sábado, 8 de abril de 2023

Como oferecer comida a Krishna?

How to offer food to Krishna? How to make Krishna Prasadam?

Como oferecer comida a Krishna?Há um mal-entendido comum de que os devotos de Krishna são vegetarianos. Na verdade, isso não é verdade. Mesmo que alguém se torne vegetariano, comer comida vegetariana ainda é pecaminoso e ainda causará reações cármicas e ainda obrigará a pessoa a nascer no mundo material repetidas vezes e sofrer perpetuamente. Portanto, simplesmente tornar-se vegetariano não ajuda muito na vida espiritual.

no Bhagavad-gita 3.13, o Senhor Krishna diz:

Os devotos do Senhor são libertos de todos os tipos de pecados porque eles comem alimentos que são oferecidos primeiro como sacrifício. Outros, que preparam comida para o prazer dos sentidos pessoais, na verdade comem apenas pecado.

Portanto, podemos ver que, a menos que a comida seja primeiro 'oferecida para o sacrifício', a pessoa que come essa comida está apenas comendo pecado. E o resultado de comer pecado é que a pessoa se torna pecadora. A consciência de Krishna só é possível para aqueles que não são pecadores, então a consciência de Krishna não é possível para quem come pecado. Portanto, mesmo se alguém for um vegetariano estrito, será completamente impossível para ele se tornar consciente de Krishna, a menos que restrinja sua alimentação a apenas alimentos que foram oferecidos em sacrifício ( yajna ).

Esta é uma razão muito comum pela qual aspirantes a devotos do Senhor Krishna falham em se tornarem conscientes de Krishna. Eles falham porque continuam comendo alimentos que não são oferecidos a Krishna. Mesmo que eles se tornem vegetarianos estritos, isso não os ajuda muito, porque a comida vegetariana que não é preparada por um devoto e oferecida a Krishna com amor e devoção é simplesmente pecado. Então, quando eles comem essa comida vegetariana que não é prasadam, eles se tornam pecaminosos. E uma pessoa pecadora nunca pode se tornar um devoto. Krishna confirma isso no Bhagavad-gita 7.28 :

As pessoas que agiram piedosamente em vidas anteriores e nesta vida, cujas ações pecaminosas foram completamente erradicadas e que estão livres da dualidade da ilusão, dedicam-se ao Meu serviço com determinação.

Srila Prabhupada declara em seu significado para este verso: “Aqueles elegíveis para elevação à posição transcendental são mencionados neste verso. Para aqueles que são pecadores, ateus, tolos e enganadores, é muito difícil transcender a dualidade de desejo e ódio. Somente aqueles que passaram suas vidas praticando os princípios reguladores da religião, que agiram piedosamente e venceram as reações pecaminosas podem aceitar o serviço devocional e gradualmente ascender ao conhecimento puro da Suprema Personalidade de Deus . Então, gradualmente, eles podem meditar em transe na Suprema Personalidade de Deus. Esse é o processo de estar situado na plataforma espiritual. Essa elevação é possível na consciência de Krishna na associação de devotos puros que podem libertar alguém da ilusão.”

Portanto, devemos entender muito claramente que as pessoas pecadoras não podem se tornar conscientes de Krishna e se alguém comer comida, mesmo que seja comida vegetariana, isso não é Krishna prasadam . , ou seja, não cozido por um devoto de Krishna e oferecido a Krishna com amor e devoção. , ele está comendo apenas pecado e por comer pecado ele se tornará pecador. E porque ele é pecador, ele não será capaz de se tornar consciente de Krishna.

É muito importante entender esse simples fato científico. Se comermos qualquer coisa que não seja Krishna prasadam, estaremos comendo apenas pecado e nos tornaremos pecaminosos por causa disso . E temos que saber claramente que para uma pessoa pecadora não é possível tornar-se consciente de Krishna. Assim, um devoto de Krishna NUNCA pode comer nada que não seja Krishna prasadam .

E outro erro comum é tentar oferecer coisas que não podem ser oferecidas a Krishna e depois tentar nos enganar pensando que essas coisas agora se tornaram prasadam de Krishna porque as oferecemos a Krishna... Krishna só aceita alimentos no modo da bondade. Isso significa alimentos dos quatro grupos de grãos, laticínios, vegetais e frutas. E Ele não aceita coisas no modo da paixão, incluindo alho e cebola. E é uma grande ofensa oferecer a Krishna alimentos que foram preparados por não devotos. Então, uma vez que algo é cozido por um não devoto, não pode ser oferecido a Krishna, se você oferecer a Krishna, isso é ofensivo e não será bom para você e é claro que não será aceito por Krishna e não se tornará prasadam …

Temos que entender exatamente o que Krishna aceita quando Lhe oferecemos comida. Não é que Krishna esteja com fome e precise que lhe ofereçamos alguma comida, caso contrário, ele passará fome... Não. Krishna é completo e cheio em Si mesmo, Ele tem bastante comida e, de qualquer forma, a comida que podemos oferecer a Ele já é Dele. Não é que tenhamos algo a oferecer a Krishna, o que quer que tenhamos já pertence a Krishna. Então Krishna não tem fome e não precisa ser alimentado por nós. Mas Krishna nos deu um pouco de independência. Ele nos deu um pouco de livre arbítrio. Podemos escolher cozinhar um pouco de comida para nosso próprio prazer ou podemos escolher cozinhar um pouco de comida para o prazer de Krishna. Esse é o nosso livre arbítrio. Portanto, se optarmos por cozinhar para nosso próprio prazer, de acordo com nosso próprio gosto, estaremos em maya .e tudo o que cozinhamos, mesmo que seja vegetariano e mesmo que façamos os movimentos de oferecê-lo a Krishna, não será aceito por Krishna e não se tornará prasadam e será apenas pecado e nos tornaremos pecaminosos ao comê-lo. Por que? Porque não cozinhamos para Krishna. Nós cozinhamos para nós mesmos.

Este é um princípio muito básico e fundamental da consciência de Krishna. E é um ponto que 99% ou mais dos 'devotos' de hoje não entendem ou seguem. Um devoto não faz nada por si mesmo. Ele faz tudo por Krishna. Então, quando um devoto vai ao mercado para comprar coisas, ele não está comprando coisas porque pensa: “isso parece bom, vou gostar de comer isso…” Esse pensamento e consciência de ser o desfrutador é maya, ilusão, pecaminoso . Nós não somos o desfrutador, Krishna é o desfrutador, devemos ser desfrutados por Krishna. Devemos ser servos de Krishna. Então, quando um devoto vai ao mercado e vê algo muito bom, ele está pensando em como ele pode preparar essa coisa boa de uma maneira muito boa e oferecê-la a Krishna e ele está pensando em como Krishna irá apreciá-la.

Um devoto não considera seus gostos e desgostos pessoais. Ele não tem nenhuma preocupação com isso. Um devoto só se preocupa com o que Krishna gosta e só se preocupa em preparar a comida da maneira que Krishna gosta. E ele não se importa. Ele mesmo pode não gostar pessoalmente, mas seu prazer é ver Krishna feliz. Então ele compra a comida que Krishna gosta e a prepara da maneira que Krishna gosta e oferece a Krishna com amor e devoção e Krishna aceita esse amor e devoção com o qual o devoto prepara e oferece a comida a Ele. Krishna não precisa da comida real, mas Ele a prova porque Krishna é atraído pelo amor e devoção que Seu devoto colocou na comida ao prepará-la e oferecê-la a Krishna. Então Krishna aceita o amor e a devoção do devoto que preparou esta oferenda para Ele. Isso é o que Krishna aceita. Então, se não há amor e devoção, Krishna não está interessado, Ele não precisa de comida e não está interessado em algo que alguma pessoa preparou para satisfazer seu próprio paladar.Portanto, é uma grande ofensa pensar em saborear a comida antes de ser oferecida a Krishna. Como estamos preparando a comida para Krishna, Krishna deve ser a primeira pessoa a prová-la e desfrutá-la. Não podemos nem pensar em saborear a comida em nossas mentes ou isso estragará a oferta. Essa é a razão pela qual é proibido provar qualquer alimento antes de ser oferecido a Krishna. Se alguém provar a comida, então a oferenda está estragada e não pode ser oferecida a Krishna.É incrível que tantos devotos tenham esquecido ou nunca tenham entendido esses princípios fundamentais básicos essenciais de cozinhar para Krishna. Sem seguir esses princípios básicos com muita sinceridade, ninguém pode se tornar consciente de Krishna. É impossível comer pecado sem nos tornarmos pecadores e é impossível nos tornarmos conscientes de Krishna se formos pecadores.Portanto, se alguém deseja se tornar um devoto de Krishna, deve fazer este voto muito sério de que só comerá Krishna prasadam, comidas cozidas por devotos e oferecidas com amor e devoção a Krishna. Não podemos comer nada que não seja a verdadeira prasadam de Krishna e esperar que possamos nos tornar devotos de Krishna.Claro que temos que aprender a cozinhar para Krishna. Os padrões para cozinhar para Krishna são bastante elevados. É preciso estar excepcionalmente limpo. A pessoa deve tomar banho antes de cozinhar para Krishna e usar roupas limpas. E a cozinha tem que estar bem limpinha. Existe um ditado inglês que diz: “A limpeza está próxima da piedade” e isso é muito verdadeiro. Não podemos oferecer a Krishna algo que foi preparado em uma cozinha suja. E existem alguns princípios importantes e um deles é que temos que manter separados os “panelas de Krishna” e nossos próprios pratos, colheres e xícaras, etc. Não podemos usar nada para preparar comida para Krishna, exceto as coisas de Krishna. Então isso significa que não podemos usar os alimentos de Krishna para nós mesmos. Portanto, se estivermos usando uma panela para cozinhar para Krishna, não podemos comer fora dessa panela, por exemplo. Se estivermos usando uma colher para misturar a comida de Krishna na panela, não podemos mais tarde usar a mesma colher para comer de nós mesmos. Temos que manter as coisas de Krishna separadas de nossas coisas para comer.Temos que estar pensando em Krishna enquanto cozinhamos. Não é que possamos estar pensando em algum assunto material e ao mesmo tempo cozinhar para Krishna. Uma maneira muito boa de manter nossas mentes em Krishna é ouvir Srila Prabhupada dando uma aula enquanto cozinhamos para Krishna. Enquanto cozinhamos, nossas mãos estão ocupadas, mas nossos ouvidos estão livres. Então, enquanto estamos cozinhando para Krishna, é a oportunidade perfeita para ouvir Srila Prabhupada e isso manterá nossa mente em Krishna e impedirá que ela vagueie por assuntos materiais.Quando terminamos de cozinhar para Krishna, devemos arrumar bem a comida em um prato que ofereceremos a Krishna. E esse prato tem que ser o prato de Krishna e não pode ser usado para nenhum outro propósito, exceto para oferecer comida a Krishna. E se fizermos alguma bebida, podemos colocá-la em um copo ou podemos oferecer um copo d'água com a refeição de Krishna.Agora, um entendimento muito importante para a oferenda real é que realmente não estamos oferecendo nada a Krishna diretamente. Na verdade, estamos cozinhando para Srila Prabhupada e ofereceremos a comida a Srila Prabhupada. Porque Srila Prabhupada é um devoto puro de Krishna e é Prabhupada quem veio aqui para o mundo material para nos salvar e é Prabhupada quem está aceitando nosso serviço em nome de Krishna. Isso é o que o mestre espiritual faz. Ele aceita o serviço dos discípulos em nome de Krishna. Então nós cozinhamos para Srila Prabhupada e oferecemos a Srila Prabhupada e então Prabhupada pegará nossa oferenda e a oferecerá a seu mestre espiritual e desta forma a oferenda irá para Krishna através da sucessão discipular.Então colocaremos o prato com a comida e o copo d'água em frente a uma foto de Srila Prabhupada e ofereceremos a ele.Existem mantras para cantar enquanto se oferece 'bhoga' a Krishna. Mas os mantras são inúteis se a oferenda não for preparada por um devoto com amor e devoção. Este amor e devoção e realmente cozinhar a oferenda para Krishna, não para nós mesmos, é o verdadeiro elemento essencial da oferenda. Se não colocamos nenhum amor e devoção a Krishna na oferenda, então não há nada para Krishna aceitar e Ele não aceitará porque não há nada para Ele aceitar…

Você pode oferecer a Krishna cantando os dois pranam mantras de Srila Prabhupada, depois o Panca-tattva Maha Mantra e depois o maha mantra Hare Krishna, todos três vezes cada. É essencial sempre cantar os pranam mantras de Srila Prabhupada primeiro porque é somente pela misericórdia de Srila Prabhupada que temos acesso a Krishna, então também é essencial sempre cantar o maha mantra Panca-Tattva antes de cantar o maha mantra Hare Krishna porque é somente pela misericórdia do Senhor Caitanya que temos acesso a Krishna. Existem também dois outros mantras que cantamos ao oferecer prasadam . Portanto, são cinco mantras no total e cantamos cada mantratrês vezes. Leva apenas alguns minutos, então devemos reservar um tempo para cantar esses mantras .

Mantras de oferenda de PrasadamPranam Mantras de Srila Prabhupada:

nama om visnu-padaya krsna presthaya bhu-tale
srimate bhaktivedanta-svami iti namine

namas te sarasvate deve gaura-vani-pracarine
nirvisesa-sunyavadi-pascatya-desa-tarine

Pranam Mantra do Senhor Caitanya:

namo maha-vadanyaya krsna-prema-pradaya te
krsnaya krsna-caitanya-namne gaura-tvise namah

Pranam Mantra de Krishna:

namo brahmanya-devaya go-brahmana-hitaya ca
jagad-dhitaya krsnaya govindaya namo namah

Panca-Tattva Maha Mantra:

sri-krsna-caitanya prabhu nityananda
sri-advaita gadadhara srivasadi-gaura-bhakta-vrnda

Maha Mantra Hare Krishna:

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

Então, eles são os cinco mantras e devemos entoá-los todos três vezes cada. Então, se alguém é iniciado em brâmane, ele canta o primeiro gayatri mantra dez vezes em seu fio brâmane.

O processo no templo ou em casa com seu alter doméstico é que, depois que o Senhor recebe comida, oferecemos aroti e kirtan . Então, depois de oferecer deve haver aroti e kirtan , então os devotos podem honrar a prasadam de Krishna .

Nós não dizemos 'coma' Krishna prasadam . Krishna e Sua prasadam não são diferentes. Portanto, respeitamos ou honramos Krishna prasadam .

Antes de honrar o prasadam , há uma oração muito curta que os devotos cantam do Gitavali de Srila Bhaktivinoda Thakura :

1) sarira abidya-jal, jodendriya tahe kal,
jibe phele bisaya-sagure
ta'ra madhye jihva ati, lobhamoy sudurmati
ta'ke jeta kathina somsare

2) krsna baro doyamoy, karibare jihva jay,
swa-prasad-anna dilo bhai
sei annamrta khao, radha-krsna-guna gao,
preme dako caitanya-nitai

“Ó irmãos! Este corpo material é um lugar de ignorância e os sentidos são uma rede de caminhos para a morte. Os sentidos lançam a alma neste oceano de gozo material dos sentidos e, de todos os sentidos, a língua é o mais voraz e incontrolável; é muito difícil conquistar a língua neste mundo. Ó irmãos! O Senhor Krsna é muito gentil conosco e nos deu uma prasada tão boa, apenas para controlar a língua. Agora vamos levar esta prasada para nossa plena satisfação e glorificar Seus Senhorios, Sri Sri Radha e Krsna e, com amor, pedir a ajuda do Senhor Caitanya e Prabhu Nityananda.”

É muito bom se pudermos cantar esta oração, tanto em bengali quanto em inglês, antes de honrar Krishna. Prasadam . Leva apenas alguns minutos e nos ajuda a lembrar o quão misericordioso Krishna é conosco, pois Ele nos deu este Krishna Prasadam que nos permite controlar nossas línguas.

A língua é o mais difícil de controlar de todos os sentidos. A língua tem duas funções: degustar e vibrar. Assim, podemos conquistar a língua se apenas a deixarmos saborear a prasadam de Krishna e apenas a deixarmos vibrar. Krishna-katha , fala sobre Krishna. Nunca devemos deixar a língua provar nada, exceto Krishna prasadam e nunca deixá-la vibrar nada exceto Krishna katha . Se passarmos por esta austeridade simples, então o avanço na consciência de Krishna será muito simples e muito rápido para nós.

Cante Hare Krishna e seja feliz!Madhudvisa dasa


Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.

Nenhum comentário:

Podcast: Sobre a Formação de Professores Para Atuar do 1° ao 5° do Ensino fundamental 1.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.