quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Conceituando a palavra cognição. (meus artigos).





A palavra cognição tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles. É o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória e raciocínio.Portanto técnicas cognitivas envolvem tudo que citei anteriormente.Cognição é compreensão, apreensão, capacidade de entender, assimilar, dar um significado mental a algo.
Palavra que vem do latim cognitione, e significa ação de adquirir, absorver conhecimento palavra "cognitivo" é um adjetivo e quer dizer "relativo à cognição","relativo ao conhecimento".P.ex.:processo cognitivo = processo de cognição/conhecimento;poder cognitivo = poder do conhecimento/cognição;desenvolvimento cognitivo = desenvolvimento da cognição/conhecimento;etc.os sufixos -ivo, -tivo criam adjetivos:emoção/emotivo chamar/chamativo conclusão/conclusivo (João C. Maria).
 

 http://educacaodialogica.blogspot.com.br/2008/09/cognio-e-evoluo-contribuio-de-konrad.html

Acima meu artigo, abaixo do Portal Educacional

Cognição
 
Essa é uma palavra muito presente em textos pedagógicos e que significa, segundo o Dicionário Aurélio, "aquisição de conhecimento". A psicologia cognitiva estuda os processos de aprendizagem e de aquisição de conhecimento e é hoje um ramo da psicologia dividido em centenas de linhas de pesquisa diferentes, que encontram dificuldade para conversar entre si.
Geralmente, no meio educacional, a psicologia cognitiva é invocada em oposição à psicologia "afetiva". A psicologia cognitiva é mais ligada à corrente piagetiana, que se preocupa com o desenvolvimento intelectual, enquanto a afetiva está relacionada à linha de Freud, mais interessada nas emoções.
Apesar da simplicidade da definição, a palavra "cognição" é bastante complexa. Por trás desse conceito ocultam-se diferenças essenciais entre teorias e visões do mundo e, ao tentar defini-lo, somos confrontados com questões do tipo: Qual a relação entre cognição e percepção? E entre cognição e consciência? Percebemos o mundo como ele realmente é ou nossa percepção e nosso cérebro é que determinam nossa visão do mundo? Qual o papel da nossa cultura, da nossa linguagem, em nossa percepção das coisas? Como representamos "em nossas cabeças" o conhecimento que temos do mundo?
Como se pode ver, essas e outras questões espinhosas, às quais diferentes correntes dão diferentes respostas, estão longe de ser resolvidas. O melhor que podemos fazer, se não tivermos preocupações filosóficas ou necessidade de rigor acadêmico, é evitar essas discussões ou respeitar o fato de que pessoas igualmente inteligentes têm opiniões completamente diferentes sobre a definição clara do conceito e de seus pressupostos.
Em todos os casos em que textos pedagógicos falam em desenvolvimento cognitivo, podemos tranquilamente substituir a palavra "cognitivo" por "intelectual". Isso deve simplificar as coisas. Não que a definição de "inteligência" não seja tão ou mais problemática que a de "cognição". Porém, é uma palavra à qual estamos mais acostumados e com a qual, geralmente, nos sentimos pisando em terreno mais firme.


Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Teorias da Aprendizagem

 

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Taylorismo e Fordismo

 

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Cursos stricto senso, Revista Nova Escola

 

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Sonhos - Programa O Homem Universal









Programa exibido em: 06/02/03

Bloco I: O que os sonhos podem revelar a respeito do interior do ser humano, passado, futuro, revelações, etc.
Sonhos: ligados a uma consciência cósmica (Jung, que era mais místico); Freud (realização de desejos inconscientes).

Quadro: "Descoberta do Inconsciente".
Freud foi estudar com Charcot (na França) a questão da hipnose.
Quadro: "Idéia Keppeana".

Interpretação Keppeana dos sonhos - Englobam aspectos da consciência, globais.
Freud: elementos do sonho ligados a questões sexuais.

Bloco II: Resposta à telespectadora sobre sonho constante com casa própria (comenta Dra. Cláudia).
Exemplo de sonho dado por José Ortiz de Camargo Neto - Jornalista e Repórter da SITA, presente à gravação.
Quanto mais a pessoa envelhece, mais entra no breque da perenidade.

1a. Pergunta: "Qual sua idéia sobre os sonhos?" (entrevistados respondem).

Entrevistados:
1) Dra. Carmem Proença - Psicanalista - Professora da UNISA.
2) Dr. Reimão - Neurologista.
3) Dra. Vânia - Psicóloga - Instituto do Sono

Doença está na censura à consciência (especialmente dos erros).

Quadro do livro "A Medicina da Alma" (pág. 80).
Exemplo de sonho dado pela Dra. Selma Genzani - Psicoterapeuta da SITA, presente à gravação. (cliente que sonha com aviões).

Dr. Keppe: Cliente vê no desenvolvimento um perigo (sonha com avião que cai, etc).

A pessoa ataca quem mais lhe faz o bem, quem mais lhe faz favores. (vê no bem um mal).

Bloco III: Iceberg - 90% do ser humano está mergulhado na escuridão (e ele é guiado por isso).

Comenta: Dr. Ademar Monteiro - Médico psicossomaticista e psicoterapeuta da SITA sobre a fisiologia dos sonhos: Psicotrópicos - cortam os sonhos (eliminam sintomas).

2a Pergunta: "Qual sua idéia sobre as perturbações do sonho, como os pesadelos?" (entrevistados respondem).

Pesadelos - algo reprimido que a pessoa precisa ver, mas tem terror de ver.

Exemplo de sonho de cliente dado pelo Dr. Markku Lyyra - Psicoterapeuta da SITA, presente à gravação.

Dr. Keppe comenta: cliente não queria assumir a própria vida (rejeita), e a vida é uma jóia.

Outro exemplo dado pelo Dr. Markku num sonho prevendo um acontecimento futuro (desastre com barco que afundou). Dr. Keppe dá exemplo bíblico (7 anos de vacas magras e vacas gordas).

 Bloco IV:

Dra. Cláudia: pessoa com dia difícil tem sonhos repousantes, de consolo, e pessoa com dias felizes, tem pesadelos à noite (aqui aparece a inversão).

Não falar a verdade para os filhos - é censura: o jovem precisa ver o que está errado, que sua conduta é inconveniente.

3a Pergunta: "Como lidar com os sonhos?" (entrevistados respondem).

Quadro: "Idéias Sobre a Psicopatologia".
Fotos livros do Jung mostrando as influências espirituais nos seres humanos.

Crianças com medo de escuro (medo do contato com o próprio interior).

Exemplo dado pelo Dr. José Casseb (sonho sobre piscina);

fonte destes vídeos  https://www.youtube.com/user/trilogiaanalitica?feature=watch

Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

C.G. Jung - A Importância dos Sonhos- vídeo





Do livro ''O Homem e seus símbolos''.

 fonte destes vídeos:
http://www.youtube.com/user/danielhohenstauffen?feature=watch



Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Videoaula | Psicopedagogia Clínica











Enviado em 16/02/2012
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/cursos/888/curso-de-psicopedagogi...

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Cotas Raciais opinião de Rachel Sheherazade



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Olavo de Carvalho — O Charlatão Paulo Ghiraldelli Jr. 1/3 — TO 02/07/07,...



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sistema de cotas raciais (sou Contra)




Meus amigos, que visitam este espaço. Meu muito obrigado.
Sou afro descendente dizem, mas acho que tenho sanque de indio e português.
Sou  contra este sistema de cotas raciais.  Se vc tem outra opinião respeito, afinal democracia e isto.
Mas só me posiciono, para ter mais transparência e em respito a vocês.

Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Roda Viva - Bruno Daniel - 27/02/2012 - Bloco 1



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Canal Livre discute Cotas Raciais



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Tudo sobre leitura

Tudo sobre leitura

Foto: RICARDO JAEGGER

Formar leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar. Pensando nisso, preparamos um especial com tudo o que você precisa saber sobre leitura! Confira reportagens, vídeos e planos de aula desenvolvidos especialmente para ajudar você a despertar em seus alunos o gosto pelos livros e garantir que eles consigam ler e entender os mais diversos tipos de texto. BOA LEITURA!

 http://revistaescola.abril.com.br/leitura/

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

A observação das minhocas possibilitou que os pequenos aprendessem a aprofundar a investigação sobre uma espécie e checar suas hipóteses

 Fotos Dercílio

Pesquisa no laboratório e também no jardim

A observação das minhocas possibilitou que os pequenos aprendessem a aprofundar a investigação sobre uma espécie e checar suas hipóteses

Compartilhe
Página 1 de 3 > >|
Luvas e lupas foram usadas
na observação dos anelídeos
realizada pela turma da Fundação Bradesco de Paragominas. Foto: Rafael Araujo
Luvas e lupas foram usadas na observação dos anelídeos realizada pela turma da Fundação Bradesco de Paragominas
"As minhocas têm olhos?", uma criança perguntou. Outra respondeu que sim, pois tinha visto na televisão. Um colega disse que elas não gostam de sol, outro quis saber se é possível esticar o corpo delas. Foi assim, com dúvidas e hipóteses, a primeira visita da turma da pré-escola ao minhocário da Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco, em Paragominas, a 314 quilômetros de Belém.

Esse levantamento de ideias e conhecimentos prévios foi o início do percurso de investigação e pesquisa científica conduzido pela educadora Elda Mara Veras Corrêa Feitosa (confira algumas das atividades realizadas e o registro dos pequenos sobre as minhocas nas imagens desta página e das seguintes). Atenta às questões levantadas, ela promoveu uma nova visita ao minhocário. Dessa vez com luvas e lupas, as crianças fizeram uma observação mais atenta. Coletaram amostras de terra, adubo e, claro, alguns bichinhos. Levaram o material para o laboratório de Ciências usado pelas classes de Ensino Fundamental. Lá, já com menos receio de manipular os animais, começaram a validar suas hipóteses ou refutá-las.
Encontraram, por exemplo, alguns ovos, concluindo que a minhoca não se desenvolve dentro da barriga da mãe como os mamíferos. Observaram, também, que o corpo dela é formado por vários anéis e, por isso, ela se estica e encolhe com tanta facilidade. Viram, ainda, que esse anelídeo se alimenta de folhas secas e restos de comida e não tem olhos, como alguém havia dito antes, mas sua pele é bastante sensível à luz.

"É fundamental levar as perguntas dos pequenos a sério. Quando isso acontece, eles adquirem conhecimento científico de maneira mais efetiva", alerta Celi Rodrigues Chaves Dominguez, docente da Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade de São Paulo (USP). Ao criar contextos e cenários de investigação como a ida ao laboratório, o educador consegue aproximar a turma de instrumentos e procedimentos científicos. Isso possibilita o desenvolvimento de competências como formulação de hipóteses, experimentação, demonstração, registros e conclusões. "As crianças não aprendem somente sobre o conteúdo principal - nesse caso, as minhocas - mas também a estudar Ciências", diz a formadora de professores Silvana Augusto, do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.
Página 1 de 3 > >|

http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/pesquisa-laboratorio-tambem-jardim-720891.shtml



Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Paulo Briguet visita a Escola Mundo do Balão Mágico. (lista de reprodução)



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

UTPL LA MODULARIDAD DE LA MENTE [( )( )]



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

UTPL TEORIAS DEL DESARROLLO INTELECTUAL [(DESARROLLO DE LA INTELIGENCIA)]



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

domingo, 9 de dezembro de 2012

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Pe. Paulo Ricardo: Tolerância Intolerante



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Ter filhos significa ter que renunciar, mesmo que temporariamente, a diversas coisas....


Ter filhos significa ter que renunciar, mesmo que temporariamente, a diversas
coisas....



TENHO RECEBIDO mensagens de pais -de mães, principalmente- que comentam as
consequências que as férias escolares dos filhos provocam em suas vidas,
levantam questões e manifestam dúvidas sobre o que fazer com as crianças
durante o recesso.

Muitos deles perguntam se faz mal para a criança frequentar a escola nessa
época, já que muitas delas oferecem recreação e cursos extracurriculares
para a criançada ter o que fazer ou com quem ficar enquanto os pais
trabalham.

Outros questionam se a criança precisa mesmo passar tanto tempo sem ir para
a escola, sem encontrar seus colegas, sem ter atividades diferentes para
realizar com seu grupo.

Há também os que reclamam. Vou citar uma leitora que, magoada, contou que
havia planejado fazer um cruzeiro em meados do semestre próximo, mas que,
como não encontrou alternativa para o filho, teve de renunciar ao passeio e
marcar suas férias para o mês de janeiro, sem direito de viajar sozinha.

Alguns pais perguntam a partir de qual idade a criança pode ir para um
acampamento, outros querem dicas do que inventar para os filhos fazerem em
casa, perguntam se devem manter rotina, hora de sono, tempo no videogame ou
computador, escola de esportes etc.

Há dúvidas de todo tipo. Então, vamos ajudar a esclarecê-las antes de
refletir a respeito do tema.

Ir para a escola quando a maioria dos colegas não está lá não deve ser muito
agradável para crianças, não acha, leitor? Além disso, deixar sua casa
quando não é necessário -as crianças sabem o significado de férias- é
custoso para elas.

Descansar dos adultos que trabalham na escola, do ambiente físico, das
regras que lá existem, tais como hora de se alimentar, de trocar de roupa
etc., é revigorante. Você não gostaria de passar dias de suas férias em seu
local de trabalho, não é verdade?

À escola a criança vai para aprender. Mesmo no ciclo da educação infantil, o
brincar da criança é diferente e promove o aprendizado. Nem sempre sabemos
dizer o que ela está aprendendo, mas que aprende, aprende. E isso é
exaustivo. Por isso, a criança precisa de férias escolares, mesmo quando
pequena.

Ter filhos significa ter de renunciar, mesmo que temporariamente, a diversas
coisas. Reclamar não é produtivo, já que o desejo de ter filhos foi dos
próprios pais.

É recente essa ânsia dos adultos de criar programação para os filhos. Eles
mesmos podem fazer isso, mas só se tiverem tempo para o ócio. Claro que,
depois de viver apenas com os adultos dirigindo suas atividades, eles
estranharão um pouco, mas vão aprender o quanto é valioso serem donos de seu
tempo, de suas escolhas, da ordem de seus afazeres.

Por último, vale a pena pensarmos nos motivos que levaram muitos pais a
tratar as férias dos filhos como um problema. Talvez, seja difícil saber o
que fazer com as crianças sem a mediação dos horários rígidos e dos
compromissos da agenda escolar. Talvez, seja mais difícil ainda conviver com
os filhos por períodos maiores do que os pais estão acostumados.
A partir de quando ficar com os filhos em casa transformou-se em um
problema?

Desde o momento em que ter filhos passou a ser uma ideia diferente
da de acompanhar a vida de uma criança, cuidar dela, dedicar-se a ela, ficar
disponível para o que possa acontecer; desde que passamos a querer viver com
filhos do mesmo modo que vivíamos antes de tê-los. A partir do momento em
que nossa vida desobrigada deles parece ser muito mais sedutora.

Por que temos filhos?


ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de "Como Educar Meu Filho?" (Publifolha)



 

"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a
felicidade".
 Carlos Drummond de Andrade

 
 

Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Ter filhos significa ter que renunciar, mesmo que temporariamente, a diversas coisas....



 

 Ter filhos significa ter que renunciar, mesmo que temporariamente, a diversas
coisas....

TENHO RECEBIDO mensagens de pais -de mães, principalmente- que comentam as
consequências que as férias escolares dos filhos provocam em suas vidas,
levantam questões e manifestam dúvidas sobre o que fazer com as crianças
durante o recesso.

Muitos deles perguntam se faz mal para a criança frequentar a escola nessa
época, já que muitas delas oferecem recreação e cursos extracurriculares
para a criançada ter o que fazer ou com quem ficar enquanto os pais
trabalham.

Outros questionam se a criança precisa mesmo passar tanto tempo sem ir para
a escola, sem encontrar seus colegas, sem ter atividades diferentes para
realizar com seu grupo.

Há também os que reclamam. Vou citar uma leitora que, magoada, contou que
havia planejado fazer um cruzeiro em meados do semestre próximo, mas que,
como não encontrou alternativa para o filho, teve de renunciar ao passeio e
marcar suas férias para o mês de janeiro, sem direito de viajar sozinha.

Alguns pais perguntam a partir de qual idade a criança pode ir para um
acampamento, outros querem dicas do que inventar para os filhos fazerem em
casa, perguntam se devem manter rotina, hora de sono, tempo no videogame ou
computador, escola de esportes etc.

Há dúvidas de todo tipo. Então, vamos ajudar a esclarecê-las antes de
refletir a respeito do tema.

Ir para a escola quando a maioria dos colegas não está lá não deve ser muito
agradável para crianças, não acha, leitor? Além disso, deixar sua casa
quando não é necessário -as crianças sabem o significado de férias- é
custoso para elas.

Descansar dos adultos que trabalham na escola, do ambiente físico, das
regras que lá existem, tais como hora de se alimentar, de trocar de roupa
etc., é revigorante. Você não gostaria de passar dias de suas férias em seu
local de trabalho, não é verdade?

À escola a criança vai para aprender. Mesmo no ciclo da educação infantil, o
brincar da criança é diferente e promove o aprendizado. Nem sempre sabemos
dizer o que ela está aprendendo, mas que aprende, aprende. E isso é
exaustivo. Por isso, a criança precisa de férias escolares, mesmo quando
pequena.

Ter filhos significa ter de renunciar, mesmo que temporariamente, a diversas
coisas. Reclamar não é produtivo, já que o desejo de ter filhos foi dos
próprios pais.

É recente essa ânsia dos adultos de criar programação para os filhos. Eles
mesmos podem fazer isso, mas só se tiverem tempo para o ócio. Claro que,
depois de viver apenas com os adultos dirigindo suas atividades, eles
estranharão um pouco, mas vão aprender o quanto é valioso serem donos de seu
tempo, de suas escolhas, da ordem de seus afazeres.

Por último, vale a pena pensarmos nos motivos que levaram muitos pais a
tratar as férias dos filhos como um problema. Talvez, seja difícil saber o
que fazer com as crianças sem a mediação dos horários rígidos e dos
compromissos da agenda escolar. Talvez, seja mais difícil ainda conviver com
os filhos por períodos maiores do que os pais estão acostumados.
A partir de quando ficar com os filhos em casa transformou-se em um
problema?

Desde o momento em que ter filhos passou a ser uma ideia diferente
da de acompanhar a vida de uma criança, cuidar dela, dedicar-se a ela, ficar
disponível para o que possa acontecer; desde que passamos a querer viver com
filhos do mesmo modo que vivíamos antes de tê-los. A partir do momento em
que nossa vida desobrigada deles parece ser muito mais sedutora.

Por que temos filhos?


ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de "Como Educar Meu Filho?" (Publifolha)



 

"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a
felicidade".
 Carlos Drummond de Andrade

 

 


Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Yuri Bezmenov - Deception Was My Job - 1984 (Legendado)



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

A Subversão nos Países-alvo da Extinta URSS - Yuri Bezmenov (Palestra ...



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Vídeos enviados (lista de reprodução)



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Inteligencia emocional.

 


Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

O Santo Nome Religião Música Política Culinária Vegetariana Vídeos Imagens Cultura e Bem Viver: MUDANDO SEU ESTILO DE VIDA: SER FELIZ E VIVER MUIT...

O Santo Nome Religião Música Política Culinária Vegetariana Vídeos Imagens Cultura e Bem Viver: MUDANDO SEU ESTILO DE VIDA: SER FELIZ E VIVER MUIT...:   Inteligencia emocional. ._lind_ from pr_afsalbergaria Obrigado pela visita, e volte sempre.

Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

MUDANDO SEU ESTILO DE VIDA: SER FELIZ E VIVER MUITO É UMA OPÇÃO PESSOAL.” 2. PPS baseado na Palestra do DR. FERNANDO LUCCHESE

 

Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Links de resenhas e resumos sobre alfabetização.



http://www.webartigos.com/artigos/resenha-dos-textos-letramento-e-alfabetizacao-as-muitas-facetas-e-as-muitas-facetas-da-alfabetizacao-magda-soares/22352/

http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/resenha-do-livro-fundamentos-da-alfabetizacao-reflexoes-sobre-a-alfabetizacao-de-emilia-ferreiro/

http://educacaodialogica.blogspot.com.br/2009/01/resenha-e-resumos-alfabetizacao-leitura.html

http://www.sul-sc.com.br/afolha/monografia/resenha_ato_ler.htm

http://www.aprendeminas.com/2010/01/cinco-eixos-da-alfabetizacao-e.html

https://www.google.com.br/search?q=resenha+sobre+alfabetiza%C3%A7%C3%A3o&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a#q=resenha+sobre+alfabetiza%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=vrD&tbo=d&rls=org.mozilla:pt-BR:official&ei=BF3AUOmuF4G69QSVhoH4Aw&start=10&sa=N&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.&fp=2f169f64bf3e64c8&bpcl=39650382&biw=1024&bih=607

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Cartilha Caminho Suave



http://www.2shared.com/complete/AkWEQvDA/CARTILHA_CAMINHO_SUAVE.html

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A PSICOLOGIA CONTEMPORÂNEA

 


Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Dengue: conheça a proposta de profilaxia e tratamento dos professores Roberto Hirsch e Héctor Carvallo, cientistas pioneiros contra a COVID-19

Professor Héctor Carvallo palestrando durante congresso dos Médicos Pela Vida. Foto: Arquivo MPV O Dr. Héctor Carvallo, ex-diretor do Hospit...