sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

UTPL METODOLOGÍA DE ESTUDIO [(TODAS LAS CARRERAS)(II BIMESTRE)]



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

UTPL SOCIOLOGÍA DE LA EDUCACIÓN [(CCEE - EDUCACIÓN BÁSICA)(II BIMESTRE)]



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

UTPL BIBLIOTECAS [(CIENCIAS EDUCACIÓN) (TÉCNICAS Y RECURSOS DIDÁCTICOS)]



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

UTPL RECURSOS Y MEDIOS EDUCATIVOS [(CIENCIAS EDUCACIÓN) (TÉCNICAS Y RECU...



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

UTPL TÉCNICAS Y RECURSOS DIDÁCTICOS [(CIENCIAS EDUCACIÓN) (TÉCNICAS Y RE...



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

UTPL RECURSOS EDUCATIVOS 3 GENERACIÓN [(CIENCIAS EDUCACIÓN) (TÉCNICAS Y ...



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O Foro de São Paulo e o Neo-Comunismo



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

(05) Olavo comenta comparação acadêmica da USP e UnB com cinco universid...



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

(05) Método sintético, deterioração da língua e a arbitrariedade da gram...



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Uma aula de sabedoria em 3 minutos - Olavo de Carvalho



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Sugestões de Atividades - matemática para professores de 4º e 5º Anos- Ensino Fundamental


Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Circuito de psicomotricidade




Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Entre baterias e lâmpadas, a turma aprende conteúdos ligados à energia e à eletricidade que precisam ser trabalhados desde os anos iniciais

Capa da revista  NOVA ESCOLA Edição 236, Outubro 2010.

Energia e eletricidade nos anos iniciais

Entre baterias e lâmpadas, a turma aprende conteúdos ligados à energia e à eletricidade que precisam ser trabalhados desde os anos iniciais

Cinthia Rodrigues (novaescola@atleitor.com.br)

Página 1 de 2 > >|
Foto: Camila de Góes
LEGUME ENERGIZADO Na Escola Classe 15, a calculadora é ligada pela conexão entre fios, metais e uma beterraba
A disciplina de Ciências deve incluir noções de Física, conforme previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) há mais de uma década. Mesmo que não seja especialista na área, o professor precisa "promover o entendimento da geração e transmissão de energia". Mas isso não significa apresentar fórmulas complexas dos conteúdos da eletricidade para os alunos de 4º e 5º anos e restringir as aulas a experimentos. O importante é que os alunos se sintam atraídos pelo tema, criem hipóteses e estudem textos. Entrar em contato com esses assuntos, nessa fase, significa passar a olhar as coisas cotidianas de uma maneira investigativa e curiosa.
Para que a aprendizagem ocorra desde cedo, os alunos precisam explorar circuitos elétricos, ver na prática a energia estática e a eletrodinâmica, aprender que existem materiais condutores e isolantes e saber que a energia pode estar armazenada em uma pilha ou em uma estação elétrica (leia a sequência didática). Tudo isso para terem questionamentos como: por que uma lâmpada acende? Como funciona um interruptor? De que maneira as pilhas guardam energia? "O mais proveitoso é que os alunos possam usar suas experiências para pensar nas questões que os circundam, como a luz de casa", afirma José Claudio de Oliveira Reis, professor do curso de licenciatura em Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ele destaca que, quanto mais dúvidas surgirem e questões forem formuladas, maior o sucesso na aprendizagem. Por isso, mesmo que as crianças não tenham informações exatas sobre a eletricidade, é provável que façam afirmações como "a luz vem dos fios da rua" para se referir à rede elétrica e à transmissão de energia, ou digam que "ela parte de um armário na cozinha", sobre as caixas de força. Essas frases dão ótimas dicas para as próximas intervenções do professor.

Para compreender a eletrostática - ou a energia elétrica estática -, um pente pode ser friccionado na cabeça das crianças. Como depois disso ele passa a atrair os fios de cabelo, elas vão se animar com um fenômeno como esse. Entra aí a fala do professor: mas por que isso ocorre? Mesmo que não saibam exatamente os conceitos, todos podem aprender, no contato com o estudo de textos e nas discussões, que é o resultado do desarranjo de elétrons eletrizados. A leitura é essencial para gerar dúvidas e esclarecer equívocos. Cabe ao professor saber escolher quais os materiais mais adequados para sua turma, procurando, por exemplo, aqueles que mostrem o pensamento dos cientistas ao longo dos anos e como os conceitos evoluíram. Assim, a criançada confronta o que viu com o modo pelo qual a ciência explica esses fenômenos.

Foto: Camila de Góes
LER E EXPERIMENTAR Textos sobre energia complementam as experiências práticas que a garotada realiza
Além da eletrostática, outro conhecimento importante da Física é a eletrodinâmica (ou energia constante). Os alunos precisam conhecer suas características, tanto a que se refere ao armazenamento de energia (como nas pilhas) quanto ao bloqueio (tirando um aparelho na tomada ou apertando um interruptor). E mais: para a energia ser ativada, é essencial uma organização de elementos, o chamado circuito elétrico. Para mostrar sobre o que se está falando, uma opção é usar uma pilha, alguns fios e uma lâmpada pequena. Dependendo de como os fios encostam na pilha e na lâmpada, a luz se acende. Se uma das peças sai do lugar, o circuito elétrico é desligado. Em seguida, vale estudar o assunto com a garotada nos livros.
Percorrer esse caminho - oferecer um desafio para o aluno resolver e depois pedir que ele leia a respeito - faz com que a experiência não seja apenas a comprovação do que o texto ensinou, mas mais um elemento de discussão. Quando os alunos tiverem uma base sobre o assunto, pode-se incluir produções científicas para a turma colher os dados de que necessita em uma linguagem técnica.
Continue lendo a reportagem

fonte  http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/energia-eletricidade-anos-iniciais-602323.shtmlnte

Publicado em NOVA ESCOLA Edição 236, Outubro 2010. Título original: Aula eletrizante

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Documentário da BBC The Life of The Buddha Legendas de legendas.tv



Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cristãos sendo mortos na África e Irlanda a grande mídia não mostra



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Vaishnava Blessings.. Prabhupada singing BhajaHu Re Mana



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Pe. Paulo falando de casais em crise conjugal



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Reforma do Código Penal Brasileiro - Padre Paulo Ricardo





Publicado em 04/11/2012
PALESTRA PROMOVIDA PELO INSTITUTO PLÍNIO CORRÊA DE OLIVEIRA COM PADRE PAULO RICARDO. TEMA: "REFORMA DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO".
PARTE 1: http://www.youtube.com/watch?v=TGfA3iD3Knw&feature=youtu.be
PARTE 2: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A REFORMA DO CÓDIGO PENAL:
http://ipco.org.br/home/chamada/video-da-palestra-do-pe-paulo-ricardo-promovi...
PROGRAMA FALA MALAFAIA SOBRE REFORMA DO CÓDIGO PENAL:
http://www.youtube.com/watch?v=Yj0-Ul9mpmI&feature=plcp
O PT, GOVERNO DILMA E A ESQUERDA COMUNISTA / SOCIALISTA QUEREM IMPLANTAR NO BRASIL, ATRAVÉS DA REFORMA DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO:
*ABORTO *EUTANÁSIA *LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS *LEIS QUE VISAM DESTRUIR A FAMÍLIA *TORNAR CRIME E COLOCAR NA CADEIA QUEM TIVER OPINIÃO CONTRA A PRÁTICA HOMOSSEXUAL. AMAMOS O HOMOSSEXUAL, QUEREMOS O SEU BEM, MAS TEMOS DIREITO DE TER OPINIÃO CONTRA A PRÁTICA E VÁRIOS OUTROS ABSURDOS!
ENVIE E-MAIL'S, CARTAS E LIGUE PARA OS DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES DO BRASIL, MANIFESTE SUA POSIÇÃO CONTRA E PEÇA PARA ELES VOTAREM CONTRA ESSAS REFORMAS! AFINAL ELES SÃO NOSSOS REPRESENTANTES!
VEJA ABAIXO OS E-MAIL'S, ENDEREÇOS E TELEFONES.
COMPARTILHE ! O POVO BRASILEIRO PRECISA SABER DISSO!
VEJA AQUI O E-MAIL, TELEFONE E ENDEREÇO DO GABINETE DOS DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES DOBRASIL NO SITE OFICIAL DA CAMARA E SENADO, FAÇA SEU PROTESTO:
http://www2.camara.leg.br/deputados/pesquisa
http://www.senado.gov.br/senadores/
-----------------------
ALÔ SENADO: 0800612211 -- LIGAÇÃO GRATUITA
CAMARA DOS DEPUTADOS - OUVIDORIA PARLAMENTAR:
AlÔ CAMARA: 0800919619 -- LIGAÇÃO GRATUITA
FONES: (61) 3215 8501 / 3215 8504 - LIGAÇÃO TARIFADA
FAX: (61) 3215 8505
ENDEREÇO:
CÂMARA DOS DEPUTADOS - ANEXO II - ALA C - SALA T-40 - TÉRREO
CEP: 70160-900 BRASÍLIA - DF
SOBRE A OUVIDORIA PARLAMENTAR:
http://www2.camara.leg.br/participe/fale-conosco/a-camara/ouvidoria
Essas manifestações, quando ocorrem repetidamente, são encaminhadas ao Presidente da Câmara, aos Líderes dos Partidos e aos Parlamentares, para que tenham ciência da opinião da sociedade sobre determinado tema.
O GRAVE PECADO DA INDOLÊNCIA: NÃO ESCOLHER NEM O BEM E NEM O MAL, NÃO SE POCISIONAR PELO BEM, POR DEUS -- PADRE PAULO RICARDO:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=hsLpprHApIY
SER COMUNISTA OU PERTENCER A UM PARTIDO COMUNISTA É MOTIVO DE EXCOMUNHÃO AUTOMÁTICA DA IGREJA CATÓLICA? SIM, SAIBA PORQUE NO VÍDEO:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=nX1b6jOFvlo
TEÓLOGOS DA CORTE COMUNISTA NO BRASIL.
http://www.youtube.com/watch?v=eDi-IC0VZJo&feature=related
POSSO VOTAR NO PT? (UMA QUESTÃO MORAL)
http://www.youtube.com/watch?v=2rREUfWwfXw
O Partido a que pertence um candidato não é irrelevante. Este vídeo examina, do ponto de vista moral, se é lícito a um cristão votar em um candidato do Partido dos Trabalhadores.
SOBRE O HOMOSSEXUALISMO E A IDEOLOGIA/MOVIMENTO GAY.
http://www.youtube.com/watch?v=sVMfd8J0o1A
SOBRE A LEI 122-2006 DO MOVIMENTO GAY QUE QUER TORNAR CRIME E COLOCAR NA CADEIA QUEM TIVER OPINIÃO CONTRA A PRÁTICA HOMOSSEXUAL. AMAMOS O HOMOSSEXUAL, QUEREMOS O SEU BEM, MAS TEMOS DIREITO DE TER OPINIÃO CONTRA A PRÁTICA HOMOSSEXUAL
http://www.youtube.com/watch?v=jA54CXmEBys&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=hQGKRqPwDRE
ORIENTAÇÃO A UM HOMOSSEXUAL.
http://www.youtube.com/watch?v=guhrKTFzlb0&feature=related
RESPEITO AS PESSOAS HOMOSSEXUAIS.
http://www.youtube.com/watch?v=fubD8zUe1RQ&feature=related
SOBRE O ABORTO: ASSISTA A ESTES VÍDEOS COM A MÁXIMA ATENÇÃO.
1 - Governo se prepara para implantar o aborto no Brasil-Padre Paulo Ricardo.
http://www.youtube.com/watch?v=YHx3e9HYzJI
2 - Diga NÃO à Cultura da Morte!
http://www.youtube.com/watch?v=zBHHDoW9A_g&feature=player_embedded#!
3 - DUAS FORMAS E TENTATIVAS DO PT E GOVENO DILMA DE IMPLANTAR O ABORTO NO BRASIL:
A vida em risco, saiba como será implantado o aborto neste vídeo. -- Governo Dilma e PT se prepara para implantar o "KIT ABORTO" ou seja Kit para matar crianças inocentes na barriga da mãe.
http://www.youtube.com/watch?v=y-SYyhwZWYk&feature=player_embedded
Reforma do Código Penal, outra tentativa do Governo Dilma de Legalizar o Aborto, veja a partir dos nove minutos:
http://www.youtube.com/watch?v=Yj0-Ul9mpmI&feature=plcp
4 - O governo federal DILMA e as organizações que trabalham para legalização do aborto:
http://www.youtube.com/watch?v=uOn-_xeWsW8&feature=player_embedded
Clique no link abaixo e assine a petição online contra o aborto, depois confirme no seu e-mail:
http://www.ipco.org.br/home/peticao-ao-senado
Dilma Roussef se declara a favor do aborto e Socialista:
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=TdjN9Lk67Io
Dilma se declara a favor de atendimento do ABORTO NOS HOSPITAIS PÚBLICOS, PELO SUS -- SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, VOCÊ PAGARÁ COM SEUS IMPOSTOS O ABORTO PELO SUS.
http://www.youtube.com/watch?v=8F-77i5G-9k&feature=related

Obrigado pela visita, e volte sempre.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

A caricatura do martírio ateu



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

CAIO FABIO-Quando o Ateísmo vira religião



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Blog do João Maria andarilho utópico preensão correta do lápis




Como segurar e posicionar adequadamente, o lápis, sobre uma folha ou caderno.Autor: António Manuel Pamplona

DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM - Uma abordagem psicopedagógica

ISBN: 978852900197-5                          Pág. 172



O reconhecimento e a identificação das dificuldades em aprender a ler e escrever é, na maioria das vezes, a diferença entre o fracasso e o sucesso escolar. Iniciando sua abordagem pela definição da leitura e da escrita, analisa subsequentemente, as causas das dificuldades de aprendizagem, ausência de estimulação das habilidades básicas necessárias à alfabetização, métodos de ensino, fatores maturacionais e emocionais, dislexia e os distúrbios específicos da leitura e escrita, os quais são ilustrados com casos clínicos.

Ressalta-se a extrema importância da obra, tanto para auxiliar a identificação precoce dos distúrbios de aprendizagem, como na elaboração de programas reeducativos ou de reforço escolar, que visem a reintegração da criança, com dificuldades, no processo de ensino formal.

Peso (kg)
0,100



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

como fazer sumário, índice no TCC, monografia no Word 2007, rjbiezus@ho...



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Como não numerar página no Word



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Colocando n° de pagina no word 2007



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Entrei na faculdade pública após 14 anos sem estudar


 FACULDADE

"Entrei na faculdade pública após 14 anos sem estudar"

Rosimeire ingressou numa faculdade pública depois de ter abandonado os estudos para ser mãe, esposa e dona de casa

27/07/2011 10:09
Texto Redação
 
Foto: Hoje Rosimeire está no segundo ano do curso de Letras com habilitação pela UNIFESP. 
 
Hoje Rosimeire está no segundo ano do curso de Letras com habilitação em francês pela UNIFESP.
 

Rosimeire Cardoso de Oliveira, 34, moradora de São José dos Campos, sempre gostou de estudar. Aos 16 anos, no entanto, por causa de uma gravidez não planejada, sua vida virou de ponta-cabeça. Abandonou a escola e, com ela, o sonho de se formar em Letras e ser uma ótima professora. Mesmo com tão pouca idade, virou mãe, esposa e dona de casa em tempo integral. Foi uma ducha de água fria.

Gravidez inesperada 
Ela descobriu que estava grávida depois de um ano de namoro com Gilson. Logo que soube, ficou muito preocupada com a responsabilidade de ser mãe na adolescência. Não queria parar de estudar, por isso, com muito sacrifício, conseguiu finalizar o segundo ano do Ensino Médio durante a gestação.
Quando sua filha, Helen, nasceu, Rosimeire parou de estudar e foi morar numa casinha nos fundos do terreno da mãe de Gilson. Mas não quis ficar longe da escola, então, quando a menina completou um ano, decidiu concluir o Ensino Médio. Matriculou Helen numa creche e voltou a estudar. Mas não foi fácil, ela não tinha tempo para fazer as lições de casa e estava sempre cansada. Para piorar, começou a trabalhar na floricultura da tia. Terminou o curso, porém, parou de estudar novamente e desistiu de fazer faculdade. Estava conformada com a vida doméstica.

Depois de 11 anos sob o mesmo teto, sua relação com  Gilson chegou ao fim. Mudou-se com a filha para uma casinha alugada. Quatro anos mais tarde, quando Helen estava mais crescida, Rosimeire voltou a sonhar com a faculdade, aos 31 anos. Mas considerava a ideia uma loucura. Não tinha condição de pagar a mensalidade de uma universidade particular e achava muito difícil entrar numa pública depois de 14 anos sem abrir um livro.
Foi então que ela descobriu o ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de todo o país para alunos de baixa renda. "Essa é a minha chance", pensou a futura estudante. "Se não passar numa faculdade pública, vou tentar essa bolsa."
Em maio de 2009, Rosimeire inscreveu-se no Enem, matriculou-se num cursinho gratuito noturno e começou a estudar por conta própria em casa. Como trabalhava de segunda a sábado, só tinha domingo para dedicar-se aos estudos. Ela acordava cedo e passava praticamente o dia todo mergulhada em livros, apostilas e simulados. Também lia revistas e jornais e não perdia um noticiário televisivo.

"Minha nota no Enem ficou acima da média!" 
Ao procurar as provas anteriores do Enem na internet, entrou no site da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que é pública, e viu que ela oferecia o curso de letras com habilitação em francês que ela tanto queria fazer. Soube que a nota do Enem era utilizada no vestibular deles e resolveu arriscar.
Na manhã do dia do exame, Rosimeire sentiu-se bastante nervosa, mas, ao ler as primeiras questões, percebeu que estava bem preparada e os nervos se acalmaram. Quando saiu o resultado, ela não acreditou: sua pontuação no Enem havia ficado acima da média nacional.

Confiante, foi prestar o vestibular da Unifesp. Quando a primeira lista de aprovados foi divulgada, seu nome não fazia parte dela. Enquanto esperava pela segunda lista, inscreveu-se no ProUni e foi selecionada para receber a bolsa. Estava prestes a se matricular na Universidade Paulista (Unip), que é particular, quando a segunda lista da Unifesp foi divulgada e seu nome aparecia entre os aprovados.

Quando as aulas começaram, em 2010, Rosimeire estava nas nuvens. Valeu a pena esperar sua vida se estabilizar e, 14 anos depois, voltar aos estudos para realizar seu grande desejo.
Hoje, ela está no segundo ano e vê um longo e brilhante futuro para si como professora e tradutora.




Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Tcc monografia - a importância do ato de ler

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Teoria Currícular


Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Processos Emocionais



Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

CONVIVÊNCIA ESCOLAR: A QUESTÃO DOS CONFLITOS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES E ALUNOS




Obrigado pela visita, volte sempre.

pegue a sua no TemplatesdaLua.com

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

1984, de George Orwell


1984, de George Orwell

George OrwellSe crês que a obra prima do autor de A Revolução dos Bichos (Animal Farm) limita-se a nomear um reality show e servir de citação para adolescentes ao apontarem as câmeras de segurança pela cidade, então é hora de saber um pouco mais.
A escritura de 1984 foi quase tão dramática para George Orwell quanto a batalha pessoal de Winston Smith, o protagonista desta história, contra um regime totalitarista em uma distopia já ultrapassada. Orwell teve de enfrentar as próprias decepções políticas, os temores de um mundo pós-guerra e pós-nuclear, além de seus demônios físicos e psicológicos. Pressionado por seu editor para terminar logo a obra, o escritor dedicou-se exaustivamente a ela, a ponto de esquivar-se ao tratamento de sua saúde fragilizada.
Esse clima sombrio em torno de 1984 explica muito de sua desesperança. Em 1946, um ano após o fim da catastrófica 2ª Guerra Mundial e da morte prematura de sua esposa, o escritor inglês George Orwell retirou-se à casa de um amigo, na Escócia, para trabalhar em sua próxima novela. O trabalho estender-se-ia por mais tempo do que o planejado e o consumiria sobremaneira. Em 1948 terminou a escrita. Em 1949, ano de sua publicação, o livrou ganhou imediata repercussão. No ano seguinte, nos fins de janeiro, seu autor morreu de tuberculose.
Seu legado é evidente. Palavras como “orwelliano”, “Big Brother” e “duplipensamento” extrapolam o universo literário e alcançam novas dimensões na vida cotidiana. Mais do que nomear programas de televisão de caráter duvidoso, 1984 está inserido, ainda que jamais o tenhamos lido, em nossos receios mais íntimos diante dos poderes do Estado – principalmente diante do excesso desses poderes.
A história desenvolve-se ao redor de Winston Smith, um cidadão comum facilmente identificável, mesmo em nossa realidade. Ele tem 39 anos, sofre de uma úlcera varicosa acima do tornozelo direito e logo sabemos que não concorda muito com as atitudes do governo. Até aí tudo dentro da normalidade. No entanto, somos informados da presença do Grande Irmão – “O Grande Irmão está de olho em você”, lê-se em cartazes espalhados por todos os cantos – e de que Winston parece ser o único a repudiá-lo.

Muito de seu repúdio se deve ao fato de, como em todo caso de totalitarismo, o regime mandante abole os direitos mais básicos da população para manter sua posição de superioridade. O curioso é que não há leis expressas, mas todos temem as punições. Não é proibido criticar o Partido e seus atos, mas a pena é de morte. Os cidadãos podem relacionar-se como quiserem, desde que não haja prazer envolvido. Sim, inclusive o prazer foi proibido e ninguém mais demonstra se importar com isso.
Esse Grande Irmão é a representação pública do regime na fictícia Oceânia (correspondente à atual Oceania, às Américas, ao Reino Unido e ao sul da África). Seu controle está dividido em quatro setores: o Ministério da Paz, responsável por manter a constante guerra entre a Oceânia e a Eurásia ou a Lestásia, os únicos três governos globais; o Ministério da Verdade, encarregado de adulterar dados e fatos discrepantes para que se tornem verdade; o Ministério do Amor, ao qual cabe manter a lei e a ordem, muitas vezes por meio de tortura e lavagem cerebral; e o Ministério da Pujança, que tem de lidar com os problemas de escassez devido ao desvio de recursos para a guerra.
É fácil de repararmos na ironia desses nomes, todavia os habitantes da Oceânia não o reparam por duas razões: duplipensamento e Novafala. O primeiro “significa a capacidade de abrigar simultaneamente na cabeça duas crenças contraditórias e acreditar em ambas”, ou ainda “induzir conscientemente a inconsciência e depois, mais uma vez, tornar-se inconsciente do ato de hipnose realizado pouco antes” (na tradução de Alexandre Hubner e Heloísa Jahn). É um auto-policiamento em prol do Estado, por assim dizer.
Já a segunda diz respeito ao idioma empregado no território oceânico. Na verdade, trata-se de um idioma na contramão de todas as linguagens, pois foi criado artificialmente e, ao invés de tornar-se mais rico e expressivo com o passar do tempo, a cada revisão torna-se mais rudimentar e inexpressivo. Ou seja, “menos e menos palavras a cada ano que passa, e a consciência com um alcance cada vez menor”. Mais sobre a Novafala a seguir.
E há, claro, a presença constante do Grande Irmão. Ela é vista nos grandes cartazes, sentida através das teletelas (aparelhos usados para comunicação e vigilância por parte do Partido) e reforçada na “educação” comunitária da qual os habitantes da Oceânia devem participar. Melhor, uma pequena parcela de seus habitantes, somente aqueles que pertencem ao Partido Externo – algo como os funcionários públicos de qualquer administração. Aqui começam as complicações na construção de 1984.
As camadas sociais dessa sociedade fictícia são as seguintes: Partido Interno, Partido Externo e Proletariado. Esta última corresponde a 85% da população e vive na marginalidade, na mira dos foguetes inimigos, mas sem o controle direto do Ministério da Verdade nem das teletelas nem dos encontros comunitários. São mais de 250 milhões de pessoas (comparados aos 6 milhões do Partido Interno) que teriam certa possibilidade para organizar uma revolução social e não o fazem por inanição ou falta de ambição. E isso, para nós leitores, é difícil de compreender.
Orwell projeta uma sociedade sem ambição, e esse parece ser seu maior engano. A História não aponta qualquer revolução que tenha ocorrido por motivos puramente políticos; sempre houve o desejo de uma classe, mesmo que minoria, de ganhar mais poder e enriquecer. As nobrezas caíram na Europa não para que se formasse uma sociedade justa de cima a baixo, mas para que as classes médias pudessem ocupar seu lugar.
Ou talvez o Proletariado não possuísse tempo de rebelar-se. O livro conta-nos que o Partido teria assumido o poder em meados da década de 60, ou seja, teria então cerca de 20 anos de controle. Sabemos que mesmo em condições horríveis esse pode ser um período demasiado curto para uma transformação. Agora, uma hora se transforma. A Primavera Árabe é um bom exemplo da impraticabilidade de um totalitarismo prolongado como o do Grande Irmão. Ambição e discordância são características fundamentais da humanidade e são elas que põem as mudanças em marcha.
Um outro defeito da obra é a (justificável) falta de elaboração dos personagens secundários. Uma das explicações é que estamos sempre sujeitos à percepção de Winston; apesar do livro ser narrado em terceira pessoa, nenhuma ação corre sem a presença do protagonista. Outra – e muito boa – é que em um mundo onde o Estado controla a mente das pessoas, não é de se esperar que estas sejam demasiado profundas ou refinadas. Há personagens com contradições interessantes: Syme, Ampleforth e Julia, contudo deles pouco nos é revelado. Entende-se – só que fica aquela vontade de nos inteirarmos mais.
Entretanto, 1984 não é conhecido por seus pequenos deslizes, e sim pelas suas vastas qualidades. É tudo que se espera de uma leitura: cativante, vigorosa, identificável, perspicaz… E, sobretudo, nos importamos com o destino dos personagens diante de uma situação tão cruel. Orwell é que não parece muito desejoso de um final feliz. Aliás, distopias raramente têm finais felizes.
E ainda resta comentar a Novafala. Como comentado acima, é uma linguagem criada para que seus falantes não tenham meios de expressar seu desagrado com o G. I. É um processo minucioso pelo qual o pensamento e a capacidade de raciocínio são condicionados pelas palavras utilizadas na comunicação corrente.
Para quem gosta de linguagem, o apêndice que desenvolve os ideais e a estrutura da Novafala é de um esclarecimento ímpar sobre a nossa própria língua, seja ela o português, o espanhol, o inglês… Com ele concluímos que a nossa capacidade de organizar idéias está diretamente relacionada com as palavras que usamos para expressá-las. Posto de outra forma, o pensamento surge pelo nosso domínio da expressão; não podemos pensar algo sem palavras para descrevê-lo, ou como versaria Caetano em citação de Heidegger: “só é possível filosofar em alemão”.
Já para o leitor comum, o apêndice é o máximo de esperança que se há de encontrar na obra. É importante notar que já na quarta página (segundo a primorosa edição da Companhia das Letras) há esta importante nota de rodapé: “A Novafala era o idioma oficial da Oceânia. Para saber mais sobre sua estrutura e etimologia, ver Apêndice”. A Novafala “era”, não “é”, portanto já não se fala mais. Esse é um sutil final feliz para a história, pois o referido apêndice trata desse idioma e do Grande Irmão como caso há muito passado, apenas estudado atualmente (seja o “atual” qual for).
Essa foi a maneira que Orwell encontrou para responder a seus leitores – e a si – a questão fundamental: “Há uma saída?” Custa bastante tempo e muitas vidas, mas parece que há. Afinal, enquanto houver um pouco de Winston Smith em todos nós, enquanto conservarmos nossa humanidade, sempre haverá uma saída.

Sugestão:1984, Editora Companhia das Letras, 2009, Tradução de Heloisa Jahn e Alexandre Hubner, 416 pág.

fonte http://classicosuniversais.com/2011/06/23/1984/

Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Blog do João Maria Andarilho Utópico Professor Pedagogo.: Blog do João Maria Andarilho Utópico Fatores que f...

Blog do João Maria Andarilho Utópico Professor Pedagogo.: Blog do João Maria Andarilho Utópico Fatores que f...: http://saladeterpia.blogspot.com/ Didática Geral - Claudino Piletti http://pt.scribd.com/doc/72359292/1-1-Didatica-Geral-Claudino...

Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Blog do João Maria Andarilho Utópico Fatores que fazem mudar nosso comportamento



http://saladeterpia.blogspot.com/

Indicação de leitura do João Maria andarilho utópico.
Sinopse - Didática Geral - Claudino Piletti

Estudar Didática não significa apenas acumular informaçãoes técnicas sobre o processo de ensino=aprendizagem.Significa,antes de mais nada,desenvolver a capacidade de questionamento e de experimentação com relação a essas informações...
Por isso, no decorrer dos capítulos deste livro,além de apresentarmos uma série de alternativas para a atividade docente,apresentamos também alguns elementos de reflexão ,para ajudar o professor a escolher as alternativas mais adequadas para cada situação...
Didática Geral - Claudino Piletti
http://pt.scribd.com/doc/72359292/1-1-Didatica-Geral-Claudino-Piletti

Vídeo link onde falo sobre o motivo de eu João Maria ser contra a cota racial.
http://youtu.be/3ZYiMtzQHUQ


Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O Santo Nome Religião Música Política Culinária Vegetariana Vídeos Imagens Cultura e Bem Viver: coleção os pensadores - epicuro, lucrécio, cícero,...

O Santo Nome Religião Música Política Culinária Vegetariana Vídeos Imagens Cultura e Bem Viver: coleção os pensadores - epicuro, lucrécio, cícero,...: coleção os pensadores - epicuro, lucrécio, cícero, sêneca, marco aurélio by Jadson Evaristo da Silva Obrigado pela visita, e volte...

Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

O Santo Nome Religião Música Política Culinária Vegetariana Vídeos Imagens Cultura e Bem Viver: Aristoteles-Os-pensadores

O Santo Nome Religião Música Política Culinária Vegetariana Vídeos Imagens Cultura e Bem Viver: Aristoteles-Os-pensadores: Aristóteles - Os pensadores by Clara Caraciolo Obrigado pela visita, e volte sempre.

Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

O Santo Nome Religião Música Política Culinária Vegetariana Vídeos Imagens Cultura e Bem Viver: Sócrates - Coleção os Pensadores

O Santo Nome Religião Música Política Culinária Vegetariana Vídeos Imagens Cultura e Bem Viver: Sócrates - Coleção os Pensadores:    Sócrates - Coleção os Pensadores by   andrecaregnato Obrigado pela visita, e volte sempre.

Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Obras incompletas (coleção os pensadores) - Friedrich Nietzsche

Obras incompletas (coleção os pensadores) - Friedrich Nietzsche by nietzsche7364

Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

(Colecao Os Pensadores) Vol. 02_Socrates

(Colecao Os Pensadores) Vol. 02_Socrates by jorisd

Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

coleção os pensadores - epicuro, lucrécio, cícero, sêneca, marco aurélio

coleção os pensadores - epicuro, lucrécio, cícero, sêneca, marco aurélio by Jadson Evaristo da Silva



Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Aristoteles-Os-pensadores



Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Sócrates - Coleção os Pensadores




Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Um pastor de ovelhas ouvia um Sábio falar a respeito das certezas que os homens acham que tem.


  
Um dia, um pastor de ovelhas ouvia um Sábio falar a respeito das certezas que os homens acham que tem. O Sábio dizia que muitas vezes as pessoas acham que sabem diferenciar o bem e o mal, mas muitas vezes enganam-se a esse respeito.

Ouvindo isso, o pastor achou tudo absurdo; levantou-se e foi embora: ele era um homem experiente, havia criado seus filhos, construído sua casa e tinha uma família honrada. Não era possível que ele não soubesse diferenciar o bem e o mal.
No dia seguinte, pastoreando suas ovelhas, aproximou-se um homem que secretamente invejava o pastor, e fingindo ter-lhe apreço, sugeriu:

- Leve suas ovelhas até alem do monte de pedras, a grama lá está fresca e nova.
Ao que o Pastor retrucou:
- É um lugar perigoso. Minhas ovelhas podem tropeçar e cair no desfiladeiro, que está tão próximo do monte de pedras.

E o homem que lhe tinha inveja replicou:
- Isso jamais aconteceria com um pastor experiente como você, apenas com um garoto sem conhecimento!

Encorajado pelas palavras, o pastor resolveu seguir a sugestão. Ao chegar ao lugar perigoso, não apenas uma de suas ovelhas tropeçou e ia caindo morro abaixo: na tentativa de resgatá-la, pedras rolaram e o pastor acabou com um braço preso entre as pedras.

Levou dois dias até que alguém aparecesse por ali, porque o homem que invejava o pastor não disse a ninguém sobre a sua infeliz sugestão, e manteve silencio ao saber do desaparecimento dele.
Quem encontrou o pastor foi um de seus filhos, que para salvar-lhe, teve de fazer com que pedras menores rolassem sobre ele, para aliviar o peso e poder retirar seu braço que estava preso.

De volta à aldeia, o pastor procurou o Sábio e lhe disse:
- Por favor, perdoe a minha ignorância. Dois dias atrás eu fui embora quase ofendido por você ter dito que não sabemos sempre distinguir o bem e o mal. E nesses dois dias, um homem quase me matou com palavras de encorajamento, enquanto outro salvou minha vida, jogando pedras sobre mim.

Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Decidiu sair com outra... f




Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Medidor de estresse





Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Método e Metodologia quais às diferenças. Metodologia da pesquisa científica.

MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA ? • Metodologia é o estudo dos métodos e especialmente dos métodos da ciência, enquanto método é o modo...