ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TCC. (UNOPAR VIRTUAL)
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sábado, 25 de agosto de 2012
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
Por isso ou Porisso?
Por isso ou Porisso?
1) A grafia oficial, no § 574, adotou a forma analítica, em dois elementos, para tal conjunção. Ex.: "O réu não contestou a ação; por isso a sentença lhe aplicou os efeitos da revelia".
2) Oportuno, em corroboração, é lembrar a respeito a incisiva lição de Vasco Botelho de Amaral: "Evidentemente deve escrever-se por isso, e não porisso, erro de grafia, como se grafa por isto, e não poristo, nem poraquilo".1
3) Na apropriada observação de Laurinda Grion, "assim como escrevemos por este, por esta, por aquela, escrevemos por isso".2
__________________
1 Apud ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Dicionário de Questões Vernáculas. São Paulo: Editora Caminho Suave Ltda., 1981. 240.
2 Cf. GRION, Laurinda. Mais Cem Erros que um Executivo Comete ao Redigir. Sem edição. São Paulo: Edicta, sem data. p. 65.
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fonte http://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI127982,61044-Por+isso+ou+Porisso
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Existem várias formas de diferenciar a forma exata de utilizar os porquês, entenda em quais situações utilizar cada um.
O uso dos porquês
O uso dos porquês é um assunto muito discutido e traz muitas dúvidas. Com a análise a seguir, pretendemos esclarecer o emprego dos porquês para que não haja mais imprecisão a respeito desse assunto.
Por que
O por que tem dois empregos diferenciados:
Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuirá o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”:
Exemplos: Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)
Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)
Quando for a junção da preposição por + pronome relativo que, possuirá o significado de “pelo qual” e poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.
Exemplo: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo qual)
Por quê
Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.
Exemplos: Vocês não comeram tudo? Por quê?
Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.
Porque
É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de “pois”, “uma vez que”, “para que”.
Exemplos: Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova. (pois)
Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)
Porquê
É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.
Exemplos: O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo)
Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
http://www.brasilescola.com/gramatica/por-que.htm
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quinta-feira, 23 de agosto de 2012
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
MEC vai propor reforma curricular do ensino médio
Grade curricular deverá ter como referência quatro eixos, nos moldes do Enem
BRASÍLIA - O Ministério da Educação (MEC) quer incentivar as redes de ensino médio das 27 unidades da federação a reformarem seus currículos, com o objetivo de melhorar a aprendizagem. A ideia é que as grades curriculares tenham como referência quatro grandes eixos: linguagens, matemática, ciências naturais e ciências humanas, nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Uma proposta de resolução nesse sentido deverá ser enviada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) até o início do ano que vem. O secretário de Educação Básica, Cesar Callegari, disse nesta quinta-feira que a proposta deverá enumerar os chamados "direitos de aprendizagem", isto é, conteúdos cuja assimilação pelos alunos o ministério considera indispensável no nível médio.
- É um consenso que a fragmentação do currículo prejudica a aprendizagem - declarou Callegari. - O MEC não vai prescrever redução do número de disciplinas. Vamos apoiar a integração de disciplinas e conteúdos curriculares. E enunciar com clareza o que cada estudante tem o direito de aprender.
Segundo ele, a rede estadual de Pernambuco já adota modelo semelhante ao pretendido pelo MEC.
Mesmo que seja aprovada e vire resolução do CNE, a proposta ainda em fase de elaboração no MEC não terá caráter impositivo. Isso porque as resoluções do conselho servem apenas para orientar os estados.
De um lado, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) determina que todos os currículos tenham uma base nacional comum, de modo a assegurar o estudo da "língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil". Mas cabe aos estados e até mesmo a cada escola definir em detalhes a respectiva grade curricular. Não é à toa que, segundo o MEC, há escolas de ensino médio com até 19 disciplinas.
No ano passado, o CNE aprovou novas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio, com linhas gerais sobre qual deve ser o papel da última etapa da educação básica. A intenção do MEC é que a nova resolução seja complementar à atual.
Em 2009, o MEC também lançou o programa Ensino Médio Inovador, que consiste no repasse de recursos adicionais a escolas que renovarem seus currículos, encampando os quatro grandes eixos norteadores do Enem. Em 2011, 315 escolas haviam aderido ao projeto. Em 2012, segundo Callegari, esse número subiu para 2 mil.
O secretário disse estar convencido de que o ponto principal para melhorar a aprendizagem é o aumento da carga horária. Ele defende a oferta de ensino médio em tempo integral, o que exigiria mais recursos.
- A carga horária atual é totalmente insuficiente.
Os resultados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referentes a 2011 e divulgados anteontem, mostram que o nível médio é o que menos avança no país, com registro inclusive de retrocesso em nove estados.
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terça-feira, 21 de agosto de 2012
Série palavras e expressões pitorescas: TRAZER À BAILA
TRAZER À BAILA
Baila era uma dança portuguesa apropriada para terreiros. Trazer à baila significava convidar à dança; no sentido figurado, evocar um tema para discussão a respeito: "Trarei
à baila a situação econômica da empresa".
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Baila era uma dança portuguesa apropriada para terreiros. Trazer à baila significava convidar à dança; no sentido figurado, evocar um tema para discussão a respeito: "Trarei
à baila a situação econômica da empresa".
Extraído do Livro Etimologias e Expressões Pitorescas: Marcus Claudio Acquaviva, Ed. Ícone
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segunda-feira, 20 de agosto de 2012
Série palavras e expressões pitorescas: HANDICAP
Expressão inglesa que significa desvantagem, situação de inferioridade. Ter um handicap significa ter algo em desfavor, e não, como geralmente se pensa, contar com alguma vantagem. Exemplo: "Embora com handicaps da má alimentação e do cansaço, Pedro obteve classificação no concurso público que prestou".
Etimologias e Expressões Pitorescas: Marcus Cláudio Acquaviva – editora Ícone página, 47 – 1994.
Traduções principais/Principal Translations | ||
handicap n | (disability) defeito físico | deficiência física loc sf |
Traduções Adicionais/Additional Translations | ||
handicap n | (disadvantage) | desvantagem sf |
handicap n | (golf) estrangeirismo: golfe | handicap sm |
handicap vtr | (have disadvantage) | ter desvantagem loc vt |
handicap vtr | (sports) esportes: a um adversário mais fraco | conceder vantagem loc |
Report an error |
Formas compostas | ||
mental handicapn | (learning disability) deficiência de aprendizagem | deficiência mental loc sf |
retardo mental loc sm | ||
Following a head injury, James has a severe mental handicap. |
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domingo, 19 de agosto de 2012
sábado, 18 de agosto de 2012
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