sábado, 15 de abril de 2023

Bilva Mangala Thakura: Biografia de Shri Bilvamangal Thakura

Biografia de Shri Bilvamangal Thakur

Biografia de Shri Bilvamangal Thakur

Aniversário :
Informações sobre a data de nascimento de Shri Bilvamangal não estão disponíveis. Shri Bilvamangal nasceu no sul da Índia por volta do século IX em uma família piedosa de Brahmana.

Iniciação Espiritual:
Shri Bilvamangal recebeu iniciação na seita Vishnuswamy de Somagiri, que era seu mestre espiritual. Somagiri deu a ele o nome de 'Lilashuk'.

Vida anterior :
Na sua vida anterior, Shri Bilvamangal foi um grande sanyasi e um grande devoto do Senhor Krishn. Ele estava no nível de Bhava (tendo intenso amor por Krishna). Ele gostava de organizar os festivais do Bhagavatam, depois dos quais distribuía prasad para as pessoas que participavam.
Certa vez, enquanto organizava o festival, ele gastou todo o seu dinheiro. Ele precisava de mais dinheiro para alimentar os devotos. Então ele foi em busca de riqueza. Ao caminhar, ele viu a cremação da jovem princesa que havia morrido aos 18 anos. Lá estavam seu infeliz pai, mãe e todos os cidadãos. O pai acendeu o fogo e todos foram embora. A princesa estava queimando com muitos diamantes e ornamentos de ouro em seu corpo. O Sanyasi (Bilvamangala Thakur) viu tudo isso e pensou:
“Qual é a utilidade de todas essas joias valiosas para o cadáver de uma princesa? Melhor pegar tudo isso e usá-lo a serviço de Lord Krishn e devotos.”
Então Ele se aproximou do cadáver e tentou pegar os enfeites de joias, mas então ouviu a voz:
"Pare com isso! Não pegue isso!" Era a voz da princesa morta. Sanyasi ficou chocado.
"Se você precisa de riqueza, vá até meu pai, o rei. Diga a ele que eu o enviei. Debaixo da minha cama, há uma caixa com um grande tesouro. Peça essa riqueza a meu pai e use-a para servir aos devotos e ao Senhor Krishn" , falou princesa morta.
Sanyasi (Bilvamangala Thakur) alegremente foi até o rei e revelou o que havia acontecido. King olhou e realmente encontrou um grande tesouro debaixo da cama da princesa. King alegremente doou aquela grande riqueza para o sanyasi. Bilvamangala foi e gastou toda a riqueza no festival do Bhagavatam. Mas no final, novamente houve escassez de alguma riqueza. Então ele foi ao local de cremação da princesa e pegou o colar de diamantes. Enquanto ia, ouviu a voz da princesa morta:
"Você cometeu um grande erro ao pegar este colar. Eu o amaldiçoo por, embora esteja tão apaixonado por Krishn, nascer mais uma vez e viver uma vida imoral."
Em sua próxima vida, o sanyasi nasceu como alguém muito apegado às mulheres. A princesa também nasceu novamente como sua prostituta Chintamani.

Contexto de Shri Bilvamangal e a prostituta Chintamani:
Shri Bilvamangal era um homem muito rico e muito sensual. Ele manteve uma prostituta chamada Chintamani. Ele era tão devotado à prostituta que certa vez estava realizando a cerimônia de morte de seu pai e pediu ao padre: "Por favor, se apresse. Por favor, seja rápido. Tenho que ir. Tenho que ir." (Ele tinha que ir para a casa da prostituta) Depois havia a cerimônia de alimentar as pessoas. Ele levou uma comidinha muito gostosa numa sacola, e ia para a casa daquela prostituta. Mas quando ele saiu de casa, estava chovendo torrencialmente. Ele não se importava com aquela chuva. Ele foi até a beira do rio, mas não havia barco e o rio estava ondulante. As ondas estavam muito furiosas. E ele pensou: "Como posso ir para o outro lado?" Ele estava indo para o outro lado do rio. Mas de qualquer maneira, ele atravessou nadando.
A prostituta pensou: "Oh, está chovendo hoje e Bilvamangal pode não vir." Então ela fechou o portão e foi dormir. E quando chegou em casa viu que o portão estava fechado e ainda chovia. Então ele atravessou o muro pegando uma cobra e foi até a prostituta. Ela ficou surpresa com isso e disse "como você veio aqui?" Bilvamangal descreveu tudo. 
A prostituta disse: "Meu querido Bilvamangal, se tivesses amado Krishn tanto como me amas, terias alcançado a felicidade suprema."
Essas palavras de Chintamani o atingiram. Ele imediatamente saiu e foi embora.

Chegando a Vrindavan e perfurando seus próprios olhos no caminho:
Pelas palavras de Chintamani, Bilvamangal se desinteressou do mundo e decidiu viver em Vrindavan e adorar Shri Krishn. Bilvamangal partiu para Vrindavan. Ele viu uma bela mulher porque estava muito ligado a esse hábito. Então ele foi atrás dela. Embora ele pensasse que estou indo para Vrindavan para adorar Shri Krishn, e aqui estou indo atrás de uma mulher. Pensando nisso, ele ficou alerta e foi em direção a Vrindavan. No caminho, ele foi novamente atraído por outra mulher. Então ele seguiu aquela mulher. Aquela mulher pertencia a uma família respeitável.
Então ele chegou ao portão da casa daquela mulher. A mulher disse ao marido: "Oh, este homem está me seguindo. Por favor, pergunte a ele: 'Por que ele está me seguindo?"
Então o marido perguntou: "Meu caro senhor, você parece ser um santo e pertence a uma família muito aristocrática. Pela sua aparência eu entendo. O que você quer? Por que está seguindo minha esposa?"
Bilvamangal disse: "Sim, estou seguindo sua esposa porque quero abraçá-la."
"Oh, você quer abraçar? Vamos. De nada."
O marido ordenou à esposa: "Oh, aqui está um santo. Ele quer abraçá-la. Então, por favor, decore-se bem para poder servi-lo."
Então a esposa também seguiu as instruções do marido porque o dever da esposa é seguir as instruções do marido. E quando Bilvamangal entrou antes da mulher, ele pensou "esses marido e mulher são chefes de família, mas eles estão prontos para sacrificar tudo pelo serviço de um santo, e mesmo depois de ser um monge, esquecendo-se de Krishna, eu vim aqui depois disso mulher, que vergonha."
Pensando nisso, ele disse: "Minha querida mãe, você poderia gentilmente me dar seus grampos de cabelo?"
A mulher disse: "Sim. Mas por quê?"
Shri Bilvamangal disse: "Preciso deles para alguma coisa."
A mulher deu-lhe o grampo de cabelo. Então ele pegou o grampo e imediatamente furou seus olhos e ficou cego. O sangue começou a fluir de seus olhos. O marido e a esposa entraram em pânico e queriam levá-lo ao médico. Mas Bilvamangal disse: "Estou bem. Esses olhos eram meus inimigos, agora não serei mais perturbado."

O cego Bilvamangal veio a Vrindavan e Shri Krishn costumava servi-lo:
Então, naquela cegueira, Bilvamangal partiu para Vrindavan. Ele chorava constantemente e lembrou-se de Krishn. Ele estava se arrependendo e esta era sua penitência. De alguma forma ele alcançou Vrindavan. Fazia muitos dias que não comia nada. Então, pela graça de Krishn, Krishn veio na forma de um menino Brajwasi e disse. "Oh, meu caro senhor, por que você está morrendo de fome? Por que você não toma um pouco de leite?"
Bilvamangal disse: "Quem é você, meu querido menino?"
Krishn disse "Eu vivo nesta aldeia. Sou um vaqueiro. O meu nome é Gopal. Se quiser, posso dar-lhe um pouco de leite diariamente."
Bilvamangal disse "Tudo bem."
Assim, Krishn costumava dar-lhe leite diariamente e ambos se tornaram amigos. Krishn costumava sentar-se ao lado dele quando Bilvamangal costumava escrever versos.
Bilvamangala costumava cantar para Shri Krishn, que vinha ouvir. Gopal (Krishn) costumava sentar-se ao lado dele como um menino bem-comportado, ouvindo com apreço, mas nunca o tocou. Sri Krishn daria pessoalmente Bilvamangala Prasadam e o levaria a um local de descanso seguro. Por ser cego, Bilvamangala não sabia a identidade desse doce menino Brajvasi. Então, um dia, Krishn tocou a sua cativante flauta para o cego. De repente, Bilvamangal ficou louco de desejo de contemplar a bela e doce forma de Syamasundar. 

Puna Prasaannendumukhen Tejasa Puronvateernsaya Kripamahambudhe.
Tadev Leelamuralirvamritam Samadhivighnay Kada Nu Me Bhaveta.
- Shri Bilvamangal, Shri Krishn Karnamritam (34)
Quando, novamente, o Oceano de Misericórdia se manifestará diante de mim com o brilho benéfico de uma face lunar e interromperá minha meditação com o néctar da música da flauta divina.

Percebendo que este "rapaz Brajvasi" era na verdade o Senhor da sua vida e o amor do seu coração, estendeu a mão para tocar em Krishn. O brincalhão Gopal tocou a mão de Bilvamangal, riu com amor e saiu correndo. Cantando, Bilvamangal disse -

Hastam Akshipya Yato Smi Balat Krishna Kim Adbhutam.
Hridayad Yadi Niryasi Paurusham Ganayami Te.
- Shri Krishn Karnamritam (3.97)
“Jogando fora minha mão, ó Krishna, Você fugiu – o que há de tão maravilhoso nisso? Vou considerá-lo forte apenas se você puder escapar do meu coração!

Shri Bilvamangal ficou debaixo de uma árvore em Brahma Kund, Vrindavan, por 700 anos, usando seus poderes de ioga.

Composições:
Bilvamangal escreveu muitos versos e canções cheias de amor por Krishn. Krishn Karnamritam, sua obra mais famosa, foi um dos primeiros livros autênticos a revelar a posição suprema de Shri Radharani no Vrindavan Madhury Lila de Shri Krishn.
Além de Krishn Karnamritam, Bilvamangal Thakur escreveu Govind Damodar Stotra, que consiste em 71 versos de glórias e louvores a Shri Krishn.

Desaparecimento:
O ano do desaparecimento de Shri Bilvamangal ainda é desconhecido. Seu Samadhi está situado no Gopinath bazar em Vrindavan.

2 anos atrás

  • Sentimento amoroso dirigido aos Divinos Amados
    Visualização

    1. Bhava

    Sentimento amoroso dirigido aos Divinos Amados
  • Presente (de uma divindade)
    Visualização

    2. Prasada

    Presente (de uma divindade)
  • transe meditativo
    Visualização

    3. Samadhi

    transe meditativo
  • Senhor, mestre, chefe, um ídolo do Senhor ou a divindade suprema
    Visualização

    4. Thakur

    Senhor, mestre, chefe, um ídolo do Senhor ou a divindade suprema
  • Vrindavan é a terra sagrada mais alta do mundo e até mesmo em Braj, onde o Casal Divino Shri Radha Krishn realiza sua peça de amor mais íntima.  Todos os santos Rasik consideram Vrindavan Dham o mais alto.  A residência em Vrindavan Dham só pode ser alcançada pela graça de Shri Radha.
    Visualização

    5. Vrindavan

    Vrindavan é a terra sagrada mais alta do mundo e até mesmo em Braj, onde o Casal Divino Shri Radha Krishn realiza sua peça de amor mais íntima. Todos os santos Rasik consideram Vrindavan Dham o mais alto. A residência em Vrindavan Dham só pode ser alcançada pela graça de Shri Radha.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

Nenhum comentário:

Sobre a Reencarnação Segundo a Tradição Milenar Indiana Dos Vedas de Sua Divina Graça AC Bhaktivedanta Swami Prabhupāda, Fundador-Ācārya da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.