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Mostrando postagens de Agosto, 2008

REVISTA (re.vis.ta). Palavra do Dia.

Palavra do Dia:

REVISTA (re.vis.ta)

Um dos mais importantes meios de informação nos dias de hoje é a publicação de revistas. Voltadas para diversos assuntos, as revistas geralmente, devido a essa abrangência, atraem diversos públicos de diversas especialidades ou interesses.

A palavra “revista” tem sua origem na junção do prefixo “re-” com a palavra “vista”.

Sua designação não se restringe unicamente às publicações que vemos nas bancas de jornal. “Revista” também designa uma inspeção, ação ou resultado de revistar, como na frase “na revista aos visitantes do presídio, encontraram uma faca escondida”.

>> Definição do dicionário “Aulete Digital”:

Revista¹ (re.vis.ta)

Substantivo feminino

1 Ação ou resultado de revistar, inspecionar; VISTORIA: dia de revista no presídio.

2 Exame ainda mais acurado; REEXAME.

3 Jur. Recurso que se interpõe perante um tribunal de justiça superior, quando há divergência de interpretação do direito em tese entre turmas ou câmaras

4 Mil. Inspeção de trop…

Sociologia e Modernidade em Èmile Durkheim.

Durkheim e a sociologiaJéferson Mendes[1] Émile Durkheim nasceu em Épinal, no dia 15 de abril de 1858, região da Alsácia, na França. Iniciando os estudos em Epinal posteriormente partindo para Paris, no Liceu Louis Le Grand e na École Normale Superiéure (1879). Considerado um dos pais da sociologia moderna. Durkheim formou-se em Filosofia onde começou a interessar-se pelos estudos sociais. Foi o fundador da escola francesa de sociologia, em 1887 quando é nomeado professor de padagogia e de ciência social na faculdade de Bordeaux, no sul da França. Suas principais obras são: Da divisão social do trabalho (1893); Regras do método sociológico (1895); O suicídio (1897); As formas elementares de vida religiosa (1912). Fundou também a revista L’Année Sociologique, que afirmou a preeminência durkheimiana no mundo inteiro. Durkheim morre em Paris, a 15 de novembro de 1917. O fato social Durkheim parte da idéia de que o indivíduo é produto da sociedade. Como cita Aron, “[...] o indivíduo nasce da…

4 mitos da dislexia.

Criança que não aprende é doente, dizem muitos. Mas a solução para as dificuldades de aprender a ler e escrever, entre outros problemas, passa primeiro pela sala de aulaDeca Pinto1º mito: A dislexia atrapalha a alfabetização
2º mito: O disléxico não gosta de ler e escrever
3º mito: O disléxico é mais inteligente e criativo
4º mito: As causas da dislexia são genéticas
3 perguntas para Giselle Massi, especialista no assunto

Leia ainda as histórias de:
- Vinícius, um aluno com esse distúrbio
- Eliana, mãe de uma criança com dislexia


Existe uma espécie de fantasma que assombra as salas de aula brasileiras. Ele atende pelo nome de dislexia e é coresponsável pelas dificuldades de milhões de crianças, sobretudo nas séries iniciais. Mas será que ela é a causa de tantos problemas de aprendizagem? É quase consenso que esse distúrbio é um grande obstáculo que impede o pleno desenvolvimento da leitura e da escrita. Especialistas ouvidos por NOVA ESCOLA, no entanto, discordam da análise. “Ela tem sido usa…

Curso para professores de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Matemática 3 (multiplicação).

Quando multiplicar nas expressões numéricas Veja este problema: No supermercado, comprei uma escova de dentes por 2 reais (R$ 2,0) e 3 sabonetes, cada um custando 80 centavos (R$ 0,80). Quanto gastei? Que problema facíl, não é? A resolução pode ser indicada por esta expressão numérica: 2,0 + 3 x 0,80.Com isso indicamos que se deve somar 2,0 com o resultado de 3 x 0,80, que é 4,40. Isto é, deve-se fazer 2,0 + 2,40 = 4,40.
Mas, atenção! Será que alguém, lendo a expressão

2,0 + 3 x 0,80
não poderia, primeiro, somar 2,0 com 3 e multiplicar o resultado por 0,80? Nesse caso, teríamos 5,0 x 0,80 = 4,0. Isso não corresponde ao que gastei no supermercado.
Pois é, colega, ao escrever expressões em que aparecem multiplicações e adições ou subtrações pode haver mais de uma interpretação. Para evitar dúvidas sobre qual operação é feita primeiro, os matemáticos combinaram que a multiplicação sempre deve ser feita antes da adição e da subtração. Isto é o que se chama uma "convenção": fica combi…

História da educação no Brasil.