quarta-feira, 5 de abril de 2023

Hoje é dia do sagrado aparecimento de Shri Vamshivadana Thakura dia 05/04/2023 quarta-feira.

Shri Vansivadananda Thakura apareceu na lua cheia do mês de Caitra. Dentro de Kuliya existem as aldeias, Teghari. Beciyava, Bedrapara e Cinedanga. Os filhos de Srikar Chattopadhyay mudaram-se de Bilvagram (Patuli) para Beciyanagram. Shri Shri Yudhisthir Chattopadhyay teve três filhos: Madhava das (Chakari Chattopadhyoy), Shri Hari dasa (Tin Kari) e Shri Krishna Sampati (Dui Kari).
   Quando Mahaprabhu veio de Puri para ter o darshan de sua mãe e do rio Ganges, ele permaneceu por sete dias na casa de Madhava dasa em Kulia. Neste momento ele desculpou Devananda Pandit junto com todas as ofensas de todos os outros. Portanto, o lugar passou a ser conhecido como 'Aparadh Banjan Pat'.
   Shri Vamsi Thakura apareceu na casa de Shri Madhava dasa. O nome de sua mãe era Shrimati Candrakala Devi. Vansivadananda é a encarnação da flauta de Shri Krishna. No dia de seu nascimento, Mahaprabhu estava presente na casa de Shri Madhava das, junto com Shri Advaita Acharya. Madhava era muito devotado a Mahaprabhu e Prabhu também era muito afetuoso com ele e seu filho Vansi. Vansi das estava presente em Navadwipa quando Acharya Prabhu chegou lá.
   Vamsi estava engajado no serviço de Visnupriya e era o receptáculo de sua misericórdia ilimitada. Certa vez, Visnupriya devi e Vansi Thakura decidiram desistir de comer e beber água, não havendo sentido em manter seus corpos que estavam tão atormentados pela dor da separação de Mahaprabhu. Shri Chaitanya Mahaprabhu, no entanto, não aprovou isso e Se manifestou diante deles. Então Ele pediu que eles não se comportassem de forma tão imprudente, e então instruiu ambos a adorar Sua forma de Deidade para mitigar seus sentimentos de separação.
   Após o desaparecimento de Visnupriya, Vamsivadana trouxe esta Deidade de Mahaprabhu de Mayapura para Kulia. Esta Deidade de Mahaprabhu é muito bonita e ainda está sendo adorada na atual cidade de Navadwip. O nome do templo e da Deidade é Dhameswara. É dito que o nome Vansivadananda está esculpido embaixo da base da Deidade.
   Quando seu descendente, Ramachandra Gosvami veio viver em Baghna Pará pela misericórdia de Jahnava Mata, a adoração da Deidade passou para as mãos dos residentes de Malancha.
   Havia uma Deidade de Gopinath em Kulic adorada pelos ancestrais de Vamsi e ele instalou pessoalmente uma Deidade de Pranaballabha em sua casa em Kulia. Onde essas Deidades estão no momento é desconhecido. Vamsi Thakur residiu em Bilvagram por algum tempo com seus parentes lá. Ele teve dois filhos, Shri Chaitanya dasa e Shri Nityananda dasa. Os dois filhos de Chaitanya dasa foram Shri Ramacandra e Shri Sacinandana. Ramachandra era filho adotivo e discípulo de Jahnava Mata. Ele estabeleceu a adoração de Shri Shri Kanai Balai em Baghna Pará. Como ele nunca se casou, o culto passou para seu irmão Sacinandana, cujos descendentes são os Goswamis residentes lá.
   Shri Vansivadananda foi um poeta e compositor de canções. Ele compôs uma canção sobre a aceitação de sannyasa pelo Senhor baseada nas lamentações de Shri Sacimata e Shri Visnupriya. Alguns dizem que Ramai (Ramachandra Gosvami), filho de Chaitanya dasa (filho de Vansi Thakura) Gosai foi uma encarnação de Vansi Thakura.

Nenhum comentário:

Direito e liberdade e o tal relativismos e absolutismo. Comentando a fala do Ministro

"Há limites para tudo, não há nenhum direito absoluto... nem o direito à vida." - Ricardo Lewandowski Alguns livros que citamos...