Modelo Projeto Pesquisa 1 boneco
Estrutura de um projeto de pesquisa
Apresentamos a seguir algumas sugestões e descrições das seções de um projeto de pesquisa em Letras:
Título: Atribui o tema principal do projeto; Deve transmitir o conteúdo e a contribuição do do trabalho (sem exagerar as promessas); Pode ter um subtítulo.
Dica: deve ter no máximo 20 palavras trazendo palavras-chave e uso de verbos com um grande conteúdo semântico, evitar adjetivos e advérbios. Algumas perguntas que podem nortear as decisões sobre o título:O que está sendo apresentado no artigo?
O que o seu público alvo deve esperar?
Quais são os termos mais descritivos das contribuições do seu texto?
Que mensagem você quer transmitir?
Resumo: – O resumo, assim como o título, representa a porta de entrada do seu projeto, apresentando resumidamente as ideias principais, a definição do tema, a base teórica, os resultados esperados, ou seja, refletir o que o texto (projeto ou artigo) tem para oferecer.
– Elucida tema, objetivo, metodologia, teoria e uma prévia da conclusão.
– De maneira geral, o resumo deve conter entre 100 e 300 palavras.
Dica: deve informar: o propósito (+/-1 sentença), ter uma contextualização, indicar a metodologias e os resultados (os resultados principais), o que seria o coração da conclusão. Como é um texto curso, dê maior ênfase ao foco do estudo, por exemplo, discussão de uma teoria específica ou metodologia de coleta de dados.
Introdução: – Apresenta o objeto que o texto vai tratar, introduz o histórico da pesquisa: um relato de como se chegou ao tema (motivos relevantes, buscas que efetuou, decisões, teorias selecionadas etc)
– Organiza a compreensão da relevância do trabalho para um campo de estudo. (Trailer do trabalho)
– É importante contextualizar o trabalho (tanto textualmente quanto na área) e justificar a sua relevância.
– Dica: No último parágrafo apresentar a estrutura, como seções/capítulos estão divididas (“o que vem daqui pra frente”). A introdução deve caminhar do tópico mais geral para o mais específico: contextualização, revisão da literatura, problema abordado, resultados.
Justificativa: – Salientar as contribuições do trabalho
– Responder as perguntas: Como se chegou ao tema pesquisado? Quais circunstâncias interferem nesse processo? Que hipóteses se tem a respeito do assunto? Qual a minha motivação para realizar esta pesquisa?
Objetivos: – Explicitar com maiores detalhes quais são os objetivos do projeto.
– Procure explicar claramente o que pretende alcançar ao final da sua pesquisa, que perguntas serão respondidas.
– Escolha entre 2 até 4 objetivos, evidenciando um objetivo principal.
– Certificar-se se os objetivos podem ser alcançados no período da pesquisa (lembre-se, não vamos responder todas as perguntas de pesquisa sobre um tema específico em poucos anos, um passo de cada vez).
– Dica: formular os objetivos em forma de questão: “Este trabalho tem por objetivo responder a, refletir sobre, comparar, descrever, analisar, fazer um levantamento de (…).
Arcabouço teórico: – Situa o problema na área de pesquisa, apresenta uma síntese da literatura relevante/de base.
– Referenciais teóricos utilizados para dar conta dos fenômenos que serão abordados e explicados.
– Explicitar quais obras já foram lidas e quais pretende ler ao longo do desenvolvimento do projeto e justificar como tais referências vão fundamentar a sua pesquisa.
– O que a literatura da área aponta como problemas, metodologias e perspectivas de pesquisa?
– Dica: Apresentar uma reflexão pessoal sobre as obras selecionadas, seja concordando ou discordando sobre o que foi discutido nelas, ou desenvolvendo uma relação entre elas, o importante é conseguir estabelecer um diálogo com as obras.
Metodologia: – Em vista dos objetivos, indica as etapas do processo de investigação.
– Elucidar quais são os procedimentos adotados para coleta e/ou análise de dados (participantes, amostra, procedimento/instrumentos de coleta e análise de dados).
– Indicar a natureza da pesquisa (qualitativo, quantitativo, exploratório, empírico etc) e as ferramentas (empíricas, documentais, bibliográficas) que serão utilizadas.
– Dica: refletir sobre quais mecanismos práticos serão aplicados, por exemplo, na realização de uma coleta de dados: como a coleta será feita; quanto tempo vai durar; quantos participantes pretendo convidar; onde e com qual ferramenta será realizada a coleta; qual é a sua importância para a minha pesquisa; que resultados espero alcançar.
Conclusão (ou resultados esperados): – Assim como a introdução representa o anúncio do tema, o ponto de partida, a conclusão pode ser vista como o ponto de chegada.
– Resumo do conjunto já exposto, traz a ideia geral do tema e os resultados esperados.
– Dica: Demonstrar que os resultados esperados são interessantes ou relevantes (social, educacional, cultural, financeira) para a área de pesquisa/atuação. Ao contrário a introdução, deve caminhar do tópico mais específico para o mais geral: esclarecer as principais contribuições do texto e terminar marcando a sua contribuição para a área/para a sociedade.
Cronograma – Demonstrar um planejamento consciente do tempo (seja por mês ou semestre) para o desenvolvimento das atividades.
– Indicar as etapas previstas pela pesquisa: leituras, disciplinas a serem cursadas, coleta e análise de dados (piloto também), redação final (relatório e divulgação dos resultados).
– Dica: existem diferentes modelos para o cronograma, o importante é prever atividades que se relacionem com a sua proposta de pesquisa e que sejam viáveis dentro de um determinado período. Você também pode fazer um cronograma ou plano de trabalho individual com objetivos de trabalho para cada dia ou semana. Neste plano pessoal pense em momentos de descanso e de atividades que estimulem a sua criatividade
Referências bibliográficas – Listar apenas aquelas referências que foram citadas no texto do projeto.
– No entanto, no arcabouço teórico pode-se indicar bibliografias de leitura, assim como textos e documentos que serão utilizados na investigação.
Exemplos de Referências (seguir regras atuais da ABNT):
Livro: RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingüística crítica: Linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo, Parábola Editorial, 2003.
Capítulo de Livro: EHLICH, Konrad; REHBEIN, Jochen. Einige Interrelationen von Modalverben. In: WUNDERLICH, Dieter (ed.). Linguistische Pragmatik. Wiesbaden, Athenaion, 21975, 318-341.
Artigo de Periódico: AUBERT, Francis Henrik. Modalidades de tradução: teoria e resultados. In: TradTerm 5(1), 1998, 99-128. Artigo de jornal TEIXEIRA, Ivan. Gramática do louvor. In: Folha de S. Paulo, Jornal de Resenhas. São Paulo, 08/04/2000, 4.
Dissertação e tese: BRITO, Eduardo Manoel de. Quando a ficção se confunde com a realidade – As obras In der Strafkolonie Na Colônia Penal e Der Prozess. O Processo de Kafka como filtros perceptivos da ditadura civil-militar brasileira. Tese de doutorado. FFLCH/USP, São Paulo, 2005
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