quarta-feira, 12 de abril de 2023

Hoje é dia do sagrado desaparecimento de Sri Abhirama Thakura. Dia 12/04/2023 quarta-feira.

Shri Abhirama Thakura era conhecido como Abhirama Gopala e também como Rama dasa Bhirama dasa. “Aquele que antes era conhecido como Sridama, um gopa durante o Krishna-lila, agora é conhecido como Abhirama ou Rama dasa. Ele era o favorito de Nityananda Prabhu.
   Um dia, Krishna, Balarama e seus amigos vaqueiros estavam brincando de esconde-esconde. No meio do jogo deles, Krishna decidiu ir para Nadia para desfrutar de seus passatempos lá, e assim, levando consigo Balarama e todos os amigos deles, Ele veio a Navadwipa. De uma forma ou de outra, Ele esqueceu Sridama, que permaneceu em seu esconderijo em uma caverna. Depois de um tempo, Krishna percebeu que Sridam havia sido deixado para trás e enviou Balarama como Nityananda, que encontrou Sridam e disse a ele: “Vamos! Todos nós fomos a Nadia para brincar lá!”
Sridama perguntou: “Quem é você?”
“Eu sou seu Senhor Balarama. Você não pode me reconhecer?
“Você não pode ser meu Senhor Balaram. Você é muito pequeno.
[Em Kali yuga a medida do corpo é de 3,5 mãos, enquanto em Dwapara-yuga é de 7 mãos.]
“Se você não acredita em mim, então saia correndo. Se eu não posso
pegar você dentro de dez passos, então você saberá que não sou Balarama.”
"Tudo bem! Apanha-me Se Puderes!"
Sridama saiu correndo, mas Nityananda Prabhu o pegou imediatamente. Mas agora Sridama disse a Ele: "Agora olhe aqui, vocês me deixaram para trás, então não vou para sua Nuddia ou qualquer que seja o nome do lugar."
   Nityananda Prabhu continuou persuadindo-o, mas Sridama foi inflexível. Finalmente ele manifestou uma expansão de si mesmo, Rama dasa, que concordou em ir. Mas Sridam ainda queria ficar para trás, pois seus sentimentos estavam muito feridos.
   Rama dasa também estava insatisfeito e muito propenso à raiva. Quando o primeiro filho de Nityananda Prabhu nasceu, Abhirama Thakura veio oferecer suas reverências à criança, que morreu no local. Desta forma, sete dos filhos de Nityananda tiveram que partir deste mundo logo após nascerem. Finalmente uma filha, Ganga-devi, nasceu de Nityananda Prabhu e Vasudha devi. Quando, depois de oferecer suas reverências à criança, Abhirama Thakur viu que o bebê não estava afetado, exclamou: "Desta vez não fomos enganados!" Então ele imediatamente compôs cem versos em louvor a Ganga-devi. Quando Viracandra Prabhu nasceu, Abhirama novamente veio para oferecer suas reverências. Quando ele viu que Viracandra não foi afetado, ele compôs Shri Birbhadrastakam.
   Se Abhirama Thakura oferecesse suas reverências a qualquer pedra que não fosse um Shalagram-sila, essa pedra quebraria. Certa vez, Abhirama Thakur veio a Shri Khanda, querendo conhecer Raghunandana Thakura. Mukunda dasa estava ciente de sua reputação e, portanto, disse a Thakura que Raghunandana não estava lá. Sentindo-se desapontado, Abhirama partiu. Quando Raghunandan soube que Abhirama Thakura tinha vindo ao seu encontro, ele correu para alcançá-lo. Finalmente ele o encontrou em Bor Danga, onde dançaram juntos em êxtase. Quando Raghunandana estava dançando, seu nupur (pulseira de tornozelo) caiu e caiu em Akaihat, onde Kaliya Krishna dasa costumava fazer seu bhajan. Este nupur ainda está sendo adorado junto com a Deidade de Kaliya Krishna Thakura em Karvi, não muito longe de Katwa.
   Gopala guru Gosvami também foi testado de forma semelhante por Abhirama Thakura quando ele era apenas um garotinho que vivia com Mahaprabhu em Puri. Pela misericórdia de Mahaprabhu, que investiu Sua potência em Gopala guru, o menino saiu ileso.
   O Sripat de Abhirama Thakura está em Khanakhul Krishnanagar. Khanakhul Krishnanagar pode ser alcançado de ônibus de Tarakeshwar, que é conectado por trem da estação Bandel. Também pode ser alcançado de ônibus de Atapur, o Sripat de Patameshvari dasa Thakura.
   O nome de sua esposa era Shri Malini-devi. Sua adorável Deidade Shri Gopinathji Quem, depois de aparecer pela primeira vez para ele em um sonho, manifestou-se em Khanakhul Krishnanagar. A lenda é que Ele apareceu em um sonho para Abhirama Thakura e disse: “Estou dentro da terra aqui. Por favor, leve-me para fora e adore-me”. Abhirama dasa escavou naquele lugar e encontrou dentro do útero da terra a forma encantadora de Shri Gopinathji. Aquele lugar onde a divindade foi encontrada ficou conhecido como Ram Kund. “No lugar onde Shri Gopinathji surgiu, formou-se um lago, e a água nele contida era doce como néctar. Quem se banhava ou bebia daquela água ficava fora de si de êxtase. Posteriormente, esta terra tornou-se famosa como Ram Kund. Tendo ouvido falar desses passatempos divinos de Shri Gopinathji, um fluxo incessante de pessoas desceu naquele lugar como as águas do rio Ganges.” [Bhakti-Ratnakar Taranga 4]
   Um dia, enquanto estava em estado de êxtase na lembrança de Shri Krishna, Abhirama Thakura, no humor de um vaqueirinho, desejou tocar flauta. Na loucura do amor extático, ele começou a procurar por um em todas as direções. Então ele viu diante de si um grande tronco de árvore que nem mesmo dezesseis homens conseguiam erguer. Com isso ele formou uma flauta e começou a tocá-la. “Rama dasa, um dos principais ramos, estava cheio de amor fraterno por Deus. Ele fez uma flauta de uma vara com dezesseis nós.” [C.C. Adi 11.16]
   Shri Abhirama Thakura tinha um célebre chicote, cujo nome era Jaya-Mangala. Quem foi tocado por aquele chicote teve os sintomas do amor por Krishna despertados em sua pessoa.
   Um dia, Srinivasa Acharya veio encontrar Abhirama Thakura. Depois de tocá-lo três vezes com seu chicote, sua esposa Malini-devi exclamou: “Thakura, não bata mais nele! Contenha-se! Ele é apenas um menino. Ele ficará muito excitado com o toque do seu chicote. Enquanto isso, Srinivasa havia se afogado completamente em Krishna-prema.
   Quando Shri Gaurasundara ordenou que Nityananda prabhu pregasse em Gaudadesa (Bengal), ele enviou com ele Shri Rama dasa, Shri Gadadhar dasa e outros. Os ateus tremeram de medo ao ver Abhirama Thakura. Ele era um erudito estudioso das escrituras. De acordo com o desejo de Nityananda Prabhu, ele se casou. Seu desaparecimento é no sétimo dia da quinzena escura do mês de Caitra.
   Os descendentes dos discípulos de Abhirama Thakura ainda vivem nos distritos de Hugli e Bankura, em Krishnanagar, Amta, Visnupur e Kotalpur.

Nenhum comentário: