sexta-feira, 23 de abril de 2021

A História do Ekadashi Vrata Kamada.

E

kadasi

Calendário


Ekadasi (pronunciado ekadashi) é o décimo (dasi) primeiro (eka) dia lunar depois da lua cheia e da lua nova. Neste dia se observa jejum de feijões e cereais. Nos ekadasis também não se come vagem (feijão verde), berinjela (pois aumenta o apetite), mel e assafétida. Dormir durante o dia, (sexta-feira), cortar unhas e cabelos, barbear-se e divertimentos também são atividades que devem ser evitadas nesses dias, pois se deve diminuir as demandas corpóreas nos ekadasis para melhor fixar a mente em Krsna. Sobre a importância do jejum no ekadasi, consultar o Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila, capítulo 15, textos 9 e 10.

Pessoas que não devem fazer jejum estrito no ekadasi: pessoas com problemas de fígado, coração, pulmão, estômago ou rins; pessoas insanas ou muito perturbadas (preocupadas); crianças, idosos e grávidas. Todos devem, porém, observar o jejum de feijões e cereais.



Regras para o jejum e combinações padrão para quebrar o jejum de Ekadasi

Se você observou um jejum completo (até mesmo sem água) não precisa quebrá-lo com grãos. Você pode quebrá-lo com caranamrta ou fruta. Mas, se você observou Ekadasi comendo frutas e vegetais, então deveria quebrá-lo no dia seguinte na hora mencionada.
O Maha-dvadasi é observado como Ekadasi
Purnima e Amavasya podem ser observados como Ekadasi. (opcional)

Ekadasi
A essência é simplesmente comer uma ou duas vezes ao dia, assim pode-se gastar mais tempo ouvindo, cantando e se lembrando de Sri Sri Radha-Krsna.
 
Jamais se deve comer carne, peixe, ovos, alho, cebola, cenoura, lentilhas vermelhas, lentilhas verdes, cogumelos, etc.

Alimentos não permitidos no Ekadasi:
- tomates, berinjela, couve-flor, brócoli, pimentão, melão amargo, quiabo e flores de bananeira;
- ervilhas, grão-de-bico e todos os tipos de feijão, incluindo produtos feitos de grãos, como tofu, refrigerante, doces, temperos, etc.);
- todos os tipos de folhas vegetais (tais como: espinafre, saladas, repolhos) e folhas de ervas como salsa, folhas de coentro; aipo e folhas de curry;
- grãos (exemplos: cevada, farinha, massa, arroz, milho) e todos os tipos de farinhas feita de grãos e feijões (exemplos: farinha de arroz, farinha de grão-de-bico, farinha de urad dahl);
- gomas de milho ou de grãos, e produtos feitos ou misturados com estas gomas como bicarbonato de sódio, fermento em pó, certos refrigerantes com xarope de milho, certos iogurtes e pudins, certas variedades de cremes e de queijos, certas balas e doces e balas de tapioca.
- óleos feitos de grãos (exemplo, óleo de milho, óleo de gergelim) e produtos fritos nestes óleos (exemplo, nozes fritas, batata frita e outras porções de alimentos fritos)
- mel, e doce feito com goma

Temperos usados no Ekadasi:

- pimenta preta, gengibre fresco, sal puro e tumerique fresco

Temperos não utilizados no Ekadasi:

- assafétida, semente de gergelim, cominho, feno grego, mostarda, tamarindo, erva-doce, cardamomo e noz-moscada

Alimentos que podem ser utilizados todos os dias do ano, incluindo Ekadasi e Caturmasya:
- Todas as frutas (frescas e secas), todas as nozes e óleos feitos de nozes
- Batatas, abóboras, pepino, rabanete, polpas (ex.: abóbora), limão, abacate, azeitona, coco, todos açucares
- Todos os laticínios puros (exceto iogurte durante o segundo mês e leite durante o terceiro mês de Caturmasya)
texto retirado: http://www.sadhanatimes.com.br/index.html 


Esses dias são muito auspiciosos para o serviço devocional (Bhakti Yoga) praticado pelos Vaisnavas. O Ekadasi é tão importante que quando o Senhor Caitanya Mahaprabhu tomou Sannyas e deixou sua família, sua mãe (Saci Mata) perguntou o que ela deveria fazer e seu filho respondeu que ela somente deveria seguir os ekadasis.

O Ayurveda explica que em Ekadasi a Lua torna-se obscurecida. A Lua é a Deidade que preside "Anna" (Alimentos), e portanto comer grãos em Ekadasi torna-se indigesto e pode causar doenças. Além disso, os grãos absorvem muita água durante a digestão. A Lua além de ficar obscurecida também fica mais perto da Terra e absorve mais água do nosso organismo.

Leia abaixo um artigo muito interessante que explica o aparecimento de Sri Ekadasi e de Papapurusa.

Origem do Ekadasi (Este artigo foi originalmente escrito em 1956 por Sri Navincandra Cakravarti, um discípulo de Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura, e em 1979 foi traduzido para o inglês por Vyenkata Dasa Brahmacari)
"Muitos devotos são muito inquisitivos sobre o aparecimento de Sri Ekadasi e sobre suas características especiais. Portanto estou apresentando esta descrição encontrada no décimo quarto capítulo do Padma Purana, na seção intitulada "Kriya Sagara Sara."
Perguntas do sábio Jaimini à Srila Vyasadeva
Certa vez, o grande sábio Jaimini, disse ao seu mestre espiritual: "Ó Gurudeva! Anteriormente por sua misericórdia, o senhor descreveu para mim a história das glórias do rio Ganges, os benefícios da adoração a Sri Vishnu, a doação de grãos em caridade, a doação de água em caridade, a magnanimidade de se aceitar a água que foi usada para lavar os pés dos Brahmanas.

Ó melhor dos sábios, Sri Gurudeva, agora com grande entusiasmo, desejo ouvir sobre os benefícios de se jejuar no Ekadasi e do aparecimento de Sri Ekadasi." "Ó Gurudeva, quando Ekadasi nasceu e de quem ele apareceu? Quais as regras de jejuar no dia de Ekadasi? Por favor, descreva os benefícios de se seguir este voto e quando ele deve ser seguido. Quem é a maior deidade adorável de Sri Ekadasi? Quais são os erros de não se seguir Ekadasi corretamente? Por favor, deposite sua misericórdia sobre mim e me diga sobre estes assuntos, pois o senhor é a única personalidade capaz de fazê-lo.

" Srila Vyasadeva ouvindo estas perguntas de seu discípulo Jaimini, situou-se em transe transcendental e respondeu: "Ó Brahmana sábio Jaimini, os resultados de se seguir Ekadasi podem ser perfeitamente descritos pelo Senhor Supremo, Narayana, pois Sri Narayana é a única personalidade capaz de descrevê-los na sua totalidade. Mas eu darei uma breve descrição em resposta a sua indagação." Como surgiu Papapurusha "No começo da criação material, o Senhor Supremo criou as entidades vivas móveis e imóveis dentro deste mundo feito de cinco elementos grosseiros materiais. Simultaneamente para o propósito de punir os seres humanos, Ele criou a personalidade cuja forma foi a incorporação do pecado(Papa-purusha)."
"Os diferentes membros desta personalidade foram construídos de várias atividades pecaminosas:
sua cabeça foi feita do pecado de assassinar um brahmana, seus olhos tiveram a forma do pecado de tomar intoxicantes, sua boca foi feita do pecado de ter conecção ilícita com a esposa do mestre espiritual, seu nariz do pecado de matar sua própria esposa, seus braços a forma do pecado de matar uma vaca, seu pescoço feito de pecado de roubar a riqueza acumulada de outrem, seu peito do pecado do aborto, seu baixo tórax do pecado de ter sexo com a mulher de outro, seu estômago do pecado de matar seus parentes, seu umbigo do pecado de matar aqueles que são seus dependentes, seu pulso do pecado da auto-apreciação, suas coxas do pecado de ofender o Guru, sua genitália do pecado de vender sua filha, suas nádegas do pecado de contar assuntos confidenciais, seus pés do pecado de matar seus pais e seu cabelo das formas menos severas de actividades pecaminosas."
"Desse modo uma personalidade horrível incorporando todas as atividades pecaminosas e vícios foi criada, a cor de seu corpo é preta, seus olhos são amarelos. Ele inflige extrema miséria às pessoas pecadoras."
"A Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Vishnu, vendo esta personalidade do pecado, começou a pensar o seguinte: 'Eu sou o criador das misérias e da felicidade das entidades vivas. Eu sou seu mestre porque criei esta personalidade do pecado, a qual dá sofrimento para todas pessoas desonestas, trapaceiras e pecadoras. Agora Eu devo criar alguém que controlará esta personalidade."
"Nesta época, Sri Bhagavam criou a personalidade de Yamaraja e os diferentes sistemas planetários infernais. Aquelas entidades vivas que são pecaminosas serão enviadas depois da morte para o reino de Yamaraja, o qual, por sua vez, de acordo com os pecados delas, as enviará à região infernal apropriada para sofrerem."
“Depois que estes ajustes foram feitos, o Senhor Supremo, que é o doador de aflição e felicidade às entidades vivas, foi à morada de Yamaraja, com ajuda de Garuda, o rei dos pássaros.
Quando Yamaraja viu que o Senhor Vishnu tinha chegado, ele imediatamente lavou os pés Dele e fez uma oferenda cerimonial a Ele. Então fez com que Ele se sentasse em um trono de ouro. O Senhor Supremo, Sri Vishnu, ficou sentado no trono dourado de onde Ele escutou uns sons de choro muito alto vindos da direção sul. Ele surpreendeu-se com isto e perguntou a Yamaraja: 'De onde este choro alto está vindo?"
"Yamaraja em resposta disse: 'Ó Deva! As diferentes entidades vivas dos sistemas planetários terrestres caíram nas regiões infernais. Elas estão sofrendo extremamente por seu malfeitos. O horrível choro é por causa do sofrimento devido às reações de suas más ações do passado (mau Karma).'"
"Depois de escutar isto o Senhor Supremo, Sri Vishnu, foi à região infernal do sul. Quando os habitantes viram quem tinha chegado, eles começaram a chorar mais alto ainda. O coração do Senhor Supremo, Sri Vishnu, tornou-se cheio de compaixão. O Senhor Vishnu pensou: 'Eu criei toda esta progênie e é por minha causa que eles estão sofrendo.'"

O Aparecimento de Sri Ekadasi

"Srila Vyasadeva continuou: Ó Jaimini, apenas ouça o que o Senhor Supremo fez em seguida: após o misericordioso Senhor Supremo refletir sobre estas considerações, Ele imediatamente manifestou de Sua própria forma a Deidade do dia lunar de Ekadasi (Sri Krsna é o próprio Ekadasi) . Em seguida as diferentes entidades vivas pecadoras, começaram a seguir o voto de Ekadasi e foram então elevadas rapidamente para a morada Vaikuntha. Portanto, ó minha criança Jaimini, o dia lunar de Ekadasi é a forma mesma do Senhor Supremo, Vishnu, o qual é a Superalma no coração das entidades vivas. Sri Ekadasi é a mais elevada atividade e está situado como o principal entre todos os votos."

"Depois da ascensão de Sri Ekadasi, o Papapurusha que é a forma da atividade pecaminosa viu gradualmente sua influência diminuir. Ele aproximou-se do Senhor Vishnu, com dúvidas em seu coração e começou a oferecer muitas preces, com as quais o Senhor Vishnu ficou muito satisfeito e disse: 'Eu tornei-me muito satisfeito com suas lindas preces. Qual é a dádiva que você quer?'"
O Papapurusha respondeu: ‘Eu sou Sua criatura e progênie, e é através de mim que Você desejou dar sofrimento às entidades vivas que são muito pecaminosas. Mas agora, pela influência de Sri Ekadasi, eu fiquei quase destruído. Ó Prabhu, depois da minha morte, todas as suas partes e parcelas que aceitaram corpos materiais tornar-se-ão liberadas e assim retornarão à morada Vaikunta. Se essa liberação de todas entidades vivas acontecer, então quem continuará Suas atividades? Não haverá ninguém para desempenhar os passatempos nos sistemas planetários terrestres."

"Ó Kesava, se Você quer que estes passatempos eternos continuem, então, por favor, salve-me do temor de Ekadasi. Nenhum tipo de actividade piedosa pode atar-me, mas apenas Ekadasi, sendo sua forma manifesta, pode impedir-me.

Tendo grande temor de Sri Ekadasi, eu escapei e refugiei-me nos homens, animais, insetos, montanhas, árvores, entidades vivas móveis e imóveis, rios, oceanos, florestas, sistemas planetários celestiais, terrestres e infernais, dos semideuses e dos Gandharvas.'"

"Mas não pude encontrar um lugar onde pudesse estar livre do temor a Sri Ekadasi.
Ó meu mestre, Eu sou um produto de sua criação, portanto muito misericordiosamente indique-me um lugar onde eu possa morar sem mêdo.'"

Srila Vyasadeva disse a Jaimini: "Depois de dizer isso, a incorporação das actividades pecaminosas (Papa-purusha) caiu aos pés do Senhor Supremo, Sri Vishnu, que é o destruidor de todas as misérias e começou a chorar."

"Depois disso o Senhor Vishnu, observando a condição de Papa-Purusha, com riso, começou a falar assim: 'Ó Papa-purusha, levante-se! Não se lamente mais. Apenas ouça e Eu lhe direi onde você poderá ficar no dia lunar de Ekadasi. No dia de Ekadasi, que é o benfeitor dos três sistemas planetários, você poderá ficar nos alimentos em forma de grãos. Não há razão para preocupar-se mais sobre isto, porque Minha forma como Ekadasi não o impedirá mais.
' Depois de dar a direção ao Papa-purusha o Senhor Supremo desapareceu, e o Papa-purusha voltou a executar suas próprias atividades."
Conclusão

"Conseqüentemente, aquelas pessoas que são sérias sobre o benefício último para a alma, nunca comerão grãos em Ekadasi. De acordo com as instruções do Senhor Vishnu, todo tipo de actividades pecaminosas que podem ser encontradas no mundo material tomam sua residência na forma de grãos alimentícios. Quem seguir Ekadasi está liberto de todos os pecados e nunca entrará nas regiões infernais.

Mas se a pessoa não seguir Ekadasi por causa da ilusão, ela é considerada a pior pecadora. Por cada bocado de grãos que é comido em Ekadasi por um residente da região terrestre, recebe-se a reação de assassinar milhões de Brahmanas!

É definitivamente necessário que se deixe de comer grãos em Ekadasi. Eu repito novamente;
em Ekadasi não coma grãos!
Seja a pessoa um Ksatrya, Vaishya, Sudra ou de qualquer família, ele deve seguir o dia lunar de Ekadasi.
Com isso a perfeição de Varna e Ashama será atingida. Especialmente desde então, se mesmo por engano uma pessoa seguir o voto de Ekadasi, todos os seus pecados serão destruídos e ela facilmente atingirá a meta suprema, a morada Vaikuntha."

Padma Purana, 14 capítulo, seção Kriya Sagara Sara.Fonte: http://www.guardioes.com/ekadasi.htm

Ekadasi Nível 1 – Iniciante (curiosos, simpatizantes, devotos iniciantes)

Quem deseja avançar na vida espiritual (e mesmo na material), ou simplesmente deseja experimentar o jejum para fins de saúde ou melhora da qualidade de vida, pode começar com as orientações abaixo.

Alimentos que podem ser consumidos no Ekadasi:
Todas as frutas (frescas e secas, verdes ou maduras);
Todas as nozes (e óleos feitos das nozes);
Todos os legumes (abóbora, abobrinha, pepino, etc.);
Todas as verduras (repolho, couve, alface, etc.);
Todas as raízes (batatas, mandioca, macaxeira, rabanete, cenoura, etc.);
Trigo mourisco;
Azeitonas;
Coco;
Amendoim;
Óleos de girassol, oliva, amendoim e caroço de algodão;
Todos os açúcares (da cana, de beterraba, demerara, etc.);
Todos os leites e seus derivados (queijo, iogurte, coalhada, requeijão, ghee, etc.).
Temperos que podem ser usados em Ekadasi:
Sal;
Gengibre;
Temperos verdes (coentro verde, hortelã verde, salsinha verde, etc. - menos cebolinha verde e alho poró, por serem tamásicos);
Curcuma (Açafrão-da-Índia);
Pimenta preta.

Alimentos que não devem ser consumidos, por “quebrarem” o Ekadasi:


1 – Nenhum dos cinco tipos de cereais, conforme definidos na cultura védica, isto é, nenhuma das variedades de:
a) Arroz;
b) Trigo;
c) Cevada;
d) Grãos (feijões, grão-de-bico, ervilhas, lentilhas, milho, etc.);
e) Mostarda e gergelim.

2- Nenhum dos produtos compostos de cereais:
a) Cereais quebrados (xerém de milho, arroz quebrado, ervilha partida, etc);
b) Grão não-maduros e vagens (espiga de milho verde, milheto, vagem de feijão, feijão verde, etc).
c) Cereais em flocos (flocos de aveia, flocos de arroz, etc.).

3- Nenhum dos produtos derivados de cereais:
a) Farinhas de cereais (farinha de trigo, farinha integral, farinha de rosca, etc.);
b) Pós de cereais (pó de cevada, pó de arroz, etc);
c) Óleos de cereais (óleo de soja, óleo de milho, óleo de gergelim);
d) Amidos (amido de milho, etc.).

4- Nenhum dos alimentos que contenham cereais ou seus derivados em sua composição:
a) Comidas feitas com cereais (pão, comidas de milho, macarrão, biscoitos, bolos, tahine, doces de cereais, pipoca, arroz inflado, etc.);
b) Alimentos feitos com, ou contendo, algum tipo de derivado de cereal em sua composição (isto é, contendo amidos, temperos de grãos, óleos de cereais, etc.), tais como, por exemplo:
i) Frituras em óleos derivados de cereais;
ii) Margarinas e frituras com margarinas;
iii) Refrigerantes;
iv) Doces com amidos;
v) Sorvetes;
vi) Misturas prontas para milk-shakes, sucos dietéticos, etc.;
vii) Certos requeijões, iogurtes, sucos industrializados, etc.;
viii) Certas sopas com: grãos, macarrão, ou temperos compostos de grãos, etc.;
ix) De modo geral, os alimentos industrializados (se for consumi-los, veja a composição e ingredientes na embalagem).

Temperos NÃO usados em Ekadasi:
Sementes de gergelim
Sementes de cominho
Sementes de mostarda
Cardamomo
Sementes de Papoula
Sementes de Kalonji
Sementes de Ajwain

Ekadasi Nível 2 – Intermediário (devotos mais estritos)

Para os devotos que desejam ser mais estritos, especialmente levando-se em conta o controle dos sentidos e o voto de bramacarya (celibato), tanto para os solteiros quanto para os casais.Aplicam-se todas as orientações anteriores para o nível 1, complementadas pelas que seguem abaixo.

Alimentos restringidos durante Ekadasi:
Vegetais picantes como pimentas, pimentão, berinjelas (aumentam o apetite);
Todos os vegetais frondosos (por serem muito protéicos):
Couve-flor;
Brócolis;
Espinafre;
Repolhos;
Ervas frondosas - como a salsa, as folhas do caril, as folhas de neem, etc;
Saladas;
Vegetais Indianos:
Karela (melão amargo, ou melão de São Caetano);
Loki;
Parmal;
Toroi;
Kunli;
Drumsticks (baquetas);
Okra (tipo de quiabo);
Flor de bananeira.
Mel (por ser muito energético);
Queijos comerciais (por estarem sujeitos a adulteração com algum tipo de farinha).
Temperos NÃO usados em Ekadasi:
Sementes de gergelim;
Sementes de cominho;
Pimenta preta;
Curcuma (açafrão-da-Índia);
Assafétida;
Feno grego;
Sementes de mostarda;
Tamarindo;
Funcho;
Aipo;
Sementes de Papoula;
Sementes de Kalonji;
Sementes de Ajwain;
Cardamomo;
Noz-moscada;
Cravo-da-índia;
Temperos em pó em geral (por estarem sujeitos a adulteração com algum tipo de farinha).

No caso de quebra indevida do Ekadasi:


Parar imediatamente de comer o alimento “contaminado” com grãos (devido à presença de papa-purusha), e:

Continuar o jejum como pretendido inicialmente (melhor); ou
Da quebra em diante, fazer o jejum no nível mais básico - nível 1.

Obs.: Pode-se recuperar o resultado advindo de seguir corretamente esse Ekadasi que foi quebrado, por seguir estritamente o Pandava Nirjala Ekadasi seguinte.

Ekadasi Nível 3 – Avançado (devotos seriamente interessados no benefício espiritual de observar o voto de Ekadasi)

Para os devotos que estejam seriamente interessados em seguir o voto de Ekadasi, com vistas ao benefício espiritual advindo de tal prática.Aplicam-se todas as orientações anteriores para os níveis 1 e 2, acrescentando-se as que seguem abaixo.

Orientações suplementares para quem quiser seguir Ekadasi mais estrita e seriamente:
Preferencialmente não comer nada no Ekadasi;
Se possível, também não beber nada, nem mesmo água;
Tentar permanecer acordado durante todo o período do Ekadasi, inclusive por toda a noite (do brahma-muhurtha antes do nascer do sol no dia do Ekadasi até o horário de quebra de jejum no dia seguinte);
Evitar atividades materiais para o sustento corpóreo (trabalho formal, negócios, etc.) e de gozo dos sentidos (brincadeiras, jogos, diversões, futilidades, etc.).
Durante o período do Ekadasi, procurar não se distrair com amenidades ou divertimentos, permanecendo o máximo de tempo possível ativamente ocupado em Consciência de Krishna (leitura, adoração, pregação, kirtana, bhajana, aratik, etc.);
Pelo menos uma vez por ano, no Pandava Nirjala Ekadasi, fazer o jejum completo, não tomando nem mesmo água (nir jala = nem água).

Fazendo o voto de Ekadasi:

O devoto interessado em fazer o voto formal deve, no dia do Utpanna Ekadasi (o primeiro Ekadasi do ciclo de 24), na frente das Deidades, propor qual dos tipos de jejum ele fará até o próximo Utpanna Ekadasi. Os quatro tipos principais são:
Observar jejum até o meio-dia, fazer uma refeição sem grãos e observar jejum até o dia seguinte, quebrando o jejum dentro do horário estabelecido;
O mesmo que o acima, porém observando jejum até às 16 horas;
Jejum completo até o dia seguinte;
O mesmo que o acima, mas permanecendo acordado a noite toda cantando os santos nomes (japa, bhajana, kirtana);

Existem outros tipos de jejum ainda, tais como comer apenas frutas, ou tomar só leite ou outros líquidos (sucos, água, etc.).

Ekadasi Nível 4 – Mais Completo

Corpo e mente são muito difíceis de controlar. Não é incomum propostas da mente para, de alguma forma, “compensar” o dia de austeridade e auto-controle, através da busca de satisfação desmesurada dos sentidos no dia anterior ao Ekadasi, no seguinte, ou até em ambos. Para os devotos que desejem seriamente praticar o auto-controle com vistas ao avanço espiritual, aplicam-se todas as orientações anteriores para os níveis 1, 2 e 3, acrescentando-se as que seguem abaixo.

Orientações suplementares para quem quiser seguir Ekadasi com preparação prévia e auto-controle durante e no dia seguinte.

Deve-se observar o Ekadasi apenas para a satisfação do Senhor Supremo. O significado da palavra upavasa (jejum) é viver próximo. No dia de Ekadasi deve-se se afastar de todas as espécies de atividades pecaminosas, abandonar todas as espécies de atividades domésticas (caseiras) e de gratificação dos sentidos, e permanecer próximo ao Senhor.

No dia anterior ao Ekadasi, deve-se:
Deixar a cama macia e dormir no chão;
Comer somente uma vez;
Beber água somente uma vez;
Permanecer arrumado e limpo;
Controlar os sentidos;
Não ter atividade sexual;
Evitar comer:
Em pratos de bronze;
Comer alimentos fortes, tais como urad-dahl (tipo de lentilha), lentilhas-vermelhas, grão-de-bico, kondo (um certo tipo de grão), arroz pré-cozido, espinafre e mel;
Fora de casa (na casa de outra pessoa, etc.).
No dia do Ekadasi deve-se:
Levantar cedo pela manhã, antes do Brahma-muhurta, e oferecer reverências ao Supremo Senhor Hari;
Tomar banho (de chuveiro - o mais básico, até um banho em um rio – o melhor). Uma pessoa piedosa deve assim, ao se banhar, abandonar toda sua ira e cobiça;
Adorar o Senhor Keshava com devoção e oferecer a ele alimentos saborosos;
Oferecer uma lamparina no Templo do Senhor;
Ouvir as glórias do Ekadasi da boca de um brahmana, e então dar a ele suficiente caridade;
Ouvir e falar sobre as glórias do Senhor Krishna;
Permanecer acordado durante a noite enquanto canta as glórias transcendentais de Krishna;
Jejuar, ou então, pelo menos, não comer os cinco tipos de grãos acima indicados;
Evitar (mesmo nas suas forma mais sutis, leves ou ingênuas):
Jogos de azar;
Espalhar rumores;
Procurar erros nos outros;
Pregar para pessoas espiritualmente desinteressadas;
Irar-se, mentir, enganar, roubar, etc.
Atividade sexual;
Associar-se com pessoas de baixa classe, pecaminosas ou ateístas.
Evitar também:
Praticar esportes;
Dormir, cochilar, soneca, etc.;
Mascar nozes de betel ou suas folhas;
Escovar os dentes.
No dia posterior ao Ekadasi deve-se:
Adorar o Senhor Hari com devoção, oferecendo-Lhe folhas de Tulasi;
Dar caridade aos brahmanas;
Não comer:
Mais de uma vez;
Em pratos de bronze;
Alimentos muito fortes, tais como urad-dahl (tipo de lentilha), lentilhas-vermelhas e mel;
Fora de casa (na casa de outra pessoa, etc.);
Alimentos de alguma forma contaminados.
Não praticar qualquer atividade sexual;
Não barbear o rosto, raspar a cabeça ou se depilar;
Não passar óleo no corpo de alguém ou no próprio;
Não mentir;
Não participar de trabalho ou exercício extenuante.

Quebrando um Ekadasi rapidamente:

Se você observar um jejum completo (sem mesmo beber água), você não necessita quebrá-lo com grãos. Você pode quebrá-lo com caranamrita ou fruta. Se você observar o Ekadasi comendo frutas, vegetais, etc., então ele deve ser quebrado no dia seguinte tomando grãos no horário especificado no calendário Vaisnava.
Considerações adicionais:

O sal para o Ekadasi teve ser tomado de um pacote novo ou limpo.

Soja não é considerada muito adequada para alimentação humana, por ser muito protéica. Se consumir, seja moderado.

Lentilhas (urad-dhal, masura dhal) também são tão protéicas que não são consideradas alimento para vegetarianos, e não podem ser oferecidas as deidades. Se for comer, coma no máximo uma vez por semana.

Grão-de-bico é também muito protéico. Quando consumir, bastam uns poucos grãos por dia.

Os queijos vendidos comercialmente estão sujeitos a muitos tipos de adulteração com farinhas de cereais. Se for usar queijo no Ekadasi (e não quiser correr riscos de adulterações), dê preferência a fazer seu próprio queijo fresco a partir do leite.

Alguns não recomendam tomates no Ekadasi. Alguns argumentam que não é um vegetal tradicional indiano, não sendo usado nem mesmo nos dias normais, quanto mais no Ekadasi. Outros se referem à dificuldade de cultivo, que exige muito agrotóxico, por ser uma fruta muito delicada. O tomate não é um legume, mas sim uma fruta, da mesma família das beringelas, pimentões, pimentas. Mas quanto a aumentar o apetite, não temos confirmação. Talvez seja o caso de algumas variedades.

No Ekadasi cozinha-se para as deidades como nos dias normais (Krishna não precisa fazer Ekadasi: este é um benefício para nós, entidades vivas condicionadas).

Embora os vaishnavas devam aceitar todos os tipos de alimentos oferecidos ao Senhor (e em especial a maha-prasada), no Ekadasi não se deve aceitar nem mesmo a maha-prasada (embora possa-se guardá-la para comer no dia seguinte).

No Sat-Tila Ekadasi (ocorre normalmente no mês de janeiro) pode-se consumir preparações feitas com gergelim, sendo, nesse dia, muito auspicioso dá-lo, prepará-lo ou comê-lo. O gergelim pode ser preparado de qualquer forma, puro ou como ingrediente de diversas preparações.

Ekadasi tem horário para início e finalização (quebra de jejum). Os dias, no calendário védico, iniciam-se ao nascer do Sol. Assim, pode-se considerar que o jejum, efetivamente, inicia-se no Brahma-muhurtha (antes da alvorada) no dia do Ekadasi, e termina após o nascer do sol do dia seguinte, quando deve-se tomar alguma prasada para “oficialmente” encerrar o jejum. O horário para essa quebra oficial do jejum é variável, sendo determinado por cálculos astronômicos e não devendo ser ultrapassado.

Devido às orientações ayur-védicas quanto a alimentação (que contra-indicam comer tarde de noite ou de madrugada), em geral, observa-se o jejum do pôr-do-sol do dia anterior ao Ekadasi até 48 minutos (variável) depois do nascer-do-sol do dia posterior ao Ekadasi. Especialmente o horário de quebra de jejum deve ser respeitado, sendo determinado por cálculos astronômicos e estando registrado nos calendários vaishnavas.

Mahadvadasi é observado como Ekadasi.

Srila Prabhupada sempre orientou seus seguidores a observar Ekadasi através do jejum de grãos e feijões. O jejum total nunca foi estimulado por Srila Prabhupada. Ao invés de acentuar várias austeridades severas, ele pôs maior ênfase no serviço (que às vezes é impedido pelo jejum, e, ainda mais, muitas vezes impedido por vários dias, devido a se permanecer acordado a noite toda). Por isso, Srila Prabhupada somente insistiu em 4 dias de jejum completo por ano (para certos Dias de Aparecimento) e orientou a comer de forma muito simples nos Ekadasis. O jejum total (e, opcionalmente, para cada Ekadasi) é um vrata (um voto) opcional, e é algo bom, caso inspire um sentimento mais profundo de amor por Krishna.

Não esqueça:
Nunca coma:
Carne
Peixes
Ovos
Cebolas*
Alhos*

*Cebolas e alhos são considerados vegetais no modo da ignorância e, portanto, não devem ser consumidos como alimento.Nunca se intoxique:

Bebidas alcoólicas (cachaça, cerveja, vinho, etc.) – no máximo, cerveja sem álcool, em certas circunstâncias e com moderação;

Café (devido à cafeína) – no máximo, café descafeinado. Também pode ser substituído por cevada em pó;
Certos tipos de chá (chá mate, chá preto, etc.) – prefira capim santo, erva doce, hortelã, etc.

Refrigerantes de Cola (também devido à cafeína) – troque por outros menos prejudiciais;
Chocolate escuro (devido à presença de cafeína, também é viciante) – troque por chocolate branco ou outros doces mais saudáveis;
Excesso de açúcar, sal, comida, etc.

Traduzido e adaptado por Gopala Dasa Adhikari (HDG), com o apoio e orientações de Paramahamsa Dasa, Jagad Bharata Dasa e Mitra Gopi Devi Dasi, e colaboração de Bhaktin Áurea.
Baseado no texto: "Ekadasi and Caturmasya Guidelines" (original disponível em: http://www.dharmakshetra.com/holy%20days/ekadas%20and%20caturmasya%20guidelines.html), no texto “Sri Ekadasi” (original disponível em: http://www.radhakunda.com/ekadasi/index.html) e no “Calendário Vaishnava”, edição 2001 – ISKCON São Paulo e Paramahamsa & Sons, página 13, versão on-line em: http://www.harekrishnasp.com.br/calendario.htm

RECEITAS PARA EKADASI

FOCACCIA DE EKADASI
Ingredientes: 2 xs. de chá de tomates picados sem sementes e sem soro, 1/2 x. de chá de pimentão verde picado, 1x. e 1/2 de azeitonas verdes sem caroço picadas, 1 x. de café de alcaparras picadinhas (facultativo), 1 x. de chá de Pager, provolone ou mozzarella picada, 2 colheres de sobremesa de orégano seco, sal a gosto, 3 colheres de sopa de yogurte, 4 colherinhas de café de bicarbonato, 2 colheres de sopa de fécula de batata, 1 x. de chá de óleo de girassol e 3 xs de chá de farinha de trigo sarraceno.

Comprar o trigo sarraceno em grão e moe-lo no moedor de café novo (que se usará só para este fim)

MODO DE PREPARO
Em uma bacia colocar a farinha de sarraceno, a fécula de batata, o oleo de girassol, o yogurte, o sal, o orégano e misturar bem juntando água aos poucos até formar uma massa um pouco mais densa que o mel, acrescentar o bicarbonato, mexer bem e acrescentar todos os outros ingredientes picados, misturar delicadamente e colocar em uma forma grande untada anteriormente com manteiga e farinha de sarraceno, e deixar na geladeira o tempo em que fazemos a preparação, assim a focaccia não grudará na assadeira. Colocar no forno pré-aquecido a 180 graus na prateleira de cima para + ou - 40 minutos. Apos 30 minutos controlar que seja bem douradinha, (porque depende de cada forno).

Pudim de Tapioca
1 xicara de tapioca em bolinhas
6 xicaras de leite
1 xicara de doce de leite (pode substituir por açucar)
1/2 xícara de coco ralado úmido
1 xicara de passas
Colocar a tapioca de molho no leite por duas horas, depois que ela ficar macia, levar ao fogo baixo com todos os ingredientes ate levantar fervura, desligue o fogo, deixe esfriar, transfira p/ uma vasilha que possa ir a geladeira por uns 20 minutos, está pronto p/ servir

Pão de Queijo Sem Ovos
500g de polvilho azedo
500g de polvilho doce
300g de queijo ralado (parmesão, curado)
1 xícara de óleo de girassol ou manteiga
1 colher de sopa de sal
2 xicaras de leite
3 inhames médios cozidos, descascados e amassados
1 copo de iogurte natural


Moksada Ekadasi  (Extraído do livro: Ekadasi, o dia do Senhor Hari. De S.S.Krishna Balarama Swami).

  
                Maharaja Yudhisthira disse:

                   -Ó Vishnu, mestre de todos, ó deleite dos três mundos, ó Senhor do universo, ó criador do mundo, ó mais idosa das personalidades, ó melhor de todos os seres, eu ofereço minhas mais respeitosas reverências a Você.  Ó Senhor dos senhores, para o benefício de todas entidades vivas, responda algumas perguntas que eu tenho. Qual o nome do Ekadasi que ocorre durante o quarto crescente do mês margasirsa (novembro/dezembro), o qual remove todos os pecados? Como alguém deve observá-lo corretamente e qual é a deidade adorável neste dia santo? Ó Senhor, por favor, explique isto para mim.   O Senhor Sri Krishna respondeu:

                   -Ó Yudhisthira, sua pergunta é mui auspiciosa e lhe trará fama. Assim como lhe expliquei anteriormente o querido Utpanna Maha Dvadasi (nota 1), o qual ocorre durante o quarto minguante do mês margasirsa (novembro/dezembro), e que foi o dia quando Ekadasi Devi apareceu do Meu corpo para matar o demônio Mura, beneficiando a todos seres animados e inanimados nos três mundos, assim mesmo devo lhe explicar agora o Ekadasi que ocorre no quarto crescente do mês margasirsa. Este Ekadasi é famoso como Moksada, por que purifica o devoto fiel de todas as reações pecaminosas concedendo a liberação. A deidade adorável deste dia é o Senhor Damodara. Com toda atenção deve-se adorá-lo com incenso, lamparina de ghee, flores e manjaris de Tulasi.

                   Ó melhor dos reis, por favor, ouça enquanto Eu narro para você a história antiga e auspiciosa deste Ekadasi. Simplesmente por ouvir esta história, pode-se obter o mesmo mérito alcançado pela execução de um sacrifício asvamedha. E pela influência deste mérito, os antepassados, mães, filhos e outros parentes que foram ao inferno, vão ao céu. Somente por esta razão, ó rei, você deve ouvir cuidadosamente esta narração.

                   Certa vez Havia uma bela cidade chamada Campakanagara, a qual estava habitada por vaishnavas devotados. Ali o melhor entre reis santos, Maharaja Vaikhanasa, governava seus súditos como se fossem seus próprios filhos e filhas. Os brahmanas nesta capital eram bem expertos nos quatros tipos de conhecimento védico. Enquanto governava apropriadamente, o rei certa noite teve um sonho no qual seu pai estava sofrendo as dores da tortura em um planeta infernal. O rei ficou tomado de compaixão e chorou. Na manhã seguinte, Maharaja Vaikhanasa narrou seu sonho ao seu conselho de brahmanas duas vezes nascidos:

                   -Ó brahmanas, disse o rei, em um sonho na última noite eu vi meu pai sofrendo em um planeta infernal. Ele estava gritando: "Ó filho, por favor, liberte-me do tormento deste inferno”. Agora eu não tenho paz e até mesmo este belo reino tornou-se insuportável para mim. Nem mesmo meus cavalos, elefantes e quadrigas me dão alguma alegria e meu vasto tesouro não me dá nenhum prazer.

                   Tudo, ó sábios brahmanas, até mesmo minha própria esposa e filhos, tornou-se fonte de infelicidade desde que soube, que meu querido pai está sofrendo as torturas do inferno. Onde devo ir? Que devo fazer? Ó brahmanas, para aliviar este sofrimento? Meu corpo está queimando de temor e lamentação! Por favor, digam-me quais o tipo de caridade, qual o modo de jejuar, qual a austeridade ou qual a meditação profunda que tenho que executar, para libertar meu pai desta agonia e conceder a liberação aos meus antepassados?  Ó melhores dentre os brahmanas, qual a vantagem de se ter um filho poderoso se o próprio pai sofre em um planeta infernal?  De fato, a vida de tal filho é totalmente inútil!”  Os brahmanas duas vezes nascidos responderam:

                   -Ó rei, na floresta da montanha, não muito distante daqui há um ashrama onde reside o grande santo Parvata Muni. Por favor, vá até lá. Pois ele conhece o passado, presente e o futuro de tudo e certamente lhe ajudará em sua miséria.

                   Após ouvir este conselho, o sofrido rei partiu imediatamente numa viagem ao ashrama do famoso sábio Parvata Muni. O ashrama era muito grande e abrigava muitos sábios eruditos expertos no cantar dos hinos sagrados dos quatros vedas (nota 2). Aproximando-se do sagrado ashrama, o rei viu Parvata muni sentado entre os sábios como se fosse um outro senhor Brahma, o criador não nascido.

                   Maharaja Vaikhanasa ofereceu as suas humildes reverências ao Muni, curvando sua cabeça e então postando todo seu corpo. Após o rei ter se acomodado, Parvata Muni perguntou-lhe sobre o bem estar dos sete membros do seu extenso reino (nota 3). O Muni também lhe perguntou se o reino estava livre de problemas e se todos estavam em paz e felizes. Para estas perguntas o rei respondeu:

                   -Por sua misericórdia, ó sábio glorioso, todos os sete membros do meu reinado estão indo muito bem. Mesmo assim, há um problema que surgiu recentemente e para resolvê-lo vim lhe procurar, ó brahmana, buscando seu conselho experto.

                   Então Parvata Muni, o melhor de todos os sábios, fechou os olhos e meditou no passado presente e futuro do pai do rei. Após alguns momentos ele abriu seus olhos e disse:

                   -Seu pai está sofrendo os resultados de ter cometido um grande pecado e eu descobri qual foi este pecado; em sua vida anterior ele brigou com a esposa quando desejava desfrutar sexualmente dela, durante o período menstrual. Ela tentou resistir aos avanços dele e gritou: "Alguém, por favor, me salve! Por favor, ó marido, não interrompa meu período mensal!" Mesmo assim ele não a deixou só. É devido a este grande pecado que seu pai caiu em total condição infernal. Então o rei Vaikhanasa disse:

                   -Ó maior dos sábios, por qual processo de jejum ou caridade eu posso libertar meu querido pai de tal condição? Diga-me, por favor, como poderei remover a carga de suas reações pecaminosas, as quais são uns grandes obstáculos ao progresso dele rumo à liberação última. Parvata Muni respondeu:

                   -Durante o quarto crescente do mês Margasirsa (novembro/dezembro) ocorre um certo Ekadasi chamado Moksada. Se você respeitar estritamente este Ekadasi sagrado, jejuando completamente e dando diretamente ao seu pai sofredor o mérito que obter, desta maneira ele se livrará do sofrimento e será libertado imediatamente.

                   Ouvindo isto, Maharaja Vaikhanasa agradeceu profundamente ao grande sábio e retornou então ao seu palácio. Ó Yudhisthira, quando finalmente chegou o quarto crescente do mês MargasirsaMaharaja Vaikhanasa observou o jejum de Ekadasi fiel e perfeitamente junto com a esposa, filhos e outros parentes. Ele deu devidamente o mérito do jejum ao seu pai e enquanto fazia o oferecimento, pétalas de flores caíram do céu. O pai do rei foi então louvado pelos mensageiros dos semideuses e conduzido às regiões celestiais. Enquanto passava por seu filho, o pai disse ao rei:

                  -Meu querido filho, toda auspiciosidade a você! Por fim ele chegou ao reino celestial(nota 4).

                   Ó filho de Pandu, quem quer que observe estritamente o sagrado Moksada Ekadasi, seguindo as regras e regulações estabelecidas, alcança liberação plena e perfeita após a morte. Ó Yudhisthira, não há melhor dia para se jejuar do que este Ekadasi do quarto crescente do mês Margasirsa, pois este é um dia impecável e claro como o cristal. Quem quer que fielmente observe este jejum do Ekadasi, o qual é como a jóia Cintamani (que concede todos os desejos), alcança um mérito especial que é muito difícil de calcular, pois este dia pode elevar a pessoa aos planetas celestiais e mais além; à liberação perfeita.

Assim acaba a narração das glórias do Margasirsa Sukla Ekadasi ou Moksada Ekadasi do Brahmananda Purana.

                                                                     -NOTAS-
  
1) Quando o Ekadasi cai em combinação com o Dvadasi, os devotos o chamam de Maha Dvadasi, e o jejum de cereais e feijões é feito neste (MahaDvadasi.

2) Os quatros vedas são: SamaYajur, Rg e Atharva.

3) Os sete membros do domínio de um rei são: o próprio rei, seus ministros, seu tesouro, suas forças militares, seus aliados, os brahmanas, os sacrifícios executados em seu reino e as necessidades de seus súditos.

4) Se alguém observa o jejum de Ekadasi para um antepassado falecido que esteja sofrendo no inferno, então o mérito assim obtido capacita o antepassado a deixar o inferno e entrar no reino celestial onde então poderá praticar serviço devocional a Krishna ou Vishnu e ir de volta ao Supremo. Mas aquele que observa Ekadasi para sua própria elevação espiritual, volta ao Supremo pessoalmente, nunca retornando ao mundo material.

Tradução: Ananya Bhak Dasa (Zuza Lee)
Correção 1Apsarini Devi Dasi (Paula Burlamaqui)
Correção 2Ananda Maya Devi Dasi (Alina Barrios Duran)
Digitação e fidelidade: Paramahamsa Das (Paulo J.G.dos Santos)


Parabaixar livro que fala tudo sobre jejuns

http://vrndavanakutira.blogspot.com/2011/11/ekadasi.html

Ekadasi – Jejum Indiano – Limpeza de karma, saúde e detox. O que é, como fazer e benefícios

O que é, como fazer e benefícios

Transcrição do vídeo Ekadasi – Jejum Indiano – Limpeza de karma, saúde e detox.

Ekadasi. O jejum indiano que proporciona limpeza de karma, equilíbrio dos chakras, saúde e desintoxicação.

Vamos falar sobre o jejum mais antigo da história da humanidade, o Ekadasi, ou Ekadashi, décimo primeiro em sânscrito, que acontece no décimo primeiro dia após as luas cheia e nova. Ele purifica o corpo, equilibra os chakras e limpa o karma negativo. É fácil de fazer e os resultados são garantidos.

Não precisa passar fome. Basta ficar sem comer carne, peixe, ovos e derivados, grãos e alimentos derivados de grãos por pouco mais de 24 horas.

Antes de explicar como podemos fazer o Ekadasi, vamos falar um pouco sobre os benefícios de fazer jejum segundo a medicina. Como muitos sabem, a Medicina Ayurvédica é a mais antiga ciência do planeta. Ela é a base para a medicina tradicional chinesa, para a acupuntura, homeopatia e medicina ocidental clássica.

Os manuscritos que falam sobre o Ekadasi têm mais de 5 mil anos e dizem que “Quando jejuamos, doshas (os ‘elementos’ que compõem o corpo) voltam ao equilíbrio, o fogo digestivo é potencializado, o corpo e a mente são equalizados e voltam à normalidade. Ganhamos leveza física, apetite rejuvenescido, pele saudável, disposição prazerosa, boa digestão e ao mesmo tempo: força e vigor”. (Ayurveda: Astangahrdayam 1.3)

“Jejuar no Ekadasi traz limpeza dos órgãos dos sentidos e do funcionamento motor, adequada excreção de toxinas, fome e sede governáveis, purificação do pericárdio (coração e membranas cardíacas), relaxamento da tensão corporal, aumenta a alegria, diminui ansiedade e apatia”. (Ayurveda: Sutrasthanam 14.17)

O Ekadasi tem sua ação potencializada por conta da influência dos planetas. Por ser um jejum astrológico, vale por dias e dias de limpeza e desintoxicação.

Este site (http://www.istoe.com.br/reportagens/340578_OS+BENEFICIOS+DO+JEJUM) diz que a ciência afirma que ficar sem comer por peróodos determinados pode ajudar a combater a diabetes, doenças cardiovasculares, epilepsia e até o câncer.

O jejum duas vezes por mês, diz o site, é muito eficiente, ensina autocontrole, o que tem um alcance muito grande em todas as dimensões da vida. Os benefícios do rejuvenescimento através do jejum não podem ser subestimados.

Estudo confirmou resultados anteriores sobre o efeito do jejum para o hormônio do crescimento humano. Em períodos de 24h sem comer, o HGH aumentou em média 1.300% nas mulheres e quase 2.000% nos homens.

Este outro site (http://saudeebemestar.soubh.com.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=19) afirma: O jejum provoca fome. Em resposta, o organismo libera colesterol, permitindo utilizar a gordura como fonte de combustível em vez de glicose. Isso diminui o número de células de gordura no corpo, diminuindo a probabilidade de diabetes.

“O jejum é a chave para a regeneração. É uma tradição do Oriente que o mundo faria bem em abraçar. É mal visto por muitos e isto é uma tragédia”, disse outro site (http://saudeperfeirarfs.blogspot.com.br/2007/01/jejum-para-regenerao-e.html). “Somos encorajados pela sociedade de consumo a nos baquetear exatamente das coisas que estão nos destruindo. Não é normal ficar doente, nem envelhecer precocemente”.

Durante o jejum os sistemas eliminatórios do corpo – pulmões, fígado, rins e intestinos – tornam-se mais ativos. Uma vez que o corpo não está gastando para digerir e eliminar as toxinas do sistema, é capaz de dirigir sua energia para a eliminação das toxinas e produtos residuais acumulados, que causam doenças.

Em poucas palavras, durante um jejum o corpo tem a chance de RESTAURAR o organismo e recuperar a saúde perdida.

O jejum é, provavelmente, o método mais antigo de cura conhecido. Tem sido utilizado ao longo da história da cura. Grandes médicos, como Hipócrates, Galeno e Paracelso o prescreveram.

Jejuar na data correta significa usar o mecanismo dos planetas e corpos celestes ao nosso redor para amplificar os efeitos positivos de uma específica dieta.

A Lua faz as águas subirem e baixarem ao longo do dia e deforma atmosfera do planeta, que fica alongada como uma bola de futebol americano, portanto há uma data correta para a execução do jejum de Ekadasi.

Cerca de dez dias depois da Lua Nova ou Cheia, comprova este outro site (http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-as-fases-da-lua-influenciam-as-mares), nosso satélite viaja de novo para uma posição em que se alinha com o Sol e a Terra. Essa combinação traz uma leva de marés máximas. Nas praias de Santos, o nível do mar pode subir em torno de 1 metro.

A atração gravitacional lunar gera perturbações na alta atmosfera, que foram mapeadas em escala global por uma equipe do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

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Nos oceanos, a força gravitacional da Lua se manifesta como uma mudança de altura. Na atmosfera, ela altera a temperatura ou a velocidade dos ventos, e causa bolhas na ionosfera, diz a doutora Inez Staciarini Batista, pesquisadora do Inpe.

A temperatura também oscila em relação à gravitação lunar.

O Ekadasi, portanto, deve ser feito no dia em que a Lua puxa as águas do planeta. Por isso, ficamos sem grãos, cereais e farinha, pois cereais absorvem água e atrapalham a ação da Lua sobre as toxinas do corpo. Como, por exemplo, a diferença do arroz, antes e depois do cozimento, e o modo como pães e bolos absorvem líquidos.

Fenômenos como a pororoca amazônica são causados pela força da Lua no dia correto para o jejum.

Se a Lua consegue erguer um metro de altura de maré da costa, o que não é capaz de fazer com a água presente no corpo humano?

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Os antigos textos sobre o Ekadasi contam que a influência da Lua sobre os líquidos do corpo é ainda maior do que a do Sol. Esta informação foi recentemente comprovada pela ciência moderna.

Na próxima imagem, uma comparação entre as duas máres, lunar e solar.

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Podemos perceber que a puxada da maré lunar é muito maior do que a da maré solar.

Com o Ekadasi: você regula seu peso, reduz inchaços e gordura localizada, diminui a pressão arterial, equaliza níveis de minerais como o sódio, potássio e cálcio. Os níveis de zinco aumentam. O Ekadasi (ou Ekadashi) acelera a purificação de produtos residuais deixados por células mortas e danificadas (transforma lixo orgânico em nutrientes).

Os VEDAS, os manuscritos antigos da Antiga Índia, informam que o Ekadasi proporciona, além de uma notável purificação física, uma redução do karma negativo e um equilíbrio dos chakras.

Considerado pelos antigos sábios da Índia milenar o dia mais indicado para práticas espirituais, como o canto de mantras, meditações e o estudo filosófico, o Ekadasi proporciona paz de espírito e ajuda a eliminar o estresse.

Garuda Purana afirma: “Existem alguns botes salva-vidas para aqueles que estão se afogando no oceano da existência material: ler o ‘Bhagavad-Gita’ e seguir corretamente o jejum do Ekadasi estão entre os mais eficazes”.

Padma Purana afirma que este dia é o mais indicado para elevarmos os pensamentos a Deus e que é considerado sagrado em todos os planetas do Universo.

No Brahma-Vaivarta Purana está escrito que aquele que observa este jejum neste dia é liberado de todas as suas reações pecaminosas e avança em vida piedosa. Pois o princípio não é só não comer, mas fazer aumentar o próprio amor à Inteligência Suprema.

A verdadeira glória do Ekadasi é que todos os tipos de seres humanos podem progredir rumo à pureza da própria consciência observando esse dia sagrado, diz o livro Ekadasi.

Os nossos pensamentos têm origem fisiológica, ou seja, a química das células e do sangue participam no funcionamento da mente e do cérebro. Quanto mais purificamos o corpo e o sangue, mais nos tornamos inteligentes e sutis.

O jejum ajuda a silenciar a mente. Funciona como um mecanismo de controle sobre os sentidos. Pitágoras, que estudou geometria na Índia, exigia de seus discípulos que jejuassem para purificar o corpo e estimular a mente. O jejum requer esforço sobre si mesmo e fortalece a disciplina e a espiritualização.

Declarou Mahatma Gandhi: “Eu jejuo para controlar meu corpo e minha alma. Isso é o que me dá determinação para atingir meus objetivos”. Disse o homem que liberou a Índia do domínio inglês sem usar violência.

A importância do Ekadasi também é exemplificada no Caitanya Caritamrita (Adi Lila, 15.9-10): “Um dia Sri Caitanya Mahaprabhu caiu de joelhos aos pés de Sua mãe e pediu-lhe que desse algo em caridade. – Querido filho, eu lhe darei o que você me pedir. – Ó, amada mãe, para o seu bem, por favor nunca coma grãos no dia de Ekadasi.”

Na medida do possível, no dia de jejum, devemos evitar fadigas físicas excessivas, mas não há contraindicações e tudo depende de como você se sente.



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quinta-feira, 22 de abril de 2021

Hoje é dia do sagrado jejum de Sri Ekadasi Kamada Lendo a História . Dia 23/04/2021 Podcast conservador sobre: política , filosofia, arte, cultura, educação, pedagogia , religião

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MUST CLASS: Prof. Carbonari: aula especial sobre educação e empreendedor...

Estudio: los tatuajes dificultan la sudoración, y podrían aumentar el riesgo de lesiones por calor Podcast, portuguese.




ESTUDIO

¿Por qué los tatuajes perjudican a los deportistas?

Ver los brazos, torsos y espaldas de los deportistas cubiertos por tatuajes espectaculares se ha convertido en algo normal... pero los expertos los desaconsejan para los deportistas de élite

https://www.elmundo.es/deportes/mas-deporte/2021/03/24/6059af0cfc6c830c428b4632.html

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Como o exercício afeta o sistema nervoso




O exercício físico afeta o sistema nervoso de diferentes maneiras, gerando benefícios para nossa saúde e qualidade de vida.

Hoje foi comprovado que existem muitas adaptações que o esporte produz em nosso sistema nervoso. Em parte devido à secreção de miocinas pelo músculo e à liberação de neurotrofinas que podem ser desencadeadas por esses miocinas no cérebro. Desta forma, o exercício produz inúmeros benefícios que promovem melhoras:

Gestão do estresse

A prática do exercício físico ajuda a combater o estresse de forma direta. Da mesma maneira que nos torna mais capazes e determinados ao enfrentar situações estressantes tanto presentes quanto futuras.

Autoconceito

Apesar da relatividade do conceito, uma vez que é um benefício pessoal, ficou provado que o esporte pode melhorar nossa autoimagem e modificar nosso comportamento com base nesta melhoria.

Coordenação intramuscular

O exercício em si pode levar a um melhor controle motor, melhor coordenação e um aumento da capacidade de produção de força.

Coordenação intermuscular

Também aumenta a coordenação entre diferentes grupos musculares, por exemplo, ao caminhar, correr ou subir escadas, reforçando as conexões neuromusculares.

Adaptações estruturais ao nível cortical

A atividade física é capaz de afetar a neuroplasticidade e também de promover a neurogênese. Tudo isso se traduz em um sistema nervoso mais saudável e produtivo. Além dos benefícios cognitivos, foi demonstrado que o exercício pode reduzir a incidência de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson.

Transtornos depressivos

Um cérebro saudável é menos propenso a tais problemas. Portanto, o exercício torna-se uma ferramenta recomendada ao tratar e prevenir estes transtornos, uma vez que têm um impacto positivo tanto física como mentalmente.

Aumento da sensação de bem-estar

A secreção dos neurotransmissores durante o exercício alivia a dor e nos faz sentir mais positivos e de melhor humor.

 

FUNIBER oferece estudos na área de Saúde e Esportes. Por exemplo, com o programa de Mestrado em Atividade Física e Saúde ou o Mestrado em Rendimento esportivo: Treinamento e Avaliação Funcional.

Fonte: El ejercicio físico también afecta a tu sistema nervioso: siete adaptaciones que se producen por la práctica continuada de actividad física

Foto: todos os direitos reservados.



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quarta-feira, 21 de abril de 2021

JURISPRUDÊNCIA DO SUPREMO Tempo de serviço fora de sala de aula conta para aposentadoria de professor 16 de outubro de 2017, 20h4

O tempo de serviço prestado por professor fora da sala de aula, em funções relacionadas ao magistério, deve ser computado para a concessão da aposentadoria especial. Essa é a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, reafirmada em julgamento de recurso extraordinário, que teve repercussão geral reconhecida.

Relator do recurso, ministro Alexandre de Moraes lembrou, no entanto, que atividades meramente administrativas não contam para aposentadoria especial. Fellipe Sampaio/STF

No caso dos autos, uma professora da rede pública de ensino do estado de Santa Catarina pediu aposentadoria especial após ter exercido, entre 1985 e 2012, as funções de professora regente de classe, auxiliar de direção, responsável por secretaria de escola, assessora de direção e responsável por turno.

O requerimento foi indeferido pela administração pública ao argumento de que nem todas as atividades se enquadravam no rol previsto em ato normativo da Procuradoria-Geral do Estado, definindo quais são as funções de magistério passíveis de serem utilizadas em cálculo para fins de aposentadoria especial.

Decisão de primeira instância da Justiça estadual, contudo, determinou a concessão da aposentadoria a partir de janeiro de 2013. Ao julgar recurso de apelação do estado, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina  excluiu do cômputo da aposentadoria especial o período em que a professora trabalhou como responsável por secretaria de escola.

No recurso ao STF, ela buscou a reforma do acórdão do TJ-SC sob o argumento de que a Lei 11.301/2006, ao modificar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, dispõe como funções de magistério, para fins de aposentadoria especial, as de direção de unidade escolar e as de coordenação e assessoramento pedagógico.

Sustentou que não apenas a regência de classe, mas todas as demais atividades-fim nas unidades escolares, vinculadas ao atendimento pedagógico, estariam abrangidas como de magistério. Argumentou também que a decisão do STF no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 3.772 autoriza o cômputo, como tempo especial, de todas as atividades que desempenhou ao longo de sua carreira.

Conta para aposentadoria
Ao se manifestar em julgamento no Plenário Virtual, o relator observou que, em diversos precedentes, o STF entende que atividades meramente administrativas não podem ser consideradas como magistério, sob pena de ofensa à autoridade da decisão proferida na ADI 3772.

Na ocasião, foi dada interpretação conforme a Constituição a dispositivo da LDB para assentar que, além da docência, atividades de direção de unidade escolar, coordenação e assessoramento pedagógico, desde que exercidas por professores em estabelecimento de educação básica em seus diversos níveis, contam para efeito de aposentadoria especial.

Nesse sentido, o relator concordou com o TJ-SC ao não considerar, para fins da aposentadoria especial, o tempo de exercício na função de responsável por secretaria de escola. Segundo o ministro, o ato da Procuradoria-Geral do Estado que baliza a administração sobre a matéria elencou, em seu Anexo I, as atividades que configuram o conceito de magistério.

A manifestação do relator quanto ao reconhecimento da repercussão geral foi seguida por unanimidade. No mérito, seu entendimento pela reafirmação da jurisprudência e pelo desprovimento do RE foi seguido por maioria, vencido neste ponto o ministro Marco Aurélio.

Foi fixada a seguinte tese de repercussão geral:

Para a concessão da aposentadoria especial de que trata o artigo 40, parágrafo 5º, da Constituição, conta-se o tempo de efetivo exercício, pelo professor, da docência e das atividades de direção de unidade escolar e de coordenação e assessoramento pedagógico, desde que em estabelecimentos de educação infantil ou de ensino fundamental e médio".

RE 1.039.644


Contagem de tempo para atribuição de aula 2017

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Publicada no Diário Oficial do Estado em  13 de agosto de 2016 na página 24 – SEÇÃO I, a Instrução CGRH-1, de 12 de agosto de 2016, é referente aos critérios à contagem de tempo de serviço para fins de classificação no processo de atribuição de classes e aulas

Acompanhe, a seguir, o texto publicado:

A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, tendo em vista a uniformização dos critérios relativos à contagem de tempo de serviço para fins de classificação no processo de atribuição de classes e aulas, expede as seguintes instruções:

1 - Os ocupantes de cargo e de função-atividade da série de classe de docentes atuarão:

1.1 - Professor Educação Básica I - no ensino fundamental, dos anos iniciais do 1º ao 5º ano, na regência de classe;

1.2 - Professor Educação Básica I - no ensino fundamental do 6º ao 9º ano e no ensino médio na ministração de aulas.

1.3 - Professor Educação Básica II - no ensino fundamental do 6º ao 9º ano e no ensino médio, na ministração de aulas ou na regência de classe de educação especial ou na ministração de aulas no Serviço de Apoio Pedagógico (SAPE);

1.4 - Professor II - no ensino fundamental, do 6º ao 9º ano na ministração de aulas;

2 - De acordo com o previsto no inciso III do artigo 45 da Lei Complementar 444/1985, e considerando o disposto no artigo 6º da Lei Complementar 836/97, os docentes deverão ser classificados de acordo com o tempo de serviço no campo de atuação referente a aulas e /ou classes a serem atribuídas.

2.1 - Para efeito do disposto no item anterior, os docentes deverão ter a contagem de tempo de serviço, separadamente, em cada campo de atuação, equivalente à classe docente, até 30/06 do ano corrente ao da inscrição. Para o docente eventual calcula-se o tempo exercido no período supracitado considerando-se todas as unidades de exercício, excluídas as concomitâncias.

2.2 - Para apuração de pontos será observado, conforme segue:

a) Na Unidade de inscrição 0,001 por dia Até 10 pontos

b) No magistério 0,002 por dia Até 20 pontos

c) No cargo/ função 0,005 por dia Até 50 pontos

2.2.1 - Tempo na Unidade Escolar: Considera-se todo o tempo trabalhado na unidade

escolar atual, no campo de atuação, mesmo que em períodos intercalados, computando-

se também o tempo que atuou como eventual no mesmo campo de atuação, desde que

não concomitante.

2.2.1.1 - Excetua-se do cômputo na Unidade Escolar, o tempo em que se tenha atuado

em concomitância com a sede de classificação, em complementação de carga horária,

visto que o mesmo já é computado na sede de classificação.

2.2.1.2 - Excetuam-se do cômputo na Unidade Escolar os períodos de afastamentos que

não são computados para todos os efeitos legais.

2.2.2 - Tempo no Cargo: Será computado todo o tempo que tiver no cargo, do mesmo

campo de atuação, mesmo que em períodos intercalados, ou seja, cargo anterior

(exoneração) e desde que no sistema de contagem de tempo esteja associado a um

mesmo DI, deduzidas as ocorrências de frequência conforme critérios de descontos do

ATS.

2.2.3 - Tempo na Função: Será computado todo o tempo que tiver na função do mesmo

campo de atuação, considerados todos os vínculos, mesmo que intercalados, ou seja,

função anterior (dispensa) e desde que no sistema de contagem de tempo esteja

associado a um mesmo DI, deduzidas as ocorrências de frequência conforme critérios

de descontos do ATS.

2.2.4 - Tempo de Magistério: Será computado todo o tempo docente que no sistema de

contagem de tempo estiver associado a um mesmo DI, independentemente de campo

de atuação, deduzidas as ocorrências de frequência conforme critérios de descontos do

ATS.

3 - Todos os tempos referentes aos vínculos funcionais objeto da classificação serão

obtidos do sistema de Contagem de Tempo, desde que devidamente apontados.

4 - O aposentado que vier a ser nomeado para cargo ou for contratado para função

docente, não terá computado, na nova situação, o tempo já considerado até a data da

publicação da aposentadoria.

5 - O docente readaptado terá computado todo o tempo em que estiver neste

afastamento para o campo de atuação.

6 - Os cômputos e descontos no tempo de afastamentos são realizados conforme

critérios e deduções que se aplicam para concessão de adicional de tempo de serviço,

de acordo com a Tabela de Incidência utilizada para o BFE e para Contagem de Tempo

(PAEA), definida pela Unidade Central de Recursos Humanos.

7 - Esta Instrução revoga a Instrução CGRH-1, de 8-9- 2014.

fonte  https://www.cpp.org.br/procuradoria/publicacoes/item/9675-contagem-de-tempo-de-servico-para-classificacao-no-processo-de-atribuicao-de-classes-aulas

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