sábado, 8 de abril de 2023

O verdadeiro sistema de castas indiano - Varnasrama Dharma

The real Indian Caste System -- Varnasrama Dharma | Krishna.org

O verdadeiro sistema de castas indiano - Varnasrama Dharma

O propósito do sistema social Varnasrama é fornecer uma estrutura que permita às pessoas trabalhar de acordo com suas tendências naturais e organizar a sociedade para que todos, independentemente de sua posição, façam progresso espiritual.

As pessoas só podem trabalhar com espírito cooperativo se houver um ponto central. Ao longo dos anos, os proponentes de muitas ideologias políticas diferentes tentaram unir a sociedade fornecendo um ponto central, no entanto, todas essas tentativas falharam.Geralmente as pessoas trabalham para seu próprio prazer e isso às vezes se estende a trabalhar para a família, a nação ou até mesmo o mundo inteiro. Como os objetivos e aspirações dos membros da sociedade são tão variados, é praticamente impossível alcançar uma situação pacífica, pois todos estão trabalhando para atingir seus próprios objetivos pessoais.O único ponto central universal em torno do qual todos podem trabalhar é Deus. Ele fornece um centro absoluto e eterno para todas as nossas atividades. Se tentarmos fazer de outra coisa o ponto central, a sociedade resultante estará fadada ao fracasso.

O sistema Varnasrama reconhece que existem muitos tipos diferentes de pessoas que podem não ter inclinação espiritual. A sociedade é organizada sob a direção de brahmanas qualificados e é dividida em quatro divisões ocupacionais e quatro espirituais de tal forma que todos servem a Deus simplesmente cumprindo seus deveres ocupacionais. Como toda a sociedade é organizada para agradar a Deus, qualquer um que trabalhe na sociedade também agrada a Deus.

A Estrutura da Sociedade Varnasrama

A aplicação prática do sistema Varnasrama é dividir a sociedade de acordo com quatro ordens de vida ocupacionais e quatro espirituais.

O sistema Varnasrama reconhece os talentos e habilidades naturais de cada pessoa e fornece trabalho de acordo com as qualidades de cada pessoa. Existem quatro qualidades de trabalho, os brahmanas são a classe intelectual e sacerdotal, os ksatriyas são o governo, os militares e as classes administrativas, os vaisyas são fazendeiros e homens de negócios e os sudras são trabalhadores.

Há também quatro divisões espirituais, brahmacary , vida de estudante, grhastha , vida de casado, vanaprasta , vida de aposentado e sunnyasa , vida de renúncia. Se este sistema for devidamente implementado sob a direção de brahmanas qualificados , o resultado será paz e prosperidade em todo o mundo.

O corrupto sistema de “castas” indiano

As divisões sociais do Varnasrama são baseadas em qualidades e trabalho. Se alguém tem as qualidades de um brahmana e trabalha como um brahmana , é aceito como um brahmana qualificado. Este sistema não deve ser confundido com o corrupto sistema de “castas” da Índia.

Na Índia, as pessoas afirmam ser brahmanas simplesmente porque nasceram em uma família brahmana, embora não possuam as qualificações ou qualidades de um brahmana e, na maioria dos casos, também não estejam trabalhando como brahmanas .

O resultado da corrupção do sistema original foi a destruição de toda a estrutura social na Índia e o sistema de “castas” agora está sendo usado pelos ricos para explorar e oprimir os pobres.Divisões de acordo com a qualificação

Na sociedade Varnasrama todos os membros são igualmente importantes. Uma analogia comparando o corpo social ao corpo humano é dada para explicar isso. Os brahmanas são a cabeça do corpo, pois possuem a inteligência e dão instruções às outras partes do corpo. Os kshatriyas são comparados aos braços do corpo como seus negócios como administradores e os militares são para proteger o corpo social de ameaças de fora (ataques de inimigos) e perturbações de dentro. (Ladrões e bandidos).

Os vaisyas são comparados ao estômago. O estômago fornece energia para o corpo. Os vaisyas , como classe produtiva, são os agricultores e empresários que produzem e distribuem alimentos ao corpo social. Os vaisyas também são responsáveis ​​por proteger as vacas.

Os sudras são comparados às pernas, pois fornecem o trabalho manual exigido pelo corpo social.

Cuidamos de todo o nosso corpo. Não é que cuidemos dos problemas que afetam a cabeça e negligenciemos os problemas das pernas. O corpo funciona como uma unidade coordenada e um problema em qualquer parte do corpo causa uma interrupção no funcionamento adequado de todo o corpo e, portanto, é imediatamente atendido.

O corpo social deve funcionar como uma unidade coordenada com diferentes membros da sociedade atuando em suas respectivas posições como brahmanas, ksatriyas, vaisyas e sudras de acordo com suas qualidades. O resultado será uma sociedade feliz, pacífica e eficiente.

  • Os Brahmanas

    Embora todos os membros do corpo social sejam importantes, como os brahmanas são a classe inteligente que dirige a sociedade dando orientação e conselhos ao rei ou governo ( ksatriyas ), é vital que eles sejam devidamente qualificados.

    Se o chefe da sociedade não está funcionando adequadamente, todo o corpo social está em apuros.

    Em todo o mundo estamos vendo governos equivocados tornarem a vida de seus cidadãos um inferno, simplesmente porque não têm brahmanas qualificados para aconselhá-los.

    Todo o planeta tornou-se muito infeliz e perturbado devido a tal liderança desqualificada.

    A posição do brahmana é a de um conselheiro não remunerado do rei ou governo. A tarefa do brahmana é entender as Escrituras Védicas e ser especialista em aplicá-las em diferentes lugares e em diferentes momentos.

    O sistema védico não requer a criação de nenhuma nova regra ou legislação. As leis perfeitas foram dadas por Manu, o pai da humanidade no Manu Samhita, e o brahmana qualificado simplesmente implementa essas leis atemporais. Não há necessidade de leis imperfeitas feitas pelo homem.

    As qualidades de um brahmana são dadas no Bhagavad-gita como paz, autocontrole, austeridade, pureza, tolerância, honestidade, conhecimento, sabedoria e religiosidade e todas essas qualidades devem ser realmente manifestas antes que alguém possa ser aceito como um brahmana.

    • Dando Caridade aos Brahmanas

      Em dias especiais, como o nascimento de uma criança, casamento e outras ocasiões auspiciosas, é costume os kshatriyas e vaisyas doarem caridade aos brahmanas . O rei kshatriya é rico porque, em troca de dar proteção aos cidadãos, ele cobra impostos. Os fazendeiros e homens de negócios vaisya são ricos por causa de suas atividades agrícolas e comerciais. brahmana pega qualquer pequena quantia necessária para manter a si mesmo e sua família e distribui o restante da caridade que recebe para o benefício das pessoas em geral.

      Como o brahmana é inteligente e especialista em assuntos espirituais, ele pode entender a melhor forma de distribuir caridade. É por esta razão que na sociedade védica a caridade é dada aos brahmanas . Não é muito inteligente dar caridade a pessoas não qualificadas, pois elas simplesmente a desperdiçarão. Por exemplo, se você der dinheiro a um bêbado, ele será usado para comprar álcool, não comida. Tal caridade é caridade no modo da ignorância e não é muito auspiciosa.

  • Os kshatriyas

    Os kshatriyas assumem as posições de rei ou políticos e militares. Eles administram a sociedade de acordo com as orientações e conselhos dos brahmanas .

    Suas qualidades são dadas no Bhagavad-gita como heroísmo, poder, determinação, desenvoltura, coragem na batalha, generosidade e liderança.

    • o rei perfeito

      Um bom rei kshatriya é forte e justo, ele age de acordo com o conselho dos brahmanas , ele é amado pelos cidadãos cumpridores da lei e temido como a morte personificada pelos ladrões e malandros.

      Em um país governado por um rei kshatriya qualificado, os cidadãos são protegidos e assim desenvolvem boas qualidades e são pacíficos e felizes. Como o rei é forte e honesto, os cidadãos não têm medo de serem perturbados por ladrões e malandros ou por ataques de exércitos invasores. Eles também não têm medo de serem saqueados por impostos injustos ou exorbitantes ou oficiais desonestos do governo, pois um rei tão forte corrigirá rapidamente qualquer corrupção dentro de seu próprio ministério.

      As vidas de muitos reis santos são descritas no Srimad Bhagavatam e recomendamos aos interessados ​​em ouvir mais sobre as qualidades e atividades dessas grandes almas que estudem o Srimad Bhagavatam .

    • O problema com o governo modernoNos governos modernos encontramos muitos políticos e oficiais do governo que estão simplesmente interessados ​​em um bom salário e uma vida confortável. Eles conseguem isso para si mesmos e seus colegas cobrando impostos exorbitantes e criando um governo pesado e ineficaz e burocrático.Os cidadãos sob o governo de um governo tão desqualificado são os mais infelizes. Eles não são protegidos de ladrões e bandidos de dentro do país. Em vez disso, eles são explorados pelo sistema tributário do governo. Impostos excessivos são cobrados para manter o sistema burocrático pesado e ineficaz. Ninguém pode ser feliz em uma posição tão difícil
    • Seleção de Membros do Governo

      A menos que uma pessoa tenha as qualidades de um kshatriya , ela não deve receber a posição de rei, presidente, primeiro-ministro, ministro ou militar.

      Se os homens nessas posições não tiverem as qualidades de um kshatriya (heroísmo, poder, determinação, desenvoltura, coragem na batalha, generosidade e liderança), então o governo se torna impraticável e a sociedade sofre devido à falta de proteção.

      Atualmente, em todo o mundo, as pessoas em geral estão sofrendo porque os governos do mundo estão cheios de pessoas desqualificadas que não têm idéia do processo de criação de uma sociedade justa e de manutenção da lei e da ordem.
  • Os vaisyas

    Os vaisyas são responsáveis ​​principalmente pela produção de alimentos e pela proteção das vacas. É dever dos brahmanas entender as Escrituras Védicas e dar orientação ao governo kshatriya e aos militares que, por sua vez, dão instruções aos vaisyas e aos sudras .

    As qualidades de um vaisya são dadas no Bhagavad-gita como agricultura, proteção de vacas e negócios e eles trabalham para fornecer à sociedade os alimentos, roupas e outros bens necessários.

  • os sudras

    Os sudras têm pouca inteligência e devem, portanto, estar engajados no serviço de uma das outras três classes.

    Sua ocupação é realizar trabalhos manuais, prestar serviço e se envolver em artes e artesanato.

    Os sudras são incapazes de se sustentar de forma independente, portanto, devem se abrigar em um empregador que possa orientá-los e sustentá-los.

    É descrito nesta era de Kali que quase todo mundo é um sudra . Na verdade, podemos ver que a sociedade agora está tão degradada que praticamente todos devem trabalhar como sudra servindo a um empregador.

    Apenas os sudras aceitam tal emprego, os brahmanas simplesmente dependem de Deus e assim conseguem tudo o que é necessário. Eles recebem caridade de membros de outras divisões da sociedade. kshatriya tem algumas terras e cobra impostos dos cidadãos e o vaisya ganha algum dinheiro negociando produtos agrícolas e fazendo negócios. Somente os sudras dependem de outra pessoa para sua manutenção.

    Se a educação adequada for fornecida, os sudras que têm a capacidade de aprender podem ser elevados a posições mais altas na estrutura social.

    Uma sociedade de sudras significa uma sociedade de caos, pois os sudras não têm inteligência para organizar a sociedade, portanto, há grande necessidade de treinar brahmanas qualificados para restabelecer a “cabeça” do corpo social. Se isso for feito, certamente há esperança para o futuro



Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

Nenhum comentário:

Direito e liberdade e o tal relativismos e absolutismo. Comentando a fala do Ministro

"Há limites para tudo, não há nenhum direito absoluto... nem o direito à vida." - Ricardo Lewandowski Alguns livros que citamos...