casal ou até mesmo em grupos. Durante o atendimento o paciente pode refletir sobre suas vivências, decisões, além de falar sobre traumas e inseguranças.

Enquanto isso, o psicólogo tentará ajudar seu paciente a compreender o que está enfrentando e a enxergar seus problemas sobre uma nova ótica para que ele possa lidar com seus problemas de uma maneira mais saudável.

 O modelo de psicoterapia utilizado pelo profissional vai depender da abordagem teórica que o psicólogo escolheu seguir, como, por exemplo, a Psicanálise, Análise do Comportamento, Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), entre outras.

Psicologia Hospitalar

Você como psicólogo hospitalar será responsável por assumir um papel importante nos hospitais em conjunto com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais para  auxiliar tanto na recuperação física, quanto na mental de pacientes e seus familiares.

Portanto, o seu objetivo como psicólogo hospitalar é promover assistência psicológica às pessoas que estão internadas e vão ser submetidas a procedimentos cirúrgicos ou fazem algum tipo de tratamento para condições crônicas.

Além disso, você também pode ser responsável por dar suporte a própria equipe do hospital, ajudando a enfrentar os desafios e pressão desse ambiente. Por isso, é bastante comum a presença de psicólogos nas UTIs, enfermarias, prontos-socorros e até nos centros cirúrgicos.

Neuropsicologia

A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia, onde você vai associar um estudo mais detalhado do sistema nervoso à análise do comportamento humano e dos processos psicológicos. Ou seja, atua desde o diagnóstico, acompanhamento e tratamento de distúrbios que afetam a cognição, emoções e o comportamento.

Portanto, na função de neuropsicólogo você terá a responsabilidade de avaliar, investigar e criar hipóteses para desenvolver um plano de tratamento com uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde para ajudar seus pacientes.

Psicologia Comportamental

Já na área da Psicologia Comportamental, também conhecida como Behaviorismo tem como objeto de estudo o comportamento. Nessa teoria psicológica defende-se que a Psicologia humana ou animal pode ser estudada por meio de observações de suas ações e comportamentos.

Portanto, na Psicologia Comportamental acredita-se que os comportamentos animais e humanos são aprendizados. E essas ações podem ser tanto o operante como também o respondente e ocorre por associações, ou seja, são resultados de experiências e condicionamentos.

Sendo assim, você como psicólogo (a) comportamental terá atuação com ênfase nas interações entre as emoções, comportamento, pensamentos e estados fisiológicos. O objetivo desse profissional é possibilitar que o paciente consiga identificar seus comportamentos que lhe causam sofrimento, problemas emocionais e sociais.

Sabe quando você está triste ou irritado (a) e seu comportamento acaba mudando por conta desses sentimentos? Então, é isso que o psicólogo comportamental vai analisar! 

Psicologia Forense

Já na Psicologia Forense, também conhecida como Psicologia Jurídica tem a finalidade de avaliar os processos mentais e a conduta dos indivíduos no âmbito judicial. Sendo assim, é ideal para quem gosta de estudar o comportamento humano em situações que fogem das normas sociais.

Nessa área, você como psicólogo jurídico vai atuar no âmbito do Direito Criminal, de Família, Trabalho, entre outras áreas com o objetivo de trazer respostas para advogados, juízes e promotores para auxiliar na solução dos casos e no andamento de ações judiciais.

Portanto, a função do profissional da área de Psicologia Forense é estudar a mente do indivíduo e o meio social onde ele vive para identificar o que motivou  a cometer um determinado crime. E ao fazer isso, você colaborará para que investigações policiais e outros processos jurídicos sejam mais eficientes e humanizados, além de ajudar para decisões mais justas.

Psicologia Educacional

Na área da Psicologia Educacional você será responsável por promover melhorias no desempenho dos estudantes, seja na educação infantil, ensino fundamental, médio ou até mesmo do ensino superior.

Portanto, na Psicologia Educacional você pode atuar utilizando programas educacionais, aplicando testes relacionados à capacidade de atenção, memória e concentração dos estudantes para ajudá-los a melhorar seu desempenho nas salas de aulas. 

Mas a intervenção nos casos de problemas de aprendizagem não será seu único objetivo como psicólogo escolar. Você também será responsável por investigar outros fatores que possam estar influenciando no desenvolvimento dos alunos como, por exemplo, conflitos familiares, dificuldade de socialização e relacionamento com os colegas, entre outras funções essenciais para o bem-estar dos estudantes. 

Psicologia do Trânsito

Essa especialidade da Psicologia é uma área que pode ser bastante interessante, uma vez que é voltada para pesquisa e intervenção. Portanto, na Psicologia do Trânsito você será responsável por avaliar as funções cognitivas e psicológicas dos novos motoristas, no chamado teste psicotécnico. Além de elaborar projetos para conscientização de boas práticas para pedestres e motoristas.

Mas você também pode exercer diversas funções diferentes, incluindo pesquisa do comportamento dos motoristas e pedestres no trânsito com a finalidade de resultar em uma medida socioeducativa a ser inserida em espaços urbanos.

Enfim, como você já deve ter percebido, nessa área o psicólogo é encarregado por aplicar ações que proporcionem a segurança dos usuários no trânsito.

E aí, já está sonhando com a sua carreira de psicólogo? Então continue a leitura e descubra agora como é o curso de Psicologia, confira! 

Como é o curso de Psicologia

Descubra as principais áreas de Psicologia

A graduação em Psicologia tem como finalidade formar profissionais para analisar as necessidades do homem de natureza psicológica, preparando o aluno para garantir o bem-estar dos seus pacientes.

Por isso, no curso de Psicologia você vai desenvolver as principais características para se tornar um excelente profissional. Durante a sua formação, você vai encontrar uma grade curricular com metodologias bastante diversificadas para que desenvolva de forma consistente e coerente com as demandas individuais e sociais.

O curso tem em média cinco anos de duração, podendo variar de acordo com o desempenho do aluno. A graduação está disponível nas modalidades de bacharelado e licenciatura. Sendo que o curso de bacharelado em Psicologia é voltado para atuação em consultórios e empresas. Enquanto a graduação em licenciatura de Psicologia é voltada para profissionais que desejam atuar na área acadêmica. 

Qual é o perfil do estudante de graduação em Psicologia?

faculdade-de-psicologia

Não existe uma fórmula específica que vai determinar sua aptidão para atuar nas áreas da Psicologia. Porém, como mencionamos anteriormente, faz parte da grade curricular do curso estimular que o aluno desenvolva algumas habilidades e competências que vão contribuir para  formação do profissional. 

Mas para atuar nessa profissão é  fundamental que o profissional da Psicologia tenha predominância no sentimento e não pela função lógica ou pela intuição. Afinal, o sentimento é o responsável pela avaliação do mundo, das pessoas,  das situações, circunstâncias e pelo julgamento de valor. Além de ser responsável pelo questionamento sobre o que é ético ou antiético, bom ou ruim, e por avaliar os procedimentos, métodos e análises. 

Sendo assim é meramente impossível determinar um “perfil universal” para todos os estudantes de Psicologia. Mas se você está interessado (a) nessa área, e quer ter certeza que possui algumas das características essenciais para atuar nessa profissão, conheça alguns dos aspectos mais importantes observados por profissionais que escolheram essa carreira, confira.

Habilidades que vão ajudar na sua formação profissional

faculdade-de-psicologia

Ser empático

Praticar empatia é, com certeza, fundamental na área de Psicologia. Afinal, é essencial para o tratamento que o profissional compreenda emocionalmente e se conecte com o que há de mais intenso e profundo do seu paciente.

Porém, sem que isso afete seu discernimento profissional. Sendo assim você vai ajudá-lo no seu caminho de autoconhecimento e transformar suas vivências.

Ser analítico

Você como profissional de Psicologia precisa ser muito observador (a), justamente para poder compreender aquilo que não está sendo dito verbalmente. Mas essa é uma das habilidades que você vai aprender a desenvolver durante a graduação.

Para estabelecer um relacionamento de confiança com seu paciente é fundamental ter boa comunicação, ou seja, ouvir e manter o paciente como protagonista é determinante para o sucesso do tratamento.

Gosto por leitura

Para desenvolver um bom trabalho na Psicologia, é fundamental gostar de ler e estar sempre buscando novas informações sobre os aspectos da mente humana.

A leitura irá contribuir para que o profissional se mantenha atualizado e se aprofunde cada vez mais nas correntes psicológicas que segue em sua prática terapêutica.

Agora que você já sabe as principais áreas de Psicologia para atuação no mercado de trabalho e todas as informações necessárias sobre o curso, que tal começar a estudar ainda esse ano com bolsa de estudo?

Com o Amigo Edu, você consegue fazer vestibulares, escolher universidades e pode começar a estudar ainda esse ano com bolsa de até 80%. Além de aproveitar uma série de vantagens no clube de benefícios.

E aí, está esperando o quê? Faça agora sua pesquisa no site do Amigo Edu e vem garantir um futuro cheio de novas conquistas!

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Hoje é dia do APARECIMENTO de Sri KRSNA Janmastami. 30/08/2021

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Tempo para Deus – Guia para vida de oração Philippe, Jacques, Indicação de leitura de meu Blog.



Olá,

Neste mês de abril temos em nosso Círculo de Leitura um autor conhecido e amado por todos: Jacques Philippe. E desta vez, ele trata de um dos temas mais interessantes e misteriosos da nossa fé: o Espírito Santo. Sensacional!

Esperamos que gostem.

Você ainda não é assinante? Não perca tempo. Venha fazer parte da assinatura de livros que vem formando homens e mulheres há décadas. Saiba mais.



Editora: Quadrante

Formato: 11 x 16,7 cm

Páginas: 72 páginas

Resenha: Na Bíblia, o Espírito Santo revela-se como o Consolador, a força do alto que vem ajudar a nossa fraqueza. Para nós, que somos tão frágeis, esse auxílio do Espírito Santo não é um luxo, mas um elemento essencial da vida cristã. Sem esse auxílio, não podemos verdadeiramente responder ao chamado à santidade que Deus faz a todos. Como permitir que o Espírito Santo nos guie e nos assista? Como abrir-nos o máximo possível à sua ação, que ilumina a nossa inteligência e fortalece o nosso coração?

Presente em cada um dos batizados, o Espírito Santo é capaz – mais do que imaginamos! – de nos orientar e ajudar com moções que tocam o fundo da nossa alma. Aprender a reconhecê-lO e a acolhê-lO, estar mais atento às suas inspirações, pode tornar nossa vida espiritual mais livre, simples e feliz.

A intenção deste livro, de linguagem acessível e concreta, é mostrar as condições práticas que permitem essa docilidade à ação do Espírito Santo.

Autor: é membro da Communauté des Béatitudes, em que desempenhou importantes responsabilidades. Ordenado sacerdote em 1985, prega retiros na França e em outros países. Suas obras Tempo para Deus, A paz interior, Chamados a viver, Aprender a rezar para aprender a amar e A verdadeira misericórdia foram publicadas pela Quadrante.

Confira o sumário e a introdução

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Primeira parte

A SANTIDADE É OBRA DO ESPÍRITO

1. A tarefa está além de nossas forças
2. Só Deus conhece o caminho de cada um
3. A fidelidade à graça atrai outras graças

Segunda parte

COMO FAVORECER AS INSPIRAÇÕES?

1. Praticar o louvor e a gratidão
2. Desejá-las e pedi-las
3. Decidir-se por não recusar nada a Deus
4. Praticar a obediência filial e confiante
5. Praticar o abandono
6. Praticar o desprendimento
7. Praticar o silêncio e a paz
8. Perseverar fielmente na oração
9. Examinar os movimentos de nosso coração
10. Praticar a abertura de coração com um diretor espiritual

Terceira parte

COMO RECONHECEMOS QUE UMA INSPIRAÇÃO É DE DEUS?

1. Aquisição progressiva de um «senso espiritual»
2. Os critérios que permitem dizer que uma inspiração vem de Deus
Critério externo: Deus não se contradiz
Coerência com a Sagrada Escritura e o ensinamento da Igreja
Coerência com as exigências da minha própria vocação
Critério interno: é pelo fruto que se conhece a árvore
Formação da experiência
Discernimento dos espíritos
Sinais complementares: constância e humildade
Diferença de conduta a seguir segundo a importância das inspirações
E quando não somos fiéis à graça?

CONCLUSÃO
Oração do Cardeal Mercier
Anexo 1 – Textos de Louis Lallemant (1587-1635)
Anexo 2 – Textos de São Francisco de Sales (1567-1622)
Anexo 3 – Liberdade e submissão


INTRODUÇÃO

Ó meu Jesus, com quanta facilidade nos podemos santificar; é preciso apenas um pouquinho de boa vontade. Se Jesus percebe na alma esse pouquinho de boa vontade, apressa-se em entregar-se à alma, e nada pode detê-lo, nem os erros, nem as quedas, absolutamente nada. Jesus tem pressa em ajudar a essa alma e, se a alma é fiel a essa graça de Deus, em pouco tempo pode atingir o mais alto grau de santidade que uma criatura é capaz de atingir aqui na terra. Deus é muito generoso e a ninguém nega a Sua graça; até dá mais do que lhe pedimos. A fidelidade às inspirações do Espírito Santo é o caminho mais curto.

Esse bonito texto é tirado do diário da irmã Faustina. Em sua simplicidade e concisão, passa uma mensagem extremamente importante para todos os que aspiram à santidade, ou seja, para todos que simplesmente querem responder do melhor modo possível ao amor de Deus. A grande questão dessas almas, sua angústia, por vezes, é saber como fazê-lo.

É possível que você, leitor, faça parte dos que nunca se preocuparam muito com essa questão. Talvez seu coração não tenha nunca conhecido essa aspiração de amar a Deus tanto quanto possível. Então, peço-lhe, suplique ao Espírito Santo que coloque esse desejo em você, e peça-lhe inclusive que nunca o deixe esmorecer! Então será feliz: Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados (Mt 5, 6).

Para os que aspiram à plenitude do amor, toda indicação que permite iluminar o caminho, e sobretudo encurtá-lo, é extremamente preciosa. Quase ninguém tem consciência disso, mas, a meu ver, é tão necessário permitir que as almas santas se santifiquem ainda mais e mais rápido como é permitir que os pecadores se convertam; os benefícios à Igreja se equivalem. O mundo será salvo pela prece dos santos.

Por isso cremos ser de grande importância, mesmo não sendo todos os que compreendem essa linguagem, transmitir aos cristãos de hoje o melhor da mensagem dos santos, a fim de permitir-lhes progredir mais rapidamente em direção à perfeição do amor.

A chave deste caminho talvez seja saber em que concentrar nossos esforços. Nem sempre é fácil, nem sempre é o que imaginamos no princípio.

A irmã Faustina, nesta passagem, como em certas outras reflexões de seu diário, nos dá uma indicação, fruto de sua experiência, que merece ser ouvida: a via mais curta é a da fidelidade às aspirações do Espírito Santo. Em vez de dispersar nossos esforços em áreas da nossa vida onde poderiam revelar-se estéreis ou pouco produtivos, irmã Faustina nos propõe que os concentremos principalmente neste ponto: estar atentos para reconhecer, acolher e colocar em prática as inspirações do Espírito Santo. É, de longe, o que será mais «recompensador».

Explicaremos por que e tentaremos em seguida descrever o que isso significa concretamente.

fonte : 
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domingo, 22 de agosto de 2021

Sri Balarama aparecimento. jejum até meio-dia.

Hoje é o dia do aparecimento de Rohini-nandana Baladeva. De acordo com a escritura Védica Garga-samhita, Baladeva Prabhu apareceu após o Janmastami, mas se isto fosse aceito, haveria uma confusão. Baladeva seria um ano mais velho que Krsna, e se assim fosse, Eles não poderiam  brincar juntos, lutar em igualdade, e terem recebido seus nomes simultaneamente na cerimônia realizada para eles. Portanto, Srila Jiva Gosvami explicou: “Baladeva Prabhu apareceu depois de Jhulana Yatra, em Purnima, o dia da lua cheia, e sete dias depois Sri Krsna apareceu em bhadra-astami, o oitavo dia auspicioso da lua no mês de Bhadra (agosto/ setembro)”.

Após  Krsna aparecer no ventre de Devaki em Sua forma de Vishnu com  quatro braços, Vasudeva O levou para Gokula. A Suprema Personalidade de Deus, o reservatório de todas os relacionamentos, nasceu ao mesmo tempo em Gokula. Desta forma, Ele apareceu nos dois locais, Mathura e Gokula, simultaneamente. Nessa ocasião, a forma opulenta de Krsna (vaibhava-prakasa), que havia aparecido com quatro braços, fundiu-se na forma original de Krsna, o filho de Yasoda.

Da mesma forma, a expansão parcial de Baladeva Prabhu apareceu primeiramente no ventre de Devaki, e, em seguida, cumprindo a ordem de Krsna, Yogamaya transferiu-O para o ventre de Rohini. Lá, em Vraja, Ele se manifestou em Sua forma completa. Então, a expansão parcial de Baladeva foi transferido do ventre de Devaki para o de Rohini, onde  Baladeva manifestou-se de forma plena com seus aspectos originais. Em Vrndavana, Krsna é o filho de Yasoda e Baladeva é o filho de Rohini, e Eles são a fonte de todas as outras expansões.

Quando Krsna e Baladeva deixaram Vraja para irem a Mathura ou Dvaraka, naquela ocasião Eles eram os filhos de Devaki. Devaki-nandana Baladeva vive em Mathura, e em seguida Sankarsana, Pradyumna e Aniruddha manifestaram-se dEle. O primeiro deste catur-vyuha (expansão quádrupla) é Sankarsana.  O próprio Baladeva Prabhu  manifesta-se na Sua expansão parcial como Mula (raiz) Sankarsana, e em Vaikuntha como Maha Sankarsana. Então Maha Sankarsana manifesta-se como Karanodakasayi, dele vem Garbhodakasayi, e deste manifesta-se Ksirodakasayi, que está presente nos corações de todas as jivas, e sua expansão final é o infinito Ananta Sesa.

Por toda a India neste dia, todas as senhoras amarram rakhis em seus irmãos. Outro nome dado a rakhi é ananta. As pessoas costumavam usar esses anantas, feitos de ouro ou prata, de modo que Ananta-deva os protegessem. Baladeva Prabhu assume a forma de Ananta Sesa, em cuja serpente descansam Karanodakasayi, Garbhodakasayi, e Ksirodakasayi. Desta forma, Ele serve a eles todos. Ele providencia todo o necessário para manifestações de Krsna. Ele se torna as sandálias, guarda-sol e assento de Krsna. Tudo o que existe em Vraja é manifestação de Baladeva Prabhu.

Krsna é sat-cit-ananda. Sat é sandhini (existência eterna, ou manutenção), cit é conhecimento, e ananda é hladini, prazer. Baladeva é a deidade que preside o primeiro tipo de energia, sat ou sandhini. Krsna, é a deidade que preside cit ou samvit, e Srimati Radhika, a deidade de ananda ou hladini. Juntos, sat, cit e ananda é o conhecimento da existência espiritual eterna, pleno de bem-aventurança. Este é sat-cit-ananda Sri Krsna. Quando Krsna está com todas as suas energias plenas, sat-cit-ananda, então Suas manifestações são denominadas encarnações svamsa. Quando Ele está apenas com Sua energia cit, então Ele é chamado de Brahman. Quando Ele está situado em jiva-shakti, então Suas energias sat-cit-ananda estão presentes apenas em forma diminuta; essa manifestação de Sri Krsna é chamada vibhinamsa, ou jiva, a entidade viva espiritual diminuta. Ou, pode-se dizer que quando Sri Krsna, deixando de lado todos as outras saktis, estando situado em Sua tatastha-sakti (jiva-shakti), Ele é chamado Karanodakasayi Visnu (Maha-Visnu), cujas expansões são as inumeráveis entidades vivas infinitesimais chamadas de jivas.

balaram e yamuna 3

Até que nossos corações estejam livres da hipocrisia, não obteremos nada do reino de bhakti. Se desejamos um bom trabalho, bom casamento, e bons parentes, como Krsna poderá adentrar nossos corações, enquanto ele está repleto de tantos desejos materiais? Portanto, primeiro Baladeva prabhu vem e nos purifica desses desejos materiais.

Em Vraja, Baladeva Prabhu é o filho de Rohini, e em Mathura e Dvaraka, Ele é o filho de Devaki. Baladeva se manifesta nessas e em outras formas para servir a Krsna em todas as Suas encarnações. Na encarnação de Krsna como Rama, Baladeva se tornou o irmão mais novo de Rama, Laksmana. Laksmana não gostava de cumprir algumas ordens de Rama, como salvar Sita do exílio na floresta, mas era obrigado a seguir a ordem do seu irmão mais velho.

Durante os passatempos de Sri Caitanya Mahaprabhu, Baladeva Prabhu veio como Nityananda Prabhu, o irmão mais velho de Mahaprabhu. Quando Mahaprabhu perdia a consciência devido a estar imerso no humor de Srimati Radhika, Nityananda cuidava Dele. Além disso, Ele é guru-tattva (o princípio das verdades filosóficas acerca do guru). Ele matou Dhenukasura, a personificação da ignorância. Ele também matou Pralambha, a personificação da hipocrisia.

Até que nossos corações estejam livres da hipocrisia, não obteremos nada no reino de Bhakti (devoção).

Se desejamos um bom trabalho, bom casamento e boa família, como Krsna adentrará nossos corações, que está repleto de tantos desejos materiais? Portanto, primeiramente, Baladeva Prabhu (o adi-guru, ou guru original, que pode conceder todo o conhecimento transcendental) vem até nós e nos purifica desses desejos materiais.

Ele também matou Dvivida, que tinha ofendido Laksmana durante os passatempos de Rama.

Quando Baladeva visitou Naimisaranya, Roma-harsana estava narrando os sastras. Todos os presentes se levantaram para cumprimentar Baladeva, mas por orgulho Roma-harsana não se levantou de seu assento nem mostrou-lhe respeito. Baladeva Prabhu disse: “Eu sou jagad-guru, guru de todo o universo. Milhares de sábios ofereceram suas respeitosas reverências a Mim, mas você nem sequer levantou de seu assento. Você não é qualificado para ser um guru e falar sobre Bhagavatam. “

Com estas palavras, Baladeva Prabhu simplesmente acabou com ele por tocá-lo com uma espada feita de grama kusa, e os sábios gritaram: “Ai de ti! Oh Baladeva Prabhu, Você cometeu um grande equívoco. Embora você seja Senhor de todo o mundo, foi um erro você matar Roma-harsana, que estava glorificando os passatempos da Suprema Personalidade de Deus.”

“Devo trazê-lo de volta à vida?”, Perguntou Baladeva.

“Não, não, encontre alguém que possa narrar o Bhagavatam para nós!”, disseram os sábios.

Assim, Baladeva prabhu colocou Sua mão de lótus na cabeça do filho de Roma-harsana, Suta Gosvami, o discípulo de Srila Sukadeva Gosvami. Ele o abençoou, dizendo: “Que todos os Vedas, Puranas, Upanisads, Srimad-Bhagavatam e outras escrituras manifestem em seu coração! Sente-se sobre esta asana e narre todas essas escrituras para os sábios” Baladeva Prabhu é o guru original (adi-guru), que pode conceder todo o conhecimento. Este passatempo é descrito no Srimad Bhagavatam, e existem muitas outras histórias também.

Quando Krsna sequestrou Rukmini, Ele conquistou todos os exércitos de Rukmi, o irmão dela. Naquela época, Rukmi levantou o braço e jurou que impediria Krsna, ou nunca mais voltaria ao Seu reino. Ele fez um ataque violento a Krsna, mas Krsna o capturou e o prendeu. Krsna estava pronto para matá-lo, quando Baladeva Prabhu chegou lá e exclamou: “O que você está fazendo? Deixe-o. ” Por isso, em vez de matar Rukmi, Krsna apenas cortou seu cabelo. Ele afrouxou as cordas que o prendiam e deixou que ele partisse. Baladeva Prabhu estava preocupado com o sofrimento de Rukmini se seu irmão morresse, e  por isso Ele aconselhou Krsna para libertá-lo. Assim, Ele resolveu essa situação da forma mais perfeita.

Felicidade e sofrimento não estão em nossas mãos, ao passo que a natureza das nossas atividades depende de nós. O que quer que aconteça na vida de um devoto, isso não é fruto do seu karma, mas misericórdia do Senhor. Quando o sofrimento chega, um devoto comum se torna desesperançado e lamenta: ‘Ai de mim, o que devo fazer?’ Sem dúvida, tal devoto experimenta os frutos de suas próprias atividades passadas. No entanto, um devoto avançado pensa: ‘Isso é misericórdia do Senhor Supremo. Meu Senhor me enviou esse sofrimento para me libertar do orgulho, e me fazer humilde e tolerante.’ Um verdadeiro devoto aceita o sofrimento com um sorriso, enquanto um materialista aceita-o com lágrimas. Há muitos ensinamentos nos passatempos de Baladeva Prabhu.

Felicidade e sofrimento não estão em nossas mãos, ao passo que a natureza das nossas atividades depende de nós. Aconteça o que acontecer na vida de um devoto, isso não é fruto do seu karma, mas misericórdia do Senhor.

Felicidade e sofrimento não estão em nossas mãos, ao passo que a natureza das nossas atividades depende de nós. Aconteça o que acontecer na vida de um devoto, isso não é fruto do seu karma, mas misericórdia do Senhor.

Existe um passatempo sobre um desacordo entre Baladeva e Krsna, e ao ouvi-lo pode-se questionar: “Isso não está correto. Baladeva não conhece o coração de Krsna?” Como explicado anteriormente, Baladeva não é diferente de Krsna. Baladeva é o segundo corpo de Krsna. A única diferença é que eles carregam diferentes parafernálias (Krsna toca flauta em Vraja, e Baladeva carrega um búzio / corneta feita de folhas), e Eles são levemente diferentes em Suas aparências.

Por que, então,  Eles teriam algum desacordo? Esta questão não pode ser respondida sem o conhecimento do naravata-lila, Seus passatempos como um humano. Durante Seus passatempos como humano, algo pode acontecer semelhante a uma briga. Eles são dois irmãos amorosos, mas parece que eles estão brigando. Pai e filho, ou o filho e mãe, podem ter aparentes desacordos em suas trocas amorosas.

Baladeva prabhu queria que sua irmã Subhadra se casasse com Duryodhana. Krsna, Vasudeva, Rohini, Devaki e todos os outros membros da família Yadu queriam que ela se casasse com Arjuna, mas ninguém ousava expressar seu desejo por medo de Baladeva. Ninguém poderia driblar Baladeva para que aceitasse seu casamento com Arjuna. Nem Vasudeva, nem Devaki, nem Rohini poderiam fazê-lo. Todos eles temiam agir contra  sua vontade.

Krsna perguntou: “O que fazer? Aconteça o que acontecer, minha irmã não deve se casar com aquele patife do Duryodhana, que é inimigo dos Pandavas, dos Yadus, e Meu inimigo também.”

Então Krsna arranjou uma artimanha. Ele disse a Arjuna: “Ouça, vista-se como um sannyasi e vá para Dvaraka. Realize lá seu bhajana e sadhana. Minha irmã Subhadra, irá receber seu darsana e então você poderá  fugir de Dvaraka junto com ela. “

Arjuna concordou. Quando ele viu Subhadra,  ficou encantado com sua beleza e sentiu uma forte vontade de se casar com ela. Nesse meio tempo, Duryodhana esperava ansiosamente a chegada dela, assim como Sisupala anteriormente esperara Rukmini em seu palácio.

Duryodhana pensava: “Se eu me casar com Subhadra, todos os Yadus estarão do meu lado e não do lado dos Pandavas.” Ele era um político inteligente, mas Arjuna interrompeu seus planos indo para Dvaraka vestido como um sannyasi. Ele não falava com ninguém,  vivia uma vida muito austera, comia e dormia muito pouco, como os sannyasis verdadeiros fazem.

Yasoda-maiya ama Krishna com todo seu coração, mas quando Putana veio, Yasoda pensou: “Oh, esta senhora tem tanto afeto. Por que ela tem que ficar do lado de fora? Eu deveria convidá-la para entrar.” Ela não era capaz de discernir que a beleza de Putana era falsa. Da mesma forma, Arjuna foi capaz de confundir todos os residentes de Dvaraka. Mesmo Baladeva Prabhu veio a ele para oferecer reverências, e Arjuna  lhe deu bênçãos. No entanto, Krsna instruiu Subhadra: “Este sannyasi veio para realizar seu desejo mais íntimo. Vá e adore-o. “

Os passatempos do Senhor Baladeva são ilimitados, Suas virtudes são ilimitadas, e Seu amor por Krsna é ilimitado!

Os passatempos do Senhor Baladeva são ilimitados, Suas virtudes são ilimitadas, e Seu amor por Krsna é ilimitado!

Subhadra vestida elegantemente e decorada com dezesseis tipos de ornamentos, chegou em sua carruagem para ver Arjuna. Arjuna foi informado sobre sua chegada e estava pronto para ela. Ele a sentou em sua carruagem e, em seguida, subiu nela, dando as rédeas para o controle dos cavalos nas mãos de Subhadra. Enquanto ela estava conduzindo a carruagem, ele permaneceu com seu arco e flechas nas mãos, impedindo qualquer um de detê-los.

“Arjuna roubou minha irmã!”, gritou Baladeva quando ouviu a notícia. “Venham Yadus, devemos formar um grande exército conosco para punir esse agressor!”

Quando estavam prestes a partir para a perseguição, Krsna inquiriu dEles: “Onde estão indo?”

Baladeva disse a Krsna: “Você não sabe? Arjuna raptou Nossa irmã!”

Krsna disse: “Oh, irmão, você não sabe que o sequestro está em nossa tradição familiar? Eu não raptei Rukmini? Samba não sequestrou a filha de Duryodhana? Então,  o que há de errado se Arjuna faz o mesmo? Em verdade, você ajudou Samba nesta empreitada. Você não se lembra que liderou nossos exércitos contra Duryodhana? Qual o problema no fato de você ver Arjuna sequestrando Subhadra? Subhadra está conduzindo o carro. Oh Baladeva ji, Você pode matar Arjuna, mas se você fizer isso, sua irmã ficará muito aflita. “

Baladeva replicou: “Por que você não falou sobre tudo isso antes? Se todos são a favor do casamento dela com Arjuna, então tambémdevo concordar. “

Podemos observar que houve um divergência entre Krsna e Baladeva, porém isso não foi realmente um desacordo, mas uma semelhança, com o propósito de realizarem Seus passatempos juntos com êxito.

Além disso, nos dias finais da batalha de Kurukshetra, Bhima tinha uma luta de massa com Duryodhana. Ambos tinham aprendido combate com massas de Baladeva prabhu. No início do duelo Baladeva chegou lá. Então, na frente de Baladeva, Krsna deu um sinal para Bhima, e Bhima deu um poderoso golpe com sua massa na coxa de Duryodhana. Bater em alguém abaixo da cintura é contra as regras no combate de massas, mas foi Krsna que aconselhou Bhima a fazê-lo. Com grande ira, Baladeva levantou Sua massa, pronto para matar Bhima

Krsna então comentou: “Hoje você está pontual irmão. Mas onde você estava quando Duryodhana, Sakuni, e outros assassinaram nosso querido sobrinho Abhimanyu? Quando o perverso Duryodhana tentou queimar vivos os Pandavas no palácio feito de goma-laca, onde você estava para salvá-los? Quando ele e seus irmãos tentaram despir Draupadi na assembléia Kaurava, onde você estava para protegê-la? Onde você estava quando Duryodhana cometeu toda essa injustiça com os Pandavas?

Baladeva então pacificou sua raiva e saiu de cena em silêncio. Ele sempre agia de acordo com o desejo de Krsna.

Os passatempos do Senhor Baladeva são ilimitados, Suas virtudes são ilimitadas, e Seu amor por Krsna é ilimitado!

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Método e Metodologia quais às diferenças. Metodologia da pesquisa científica.

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